QUEM PLANTA HUMILDADE, COLHE FELICIDADE

Antoni BigCuore Casagrande*

Data: 31/08/2019, sábado, às 11:43 horas

Local: São Paulo, SP.,Brasil

____________________________________________________

EVANGELHO SEGUNDO LUCAS, 14, 1.7,14

____________________________________________________

Evangelho - Lucas 14,1.7-14

Aleluia, aleluia, aleluia.

Tomai meu jugo sobre vós e aprendei de mim, que sou de manso e humilde coração! (Mt 11,29)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

14 1 Jesus entrou num sábado em casa de um fariseu notável, para uma refeição; eles o observavam.

7 Observando também como os convivas escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhes a seguinte parábola:

8 "Quando fores convidado às bodas, não te sentes no primeiro lugar, pois pode ser que seja convidada outra pessoa de mais consideração do que tu,

9 e vindo o que te convidou, te diga: 'Cede o lugar a este'. Terias então a confusão de dever ocupar o último lugar.

10 Mas, quando fores convidado, vai tomar o último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: 'Amigo, passa mais para cima'. Então serás honrado na presença de todos os convivas.

11 Porque todo aquele que se exaltar será humilhado, e todo aquele que se humilhar será exaltado".

12 Dizia igualmente ao que o tinha convidado: "Quando deres alguma ceia, não convides os teus amigos, nem teus irmãos, nem os parentes, nem os vizinhos ricos. Porque, por sua vez, eles te convidarão e assim te retribuirão.

13 Mas, quando deres uma ceia, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos.

14 Serás feliz porque eles não têm com que te retribuir, mas ser-te-á retribuído na ressurreição dos justos".

Palavra da Salvação. ( 1 )

___________________________________________________

REFLEXÃO A.BIGCUORE.

“13...quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então tu serás feliz!” ( 2 )

___________________________________________________

A idéia central do Evangelho deste domingo, é a palavra HUMILDADE. Esta palavra provém do latim, “humus, humilis”, que podemos traduzir por terra.

Então uma pessoa humildade é aquela capaz de se nivelar à terra, ou seja, é uma pessoa, NÃO necessariamente pobre de bens, mas tenha um interior desprendido; uma pessoa despojada de si mesmo, de suas vaidades, de seus orgulhos e até dos bens materiais. É uma pessoa generosa, solidária, que coloca Deus em primeiro lugar, em tudo que realiza. É uma pessoa despojada do próprio “eu”.

Nos dias atuais, a vaidade, o orgulho, a busca pelo poder e riquezas, fazem embotar o coração humano e, dessa forma, ele se afasta de Deus e de seu Reino. Busca satisfazer o eu próprio ego. Busca “status”, símbolos sociais que visam meramente a EXTERIORIZAR a própria personalidade.

Quem tem INTIMIDADE com Deus, atinge tal grau de humildade que nem todo o ouro do mundo, pode sensibilizá-lo. Ele sabe que a verdadeira sabedoria provem de um coração puro, sincero e verdadeiro. Um coração em perfeita SINTONIA com o Coração de Jesus!

Diz a primeira leitura de hoje, em Eclesiástico 3, 19-21.30-31: “20Na medida em que fores grande, deverás praticar a humildade, e assim encontrarás graça diante do Senhor. Muitos são altaneiros e ilustres, mas é aos humildes que ele revela seus mistérios”.

CONCLUSÃO: QUEM PLANTA HUMILDADE, COLHE FELICIDADE!!!

Um santo e feliz domingo para você e toda a sua família! Graça, saúde e paz em seu coração!

___________________________________________________

(*) autor é Escritor, Amigo do Bem e Divulgador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu BLOG BEM VIVER BRAZIL – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida sauedável) e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

(1) Texto bíblico extraído do Portal www.catolicoorante.com.br

(2) Revista Deus Conosco, Editora Santuário, mês setembro/2019,pg.35.

____________________________________________________