Escolha seus frutos

Escolha seus frutos

E. Alyson Ribeiro

O Espírito Santo é uma pessoa que pensa (2 Coríntios 2: 10-11), sente (Efésios 4:30), age (Atos 16:7) e fala (Atos 13:2); contudo, a maior natureza do Espírito Santo é a de ser Deus. Jesus também é Deus (João 1: 1-14). Então, se o Pai, o Filho e o Espírito Santo são Deus, porque são apresentados diferentes? Bom, a resposta é porque somos pecadores.

Deus criou a lei que é a sua Palavra apresentada na Bíblia, nessa lei é revelada a necessidade de sacrifícios para se livrar o pecado (Levíticos). Como nós nos tornamos pecadores por meio do pecado de Adão e Eva (Gêneses 3: 16-24) e, por nossa natureza, ainda continuarmos pecando (1 João 1:8), éramos para estar destituídos da Glória de Deus (Romanos 3:23) e, como consequência disso, merecíamos a morte, pois o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23).

Logo, para podermos nos livrar do pecado e, consequentemente, da morte, precisamos ser justificados por meio de sacrifícios. Deus teve misericórdia da humanidade e, por meio de Jesus, tornou-se carne e morreu na cruz por nós (João 1). Portanto, Jesus é a humanidade de Deus e a razão pela qual recebemos a salvação. Assim sendo, o pecado de Adão e Eva e a nossa natureza pecaminosa foram justificados pelo sangue de Jesus.

Mas e o Espírito Santo? Pois bem, antes de ser entregue aos homens para ser punido, Jesus disse que quando voltasse ao Pai, ou seja, quando fosse para o céu, enviaria o Consolador, o Espírito Santo, o qual nos ensinaria todas as coisas e nos faria se lembrar de tudo o que Ele nos disse (João 14: 25-26). Portanto, o Espírito Santo é o Espírito de Deus aqui na Terra (João 16: 13).

Depois que Jesus retornou ao Pai, Ele se tornou o Sumo Sacerdote (Hebreus 1:1-3), de modo que Ele é o mediador entre nós e o Pai Celestial. Assim, Cristo possibilita a remissão dos nossos pecados para podermos receber a herança eterna (Hebreus 9:15). Em Hebreus 8:12 o Senhor diz “Serei misericordioso para com as suas iniquidades e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais”.

Então, Jesus, lá no céu, intercede para o perdão dos nossos pecados (1 João 2:1). E o Espírito Santo é aquele que intercede ao Pai aqui na Terra por nossos pecados, pois nem orar sabemos (Romanos 8:26).

Mas como é possível receber o Espírito Santo? Como posso ter o Consolador ao meu lado?

A Palavra de Deus diz em Lucas 11:13 que nós, mesmo sendo maus, podemos dar coisas boas aos nossos filhos, quanto mais o Pai Celestial dará o Espírito Santo aos que a Ele pedir.

Portanto, para receber o Espírito Santo, basta você pedir a Deus.

Peça e receberá, busque e você achará! Assim diz a Palavra de Deus (Lucas 11: 9-10).

Talvez você diga que não é merecedor do Espírito Santo. Deixe-me ilustrar uma situação:

Certa vez, um grupo de dez estudantes de medicina, juntamente com seu professor, foram atender os pacientes de um Posto de Saúde. O professor solicitou para que um dos alunos atendesse a um paciente e depois passasse o caso para ele. Em seguida, no momento de examinar o indivíduo, todos os alunos deveriam assistir o atendimento do professor e do acadêmico que fez o atendimento.

Pois bem, uma pessoa chegou ao consultório com a queixa de "dor de cabeça", contudo, o que mais chamava atenção era o seu mal odor. Apesar disso, o aluno realizou o primeiro atendimento e, depois, passou o caso ao professor. O educador, então, levou o paciente para uma sala onde pudesse examiná-lo. Os alunos, conforme o combinado, acompanharam o professor.

Esse paciente retirou a camiseta, os sapatos e, evidentemente, ampliou-se o mal cheiro. Mesmo assim, o professor o examinou, ele parecia não se importar com mal odor. No entanto, alguns alunos começaram a se retirar da sala, eles ficaram incomodados com o fedor. Do total de alunos, somente quatro ficaram na sala junto com o professor e o paciente. Teve um momento no exame, que médico avaliou os pés daquele indivíduo, os quais estavam muito feios e se apresentavam com exacerbado mal odor e algumas lesões.

Mas o que isso tem a ver com o assunto tratado no texto?

Jesus disse que os sãos não precisam de médico, mas sim os que estão doentes (Marcos 2:17). Às vezes nosso pecado nos faz ter dor e exalar um mal odor. Desse modo, devemos procurar o médico dos médicos que é Cristo Jesus (1 Pedro 2:24). Pois nós, mesmo tendo um mal cheiro, sabemos que Jesus sarará nossas feridas.

Pode acontecer de muitos que dizem seguir a Cristo olhar torto para nós e se incomodar pelo mal cheiro que exalamos por meio dos nossos pecados. E como consequência disso, podem “abandonar a sala”. Todavia, Jesus ficará ali cuidando de nós. E depois, quando acabar a nossa consulta, Cristo nos dará o Espírito Santo. Passaremos de escravos do pecado a filhos de Deus. E agora na condição de filho, Deus, como é bom, dar-nos-á tudo o que Ele tem para dar aos seus filhos (Gálatas 4:7).

E como consequência disso, nós começaremos a gerar os frutos do Espírito, que são “Amor, Alegria, Paz, Paciência, Delicadeza, Bondade, Fidelidade, a Humildade e o Domínio Próprio” (Gálatas 5:22).

E as coisas velhas se passaram e eis que tudo se fez novo e nós, que agora estamos em Cristo, passamos a ser uma nova criatura (2 Coríntios 5:17).

Quais eram as coisas velhas? Imoralidade sexual, impureza, ações indecentes, adoração de ídolos, feitiçarias, inimizades, brigas, ciumeiras, acessos de raiva, ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas precedidas (Gálatas 5: 19-20).

Quais frutos você tem gerado? O fruto do Espírito ou do Corpo?

“Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo (...)” (Gálatas 2:16).

Creia em Deus, deixe Jesus ser o seu médico, aceite a Cristo como o seu único e suficiente salvador. Peça ao Pai o Espírito Santo e Ele o dará, porque Deus é bom.

"E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.

Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros" (Gálatas 5:24-26).