O CRENTE É PROIBIDO PELA BÍBLIA DE SER FIADOR?

Irmãos, uma dúvida muito grande das pessoas é se a Bíblia é contra ou a favor a ser fiador de alguém. Sempre alguém é procurado e recebe uma solicitação de algum parente, amigo e até de algum irmão da igreja para que seja seu fiador em algum negócio. Antes de analisarmos do que a Bíblia diz sobre o assunto, vamos lembrar o que significa ser fiador de alguém:

De acordo com nosso dicionário da língua portuguesa;

“Pessoa que abona outra, responsabilizando-se pelo cumprimento de sua obrigação ou dever; o que possui bens para suprir a falta de pagamento pelo devedor.”

Como vimos, o fiador deverá garantir o pagamento de alguma obrigação caso a pessoa que fez o contrato não o honre. Na prática, se a pessoa não pagar, quem deverá pagar é o fiador.

A Bíblia nos proíbe ser fiador de alguém?

Provérbios 6:1 - Filho meu, se ficaste por fiador do teu companheiro, (se) deste a tua mão ao estranho,

Provérbios 6:1 -5;

1 - Filho, você é fiador de alguém?

2 - Deu a sua palavra e ficou preso na promessa que fez?

3 - Então, meu filho, agora você está nas mãos dessa pessoa. Mas há um jeito de sair disso: vá logo e peça que ela livre você dessa obrigação.

4 - Não durma, nem descanse;

5 - saia dessa armadilha, como um passarinho ou uma gazela escapa do caçador.

Irmãos, em minhas pesquisas na Bíblia não encontrei nenhuma passagem bíblica que proíba alguém de ser fiador. Isso não significa que a Bíblia incentive que isso deva ser feito, pelo contrário, os versos bíblicos que falam sobre ser fiador de alguém são extremamente claros dos riscos desse ato.

A Bíblia não vê com bons olhos o fato de sermos fiadores. Vejamos;

Provérbios 11:15 – Decerto sofrerá severamente aquele que fica por fiador do estranho, mas o que evita a fiança estará seguro.

Provérbios 17:18 - O homem falto de entendimento compromete-se, ficando por fiador na presença do seu amigo.

Provérbios 20:16 – Ficando alguém por fiador de um estranho, tome -se- lhe a roupa; e por penhor àquele que se obriga pela mulher estranha.

Irmãos, fica claro que a Bíblia não nos proíbe de sermos fiadores, mas não vê com bons olhos a prática. Bem, a decisão é de cada um. O que vale ressaltar é que não são poucos os casos de pessoas que trouxeram sobre si e sobre sua família grandes dificuldades e sofrimentos por aceitar esse tipo de compromisso.

O que dizer quando solicitado a ser fiador?

Seja sincero não de desculpas ou mentiras.

Diga o que você pensa sobre o assunto e o que a Bíblia diz.

Diga que não é uma questão de desconfiar da honestidade da pessoa, mas de proteção de seu lar e vida financeira.

Diga que existem outras alternativas no mercado (seguros, depósitos antecipados e outros) que podem substituir a necessidade de um fiador.

Finalizando

Provérbios 1:7 - O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.

Ser fiador é abrir a porta para o sofrimento de males.

Ser fiador é atitude de tolo, de alguém sem sabedoria.

Ser fiador é colocar em risco seus bens mais básicos.

Glória a Deus, Amém Senhor. - NRS28052018

NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 29/07/2019
Código do texto: T6707676
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.