Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu
MATEUS 6:9-13
Vocês, orem assim: Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; SEJA FEITA A TUA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdo Juamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.
_____
1. PAI NOSSO: DEUS nos chama para sermos uma família; Ele, o nosso Pai e nós, irmãos uns dos outros e filhos dEle;
2. QUE ESTÁS NOS CÉUS: Assim como uma galinha junta os pintinhos sob as suas asas, DEUS vai nos manter para sempre juntos na Presença dEle. Ele nos quer no Céu; e ninguém vai para o Céu de qualquer maneira. O Céu não é para qualquer um;
3. SANTIFICADO SEJA O TEU NOME: DEUS requer que sejamos separados para Ele; que produzamos frutos de Santificação; que sejamos Santos como Ele é Santo; que abandonemos a vida pecaminosa;
4. VENHA A NÓS O TEU REINO: DEUS nos chama a ser cidadãos e cidadãs do Reino; a assumir e cumprir o papel que nos cabe.
5. SEJA FEITA A TUA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU...
_____
Vejo, nessa parte da oração, que está sendo reforçada a ideia de TREINAMENTO (sermos praticantes, não só ouvintes da Palavra), que somos chamados a experimentar o Céu já no nosso tempo: AQUI E AGORA!
E a CHAVE DE ACESSO a esse ambiente celestial é a obediência. PARA QUE O CÉU DESÇA ATÉ NÓS - como diz a canção -, NECESSÁRIO É QUE NOS SUBMETAMOS À VONTADE DO PAI.
Um dia, pelo caminho da desobediência, o ser humano se distanciou da Presença de DEUS, porém, Ele nos abriu um Caminho no sentido inverso, a saber; ÚNICO CAMINHO, que nos traz de volta à Presença dEle. O Caminho inverso é o CAMINHO DA OBEDIÊNCIA.
Vejamos o que diz Isaías 59:1-8 (Bíblia A Mensagem):
"Olhem! Vejam! O braço do Eterno não foi amputado — ele ainda pode salvar. Os ouvidos do Eterno não estão obstruídos — ele ainda pode ouvir. Não há nada de errado com Deus: o erro está em vocês.
A vida torta de vocês foi o que os separou de Deus. Seus pecados estão entre vocês e Deus, e ele agora não os ouve.
Suas mãos estão encharcadas de sangue; seus dedos, respingados de culpa; Seus lábios, manchados de mentiras; sua língua, inchada de tanto falar obscenidades.
Ninguém defende os corretos, ninguém age de forma justa. Eles confiam em ilusões, contam mentiras, engravidam de maldades e dão à luz pecados.
Chocam ovos de serpente e tecem teias de aranha. Coma um ovo e morra; quebre um ovo e coma uma serpente! As teias de aranha não servem para fazer casacos ou mantos. Ninguém consegue usar as roupas tecidas com elas.
Eles tecem a maldade, chocam a violência. Competem na corrida para fazer o mal e correm para ser os primeiros a matar. Planejam e tramam o mal, pensam e respiram o mal e deixam um rastro de vida arruinada atrás de si.
Eles não sabem nada sobre paz e menos ainda sobre justiça. Constroem estradas tortuosas, e não há paz para o infeliz que anda por elas".
"Graças a DEUS, que nos deu a vitória em CRISTO JESUS". (1° Coríntios 15:57). Ele nos lavou e purificou de todo pecado, de toda iniqüidade:
Assim está escrito em 1° Coríntios 6:9-11 (Biblia A Mensagem):
"Não percebem que esse não é o caminho de se viver? Os injustos, que não se preocupam com Deus, não farão parte de seu Reino. Quem usa e abusa das pessoas, do sexo, da terra e de tudo que nela existe não se qualifica como cidadão do Reino de Deus. Estou falando de libertinagem heterossexual, devassidão homossexual, idolatria, ganância e vícios destruidores.
Alguns de vocês, por experiência, sabem do que estou falando, pois, não faz muito tempo, vocês estavam nessa lista. Mas foram purificados e tiveram uma nova chance, oferecida por Jesus, nosso Senhor e Messias, e pelo Deus presente em nós, o Espírito.
Só porque algo é correto diante da lei, não significa que seja espiritualmente apropriado. Se eu saísse por aí fazendo tudo que tenho direito de fazer, seria um escravo dos meus caprichos".
_____
Precisamos nos esforçar e alinhar as nossas vontades à SOBERANA VONTADE DE DEUS, "a fim de que não nos conformemos com este século, mas nos transformemos pela renovação da nossa mente, para que experimentemos qual seja a BOA, AGRADÁVEL e PERFEITA vontade de Deus". (Romanos 12:2).