Marta e Maria, Duas Vocações Diferentes 3

Antoni BigCuore*

Data: editado 20.07.2019,sábado, às 13:39 horas

Local: São Paulo,SP.,Brasil

___________________________________________________

(Evangelho de Lucas, 10, 38-42)

___________________________________________________

“Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres.

Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” 41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

__________________________________________________

REFLEXÃO A. BIGCUORE: Este Evangelho nos remete a uma análise sobre as vocações suscitadas por Deus, no meio do povo.

Marta representa a mulher prática que estava preocupada com a comida para poder agradar ao Mestre e ficou com uma boa dose de ciúmes de sua Irma Maria, que conversava com o Mestre Jesus.

Maria representa a vocação contemplativa. Gostava de ouvir as pregações sábias de Jesus e, por isto, escolheu a melhor parte, conforme diz o mestre. Releva salientar que AMBAS AS VOCAÇÕES TÊM O SEU VALOR!. Entretanto, a palavra de Deus, deve ser a preocupação primeira em nossas vidas. É isto, que o Mestre deixa claro ao elogiar Maria.

É preciso discernir. Naquele momento, ouvir Jesus era a coisa mais importante. Não que Maria também não fazia as coisas que Marta estava fazendo. Entretanto, é imperativo haver o bom senso: e Maria soube discernir melhor que Marta. Jesus reconhece o valor dos serviços prestados por ambas.

A idéia central do texto é a HOSPITALIDADE!. Jesus foi bem acolhido, pelas duas irmãs e isso é o mais importante. Uma coisa complementa a outra: era preciso também que alguém preparasse a comida para Jesus. Por outro lado, também era importante que alguém “fizesse sala para o Mestre Jesus”, dando-lhe a devida atenção, sobretudo, a seus ensinamentos.

À guisa de ilustração, vemos o que diz o Livro do Gênesis, capítulo 18, 1-15, Abraão se encontra deibaixo de uma árvore chamada, Carvalho de Mambré, onde conversa com o Senhor Deus Javé, juntamente com três Anjos. É a primeira leitura deste domingo, dia 21.07.2019, em que fica demonstrado claramente a HOSPITALIDADE de Abrãao, com Deus e com os “homens” que O acompanhavam.

Estava muito calor, e Abraão em solidariedade àqueles homens, diz: “Senhor, se alcancei o seu favor, não passe junto ao seu servo sem fazer uma parada. 4Voumandar que alguém traga água para que vocês lavem os pés e descansem debaixo da árvore.

5Vou trazer um pedaço de pao e vocês poderão recuperar as forças antes de partir; foi para isso que passaram junto ao servo de vocês”. Eles responderam: “Está bem. Faça o que está dizendo”.(cf.Biblia Paulinas,edição pastoral, página 29/30).

As duas leituras desse domingo, se encaixam perfeitamente bem na idéia da HOSPITALIDADE, a que todo cristão é estimulado a praticar em seu relacionamento dentro da ordem social.

__________________________________________________

LECTIO DIVINA. Nos dias de hoje: o que você, meu Irmão e minha Irmã, considera prioritário em sua vida de hoje? Quais são as suas preferências?

Você procurar colocar Deus em primeiro lugar em sua vida?

Procura ler, meditar e pratica sua palavra? Ou você está mais preocupado com seu trabalho, sua profissão, seus negócios ou mesmo em acumular coisas, bens materiais?

Chegamos um momento na vida, em que temos de optar: por Deus e seu Reino ou acumular bens, cultivar falsos valores transitórios que o mundo se nos oferece. Não nos esqueçamos, porém, que viver é fazer escolhas!.

Escolhamos os bens que não passam!. Escolhamos os valores do Alto!; aqueles valores que nos trazem paz, serenidade, equilíbrio e muito amor no coração! Escolhamos Jesus como nosso Mestre e Senhor!. Ele é o ÚNICO caminho que nos conduz ao Pai!

Pense nisto, pois!.

Bênçãos de saúde, paz, prosperidade, harmonia e muita alegria em seu coração! Deus o(a) abençõe abundantemente!!! Shalom!

__________________________________________________

(*) autor é Amigo do Bem e Divulgador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. É também gerente do BLOG BEM VIVER BRAZIL – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).

(texto inspirado em sp.sp.05.10.2010, 3ª feira, às 17,36 hrs.)(alterado em 20.07.2019).

____________________________________________________