Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Atitude Amorosa do Bom Samaritano(Lc,10, 25-37)

Antoni BigCuore*
Original: 05.10.2009
Editado: 13.07.2019
___________________________________________________

O Evangelho de hoje nos convida a uma boa reflexão sobre o amor misericordioso que vem de Deus. Ele se manifesta concretamente no amor solidário ao próximo.

__________________________________________________
 Liturgia do domingo,14.07.2019. Evangelho de Lucas, 10, 25-37
    Parábola do bom samaritano, o verdadeiro próximo
__________________________________________________
 
Naquele tempo, 25um mestre da lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: "Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?" 26Jesus lhe disse: "O que está escrito na lei? Como lês?" 27Ele então respondeu: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e ao teu próximo como a ti mesmo!" 28Jesus lhe disse: 'Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás". 29Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: "E quem é o meu próximo?"
 
30Jesus respondeu: "Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora deixando-o quase morto. 31 Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. 32O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado. 33Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. 34Aproximou-se dele e


fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. 35No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: Toma conta dele!

Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais'. E Jesus perguntou: 36"Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?" 37Ele respondeu: "Aquele que usou de misericórdia para com ele". Então Jesus lhe disse: "Vai e faze a mesma coisa".
__________________________________________________
REFLEXÃO DE A.BIGCUORE – Jesus mostra claramente aos “doutores da lei”, o que é o amor verdadeiro e como ele se manifesta concretamente.
Ele propõe esta parábola como exemplo a ser seguido por todas as pessoas que se dizem cristãs!.
Não adianta nada ir à igreja toda semana, comungar, se na prática, temos atitudes anti-cristãs.

Jesus propõe concretamente o amor misericordioso que vem de Deus. O bom samaritano fez o que todos nós temos que fazer em nosso dia a dia. Usar da misericórdia para com o nosso semelhante quando nos depararmos em situações que exigem de nós a solidariedade e fraternidade.

Todo dia é dia de fazer o bem! Não custa nada, em interação com os irmãos, sermos gentis, educados, polidos, e solidários.

O mundo atual vive a cultura da violência, porque as pessoas no seu dia a dia, tomam pequenas atitudes agressivas e violentas, a começar pelo próprio linguajar. Tem gente que só sabe falar, usando palavrões!. Afastaram-se dos mandamentos da Lei de Deus, porisso, tanta violência, corrupção, drogas,miséria, etc.

Hoje em dia, pode reparar, até o tom de voz normal já é meio violento! É mister repensarmos o nosso linguajar começando dentro de nossas próprias casas.
É imperativo que revejamos as nossas atitudes e repensemos os nossos atos, se quisermos ser felizes, ainda nesta vida!

Se quisermos ganhar a vida eterna, temos que PRATICAR O AMOR CONCRETAMENTE, em atitudes que demonstram ser ele para nós, algo bem superior e que Deus nos deixou como o seu grande legado!. Onde eu estiver o meu próximo está ao lado. Façamos o bem em quaisquer circunstâncias!

Rogo a Deus, por você meu Irma e minha irmã, que Ele lhes cumule de copiosas bênçãos de saúde, paz, prosperidade e muita alegria em seus corações! Shalom!
___________________________________________________
(*)autor é Amigo do Bem e Divulgador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça mais os seus textos, acessando: http://recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (Texto inspirado em sp.sp. 05.10.2009, 2ª.feira, às 13,49 hrs.) e seu Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).
____________________________________________________
ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 13/07/2019
Código do texto: T6694978
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 72 anos
2479 textos (940027 leituras)
87 áudios (65988 audições)
1 e-livros (163 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/10/19 13:08)
ANTONI BIGCUORE