Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Atitude Amorosa do Bom Samaritano(Lc,10, 25-37)

Antoni BigCuore*
Original: 05.10.2009
Editado: 13.07.2019
___________________________________________________

O Evangelho de hoje nos convida a uma boa reflexão sobre o amor misericordioso que vem de Deus. Ele se manifesta concretamente no amor solidário ao próximo.

__________________________________________________
 Liturgia do domingo,14.07.2019. Evangelho de Lucas, 10, 25-37
    Parábola do bom samaritano, o verdadeiro próximo
__________________________________________________
 
Naquele tempo, 25um mestre da lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: "Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?" 26Jesus lhe disse: "O que está escrito na lei? Como lês?" 27Ele então respondeu: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e ao teu próximo como a ti mesmo!" 28Jesus lhe disse: 'Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás". 29Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: "E quem é o meu próximo?"
 
30Jesus respondeu: "Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora deixando-o quase morto. 31 Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. 32O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado. 33Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. 34Aproximou-se dele e


fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. 35No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: Toma conta dele!

Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais'. E Jesus perguntou: 36"Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?" 37Ele respondeu: "Aquele que usou de misericórdia para com ele". Então Jesus lhe disse: "Vai e faze a mesma coisa".
__________________________________________________
REFLEXÃO DE A.BIGCUORE – Jesus mostra claramente aos “doutores da lei”, o que é o amor verdadeiro e como ele se manifesta concretamente.
Ele propõe esta parábola como exemplo a ser seguido por todas as pessoas que se dizem cristãs!.
Não adianta nada ir à igreja toda semana, comungar, se na prática, temos atitudes anti-cristãs.

Jesus propõe concretamente o amor misericordioso que vem de Deus. O bom samaritano fez o que todos nós temos que fazer em nosso dia a dia. Usar da misericórdia para com o nosso semelhante quando nos depararmos em situações que exigem de nós a solidariedade e fraternidade.

Todo dia é dia de fazer o bem! Não custa nada, em interação com os irmãos, sermos gentis, educados, polidos, e solidários.

O mundo atual vive a cultura da violência, porque as pessoas no seu dia a dia, tomam pequenas atitudes agressivas e violentas, a começar pelo próprio linguajar. Tem gente que só sabe falar, usando palavrões!. Afastaram-se dos mandamentos da Lei de Deus, porisso, tanta violência, corrupção, drogas,miséria, etc.

Hoje em dia, pode reparar, até o tom de voz normal já é meio violento! É mister repensarmos o nosso linguajar começando dentro de nossas próprias casas.
É imperativo que revejamos as nossas atitudes e repensemos os nossos atos, se quisermos ser felizes, ainda nesta vida!

Se quisermos ganhar a vida eterna, temos que PRATICAR O AMOR CONCRETAMENTE, em atitudes que demonstram ser ele para nós, algo bem superior e que Deus nos deixou como o seu grande legado!. Onde eu estiver o meu próximo está ao lado. Façamos o bem em quaisquer circunstâncias!

Rogo a Deus, por você meu Irma e minha irmã, que Ele lhes cumule de copiosas bênçãos de saúde, paz, prosperidade e muita alegria em seus corações! Shalom!
___________________________________________________
(*)autor é Amigo do Bem e Divulgador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça mais os seus textos, acessando: http://recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (Texto inspirado em sp.sp. 05.10.2009, 2ª.feira, às 13,49 hrs.) e seu Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).
____________________________________________________
ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 13/07/2019
Código do texto: T6694978
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil
2586 textos (1021034 leituras)
87 áudios (80747 audições)
1 e-livros (168 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 25/09/20 20:41)
ANTONI BIGCUORE