EM GADARA HAVIA UM SEGUNDO GADARENO ENDEMONIADO?

O relato do que aconteceu em Gerasa, também chamada de Gadara, que envolveu um grande prejuízo para os proprietários de uma manada de porcos; isso porque Jesus autorizou que uma legião de demônios fossem para os animais, é contado por três dos evangelistas no Novo Testamento. O relato mais detalhado é o do evangelista Marcos (Marcos 5:1-20). A narrativa de Lucas é praticamente um resumo do relato de Marcos (Lucas 8:26-39). Acontece que tanto Marcos quanto Lucas deixaram de informar um detalhe bem significativo: eram dois os endemoniados.
Quem nos informa acerca da existência de um segundo endemoniado gadareno é o evangelista Mateus;

Mateus 8:28-34;
28 - E, tendo chegado ao outro lado, à província dos gergesenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho.
29 - E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?
30 - E andava pastando distante deles uma manada de muitos porcos.
31 - E os demônios rogaram-lhe, dizendo: Se nos expulsas, permite-nos que entremos naquela manada de porcos.
32 - E ele lhes disse: Ide. E, saindo eles, se introduziram na manada dos porcos; e eis que toda aquela manada de porcos se precipitou no mar por um despenhadeiro, e morreram nas águas.
33 - Os porqueiros fugiram e, chegando à cidade, divulgaram tudo o que acontecera aos endemoninhados.
34 - E eis que toda aquela cidade saiu ao encontro de Jesus e, vendo-o, rogaram-lhe que se retirasse dos seus termos.

Porcos valiam R$500 mil reais/ ou influência dos malignos.
Os dois homens viviam juntos, na mesma condição deplorável de sujeição a demônios e, juntos, foram alcançados pelo Senhor Jesus. Assim, Mateus é claro em dizer que os demônios que passaram para os porcos estavam nos dois homens gadarenos e que ambos receberam a mesma bênção: total libertação.

Marcos e Lucas omitem a existência do outro homem?

Mateus era muito detalhista, Acredita-se alguns historiadores que o segundo gadareno não conservou sua condição e caiu nas armadilhas do Diabo. Não aproveitando a oportunidade que Jesus lhe deu, tanto Marcos quanto Lucas preferiram focar em suas narrativas na história da pessoa que nunca mais permitiu que os demônios voltassem. Ao contrário, o gadareno descrito por Marcos e Lucas tornou-se um pregador da mensagem de Jesus.
Assim como; acredita-se que gadareno, libertado por Jesus teria sido o primeiro missionário na Jordânia.
Eu não encontrei nada registrado que confirme as hipóteses;
O primeiro como missionário na Jordânia, o segundo ter caído nas armadilhas de Satanás.
Acredita se ainda, que a “Parábola do espírito imundo” foi baseada no caso do segundo gadareno caído.
Na Parábola Jesus avisou que quando uma pessoa é liberta de demônios, a "casa precisa ser logo ocupada". Em Mateus 12:43-45, Jesus explicou o que pode ocorrer com quem não se firma na fé: Quando um espírito imundo sai de um homem, passa por lugares áridos procurando descanso. Como não o encontra, diz: voltarei para a casa de onde saí. Chegando, encontra a casa desocupada, varrida e em ordem. Então vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, passam a viver ali. E o estado final daquele homem torna-se pior do que o primeiro.
Nenhum demônio pode entrar na vida que está ocupada pelo Espírito de Deus. A fé em Jesus como Senhor e Salvador e a presença do Espírito Santo em sua vida é uma garantia de proteção e de saúde espiritual. O gadareno descrito em Marcos e Lucas desejou desde o primeiro dia seguir a Jesus bem de perto (Marcos 5:18). Ele recebeu de Jesus a recomendação de voltar a sua casa, restaurar sua família e viver sob a autoridade do Senhor. Lucas conta que em pouco tempo toda a cidade foi alcançada pela pregação daquele homem. Marcos informa ainda mais, que o gadareno salvo permaneceu testemunhando de Jesus a todas as dez cidades da província de Decápolis. Assim, sua vida foi totalmente ocupada por Deus. Nunca mais os demônios voltaram.

Irmão, você que já foi alcançado pelo Poder de Deus. Envolva-se com o Projeto de Deus, tenha comunhão com a Igreja de Cristo. Não ofereça nenhum espaço na sua vida para qualquer demônio. Seja cheio do Espírito Santo e torne-se um vaso de bênçãos.

Finalizando
João 8:31 - 32 ;
31 - Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
32 - E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Glória a Deus, Amém Senhor. - NRS27052018
NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 25/06/2019
Reeditado em 25/06/2019
Código do texto: T6681574
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.