- Não sou protestante, nem crente, e nem evangélico.
- Sou cristão.

Irmãos, o que é ser cristão?

Resumidamente, ser Cristão é ser imitador de Jesus Cristo.
É fácil Irmãos, ser imitador de Jesus Cristo?

- Eu sou cristão, mas do meu jeito.

Irmãos, conheço um homem que vive na carne.
- “O homem que vive segundo a carne é o homem da razão, o que não significa viver sempre inteligentemente, pois a nossa razão ocupa-se muitas vezes de ideias que não são nem inteligentes nem superiores”.
Vivendo “segundo a carne”, o homem busca para si o poder e a glória. Justamente porque se sente inseguro, porque tem medo da vida, busca ter poder “.
Jesus se referindo aos escribas e fariseus, disse:
Mateus 23:3 - Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem;

Este homem que conheço se converteu para viver em Cristo, a quase cinco anos;
Vive cheio de dúvidas e aflições, reclama e se preocupa com as roupas, com a mísera situação financeira, com o dinheiro que é muito pouco, não gosta do local de trabalho. Vive cheio de mágoas e lembranças do passado.
Não participa da Santa Ceia quando está namorando.
Vai a congregação quando tem vontade, prefere o Shopping Center e cinema.
Costuma chamar as pessoas que se dedicam a congregação e estudam a Bíblia assiduamente de fanáticos.
A pouco tempo li para ele um estudo sobre as palavras de Jesus pronunciadas na Montanha, mas, não houve interesse.
A arrogância tapa os ouvidos do ser humano, sentimento esse de quem se acha superior aos outros.
Irmãos, somos levados a ter uma atenção especial, sendo ele, carente das nossas orações.
Da mesma maneira, somos instruídos a ter tolerância com os mais fracos ;
Romanos 14:1 - ora, ao que é fraco na fé, acolhei-os, mas não para condenar-lhe os escrúpulos.
ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas.
“ mas não para condenar-lhe os escrúpulos."
Romanos 14:23 - mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.
***
Irmãos, quero lhes falar sobre as Bem-aventuranças, mas, antes vamos ler;
Lucas 10:41 - E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;
***
SOBRE AS BEM AVENTURANÇAS
O que significa a Bem-aventurança?
É a Felicidade Celeste fundamentada na fé e na obediência à palavra de Deus, que gera a felicidade capaz de resistir aos momentos mais difíceis da vida.
O que significa o Bem aventurado?
Significa uma pessoa cristã muito feliz.
As bem-aventuranças são parte fundamental no ensino cristão. Nela o Senhor Jesus revela o que espera de cada um de seus discípulos e como eles serão bem-aventurados se as praticarem.
Sobre as bem-aventuranças, vamos ver que todas elas estão mais relacionadas ao caráter espiritual do que ao exterior, ou seja, físico/material.
Jesus Cristo procura deixar bem claro nas bem-aventuranças que Deus está atento as motivações do comportamento e não ao comportamento em si. Isso porque o exterior pode ser disfarçado, o interior não.
São 8 (oito) bem-aventuranças ao todo:
Os pobres de espírito;
Os que choram;
Os mansos;
Os que têm fome e sede de justiça;
Os misericordiosos;
Os puros de coração;
Os pacificadores;
Os perseguidos por causa da justiça.

Vamos analisar cada uma delas.
Mateus 5:1-2;
1 - E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
2 - E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
As bem-aventuranças são promessas exclusivas aos discípulos fieis do Reino dos Céus. Elas revelam a extraordinária carga de felicidade e bênção da qual desfrutarão aqueles que colocarem em prática, esses conselhos. As dificuldades não são omitidas, no entanto, há uma garantia de triunfo perpétuo aos fiéis.
As bem-aventuranças revelam algo profundo dos ensinamentos de Jesus. A retidão que agrada a Deus se revela por uma transformação interior, mais relacionada ao caráter. Não adianta ser exteriormente limpo. Seu “coração” (sua mente) deve manifestar atitudes corretas.
Ou seja, Cristo “exalta” os humildes, amorosos, cheios de fé, fiéis e corajosos.
A palavra bem-aventurados, é usada cerca de sete (7) vezes no Antigo Testamento e vinte e seis (26) vezes no Novo Testamento, outros dizem cinquenta (50) vezes no Novo Testamento, eu não contei. O sentido original da palavra possui significado semelhante a ‘grande’. Era sinônimo para a palavra rico.
Escritores gregos utilizavam a palavra bem-aventurados para fazer distinção a deuses e homens. Destacavam o quanto os deuses eram bem-aventurados a despeito de todas as suas virtudes em detrimento à miséria humana.
A explicação das bem-aventuranças ministradas por Jesus, deixam claro quem são os felizes aos olhos de Deus. Mas essas bem-aventuranças só se manifestam mediante a conservação e a prática de um relacionamento correto com o Senhor.
Resumindo, o que Jesus está dizendo é que bem-aventurados são os que vivem com Deus.
***
1ª - Mateus 5:3 - Bem aventurados Os Pobres De Espírito
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Essa bem-aventurança refere-se a humildade e ao orgulho. Ela é uma das colunas do Reino. Apenas as pessoas humildes são capazes de ouvir, crer e se submeter aos ensinamentos de Jesus.
Não é pobreza física/ material.
Embora Jesus estivesse ensinando, o objetivo é estritamente espiritual. É uma atitude de coração.
O Senhor Jesus jamais se utilizou de ostentação. Suas atitudes nunca foram confundidas com a soberba. Ao contrário, sendo Rei de Reis, e Senhor de Senhores, Ele nasceu em uma manjedoura, foi criado por uma família humilde;
Jesus, lavou os pés de seus discípulos; entre outras coisas.
Jesus espera que seus discípulos, os cidadãos do Reino, sejam humildes. Possuam um espírito livre de toda luxúria, ostentação e ganância mundana.
Bem-aventurados são os que dão ouvidos a esse ensino. Eles estão fazendo exatamente aquilo que o próprio Mestre fez;
A recomendação do apóstolo Paulo é: Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus. (Filipenses 2:5)
***
2ª - Mateus 5:4 - Bem-aventurados Os Que Choram.
Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.
Mais uma vez, essa bem-aventurança não se refere a tristeza particular, causada por motivos pessoais. É uma tristeza voltada para o pecado. Essa bem-aventurança está diretamente ligada a primeira. Apenas pessoas humildes podem lamentar pelo seu próprio pecado e pelo pecado alheio.
Observe o conselho dado por Tiago, irmão do Senhor: (Tiago 4:8-10).
É uma instrução voltada não apenas para o arrependimento, mas para a tristeza do pecado.
Podemos chorar por muitos motivos: pelos nossos pecados, pelos pecados da nossa nação, pelos amigos e conhecidos, pelos males humanos, pelos sofrimentos alheios. Bem-aventurados são aqueles que choram, lamentam por coisas como essas. É sobre isso que Jesus está falando. Consolo divino.
***
3ª - Mateus 5:5 - Bem-aventurados os Mansos.
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Essa bem-aventurança refere-se aqueles que são agredidos pelo mal pelo mal, mas não se deixam dominar pela amargura. Ao contrário, usam a mansidão, a paciência para suportar a pressão e serem aprovados por Deus.
Essa promessa é muito parecida com o que está escrito nos; (Salmos 37:10- 11).
Um pouco de tempo, e os ímpios não mais existirão.
Mas os humildes receberão a terra por herança.
Apenas os mansos são capazes de discernir que, a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. (Efésios 6:12).
Bem-aventurados os mansos porque eles não se deixam dominar pela ira, pelo ego, ou pelo poder humano;
A sua confiança está completamente no Senhor;
Os irmãos serão recompensados de uma vez por todas quando os inimigos de Deus forem derrotados, expulsos da Terra. Os despojos serão dados a eles. Toda injúria, calúnia, desacato, tudo que desafiou sua fé e seu comportamento cristão será extinto.
***
4ª - Mateus 5:6 - Bem-aventurados Os Que Têm Fome E Sede De Justiça.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Fome e sede eram dois elementos comuns nos ouvintes de Jesus. A despeito da região, calor e aridez intensa, havia o tempo que Jesus passava ministrando a eles;
Mas muitos deles não tinham realmente o que comer por causa da pobreza.
A fome é tão forte que dependendo da intensidade ela se transforma em dor, além de outras consequências.
A fome leva indivíduos a fazer coisas que jamais imaginaram, devido a sua força e importância. É exatamente essa força e importância que o Senhor Jesus deseja que tenhamos em relação a justiça.
Aqueles que tem fome e sede de justiça serão saciados pelo Senhor. Ele ama a justiça. Ela é parte dele. Como está escrito:
A retidão e a justiça são os alicerces do teu trono; o amor e a fidelidade vão à tua frente. (Salmos 89:14).
***
5ª - Mateus 5:7 - Bem-aventurados Os Misericordiosos.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
A misericórdia é uma bem-aventurança que não pode faltar na vida do Cristão. Isso porque cada um de nós foi alcançado e é alvo da profunda misericórdia do nosso Deus.
O Senhor oferece misericórdia de forma graciosa. Não há mérito nenhum naqueles que a recebem. Sendo assim, Ele deseja que os seus filhos o imitem.
Na parábola do credor incompassivo o Senhor Jesus dá um exemplo fantástico.(Mateus 18:23 – 27).
Nós somos como esse servo devedor. A nossa dívida era impagável. A morte de Jesus na Cruz nos ofereceu redenção, propiciação. Ele pagou a nossa dívida na cruz.
O apóstolo Paulo, que dizia de si mesmo ser o principal dos pecadores.
Não foi assim que o servo perdoado, da parábola se comportou. Logo após sair da sala do rei, perdoado, ele encontrou alguém que o devia uma quantidade de dinheiro referente a cem dias de trabalho.
Mateus 18:29 – 30;
29 -Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
Noutra versão: “Então o seu conservo caiu de joelhos e implorou-lhe: ‘Tenha paciência comigo, e eu lhe pagarei’
30 - Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
Quando os outros servos, companheiros dele, viram o que havia acontecido, ficaram muito tristes e foram contar ao seu senhor tudo o que havia acontecido.
Mateus 18:32 – 34;
32 - Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste.
33 - Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?
34 - E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que lhe devia.
Noutra versão: Irado, seu senhor entregou-o aos torturadores,
O Senhor Jesus fecha a parábola dizendo:
Mateus 18:35 - Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.
A misericórdia não é opcional para o cristão.
***
6ª - Mateus 5:8 - Bem-aventurados Os Puros De Coração.
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Essa bem-aventurança refere-se a pessoas que possuem uma mente não alimentada pela malícia mundana. Ou com dupla personalidade. São aqueles que têm o propósito mental de servir a Deus e permanecer fiéis até o fim.
O Senhor Jesus deixou bem claro:
Mateus 15:18-20;
18 -Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.
19 -Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.
20 - São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.
Coração na bíblia é o mesmo que “mente humana”. A análise de pureza profunda feita pelo Senhor Jesus é com base nos pensamentos, a despeito do comportamento.
Perceba que ele diz que o que contamina o homem é o que aflora de seus pensamentos. O apóstolo Paulo reforça esse ensinamento de Jesus em; Filipenses 4:8,Colossenses 3:1,2, 3;
Essa bem-aventurança traz a mesma base de ensino apresentada pelo salmista: Salmos 24:3-4;
Mas você pode perguntar!
Como vou controlar meus pensamentos?
Quando menos espero algo que eu não quero invade minha cabeça.
A promessa de Jesus para as pessoas que se mantiverem mentalmente puras é a de que eles verão a Deus. Isso significa uma maior compreensão de Deus ainda nesta vida; (Efésios 1:); e por fim vê-lo face a face. Conhecê-lo como Ele é; I Coríntios 13:12.
***
7ª - Mateus 5:9 - Bem-aventurados Os Pacificadores.
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Essa bem-aventurança não se refere as pessoas de natureza pacifica, apenas. Não são aqueles que aceitam a paz sem protesto ou preferem nunca discordar de nada ou de ninguém. Também não são aqueles que têm paz na alma.
Essa bem-aventurança faz menção das pessoas que promovem ativamente a paz. Que lutam pela paz. Que procuram estabelecê-la entre os maiores inimigos.
Jesus é um grande exemplo de pacificador. Pilatos e Herodes eram inimigos mortais no dia em que o Senhor passou na vida deles, se reconciliaram.
No entanto, a maior promoção da paz feita pelo Senhor Jesus foi entre Deus e a humanidade (Romanos 5:1).
Por causa dele hoje temos paz com o nosso Criador.
Aqueles que seguirem a Jesus nessa jornada em promoção pela paz, serão chamados filhos de Deus.
O que isso significa?
Significa participação na plenitude de Deus em Cristo Jesus (Efésios 1:22-23). Como filhos adultos.
***
8ª - Mateus 5:10-11 - Bem-aventurados Os Perseguidos Por Causa Da Justiça.
10 - Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
11 - Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.;
Essa bem-aventurança refere-se aqueles que sofrem por causa de Jesus e dos seus ensinamentos. Algo que os discípulos já haviam começado a experimentar, por parte dos fariseus (Mateus 9:11).
Mateus 9:11 - E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?
Ainda no primeiro século a Igreja enfrentou uma perseguição cruel. Muitos cristãos foram expulsos de suas casas, espancados e mortos. O próprio apóstolo Paulo perseguiu ferozmente a Igreja do Senhor.
Posteriormente, após sua conversão ele escreveu:
“fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus” (Atos 14:22).
Assim como o Senhor Jesus recomendou nas bem-aventuranças os apóstolos fizeram. Após serem presos e espancados por pregarem o Evangelho de Cristo;(Atos 5:41).
Devemos considerar um motivo de grande alegria padecer, por qualquer motivo, desde que seja da forma correta, por amor ao Senhor e a Sua Palavra. O que Ele fez por nós na cruz do Calvário não tem preço.
***
Finalizando
Mateus 6:25-34;
25 - Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
26 - Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
27 - E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
28 - E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
29 - E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
30 - Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
31 - Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
32 - Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
33 - Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34 - Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
As bem-aventuranças são aquilo que Jesus Cristo espera encontrar em um cristão autêntico.
Vivemos dias em que o cristianismo é muito aparente.
É vazio.
Com um compromisso amistoso.
Irmãos, vamos orar para que o Senhor Jesus nos torne pessoas bem-aventuradas, verdadeiros Cristãos, Imitadores de Jesus Cristo.
Que na jornada do dia-a-dia, e nos degraus da vida Ele seja aquele que nos sustenta e aperfeiçoa, para a glória de Deus.
Irmão, Você é bem-aventurado, verdadeiro Cristão, Imitador de Jesus Cristo.
Em qual delas; das bem-aventuranças você mais precisa de ajuda?
Abençoe seus irmãos e seus amigos, as pessoas que você ama, acredite que será bênção para elas.
Deus vos abençoe.

Glória a Deus, Amém Senhor. - NRS30052018





 
NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 15/06/2019
Reeditado em 15/06/2019
Código do texto: T6673842
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.