Peregrinando
SALMOS 84:7
Vão indo de força em força; cada um deles aparece diante de Deus em Sião.
_____
Nesse versículo podemos entender que há um grupo de peregrinos - deserto a fora - seguindo para Jerusalém, sujeito a inúmeras adversidades (calor intenso de dia, frio intenso à noite, poeira, tempestade de areia, assaltantes, animais, etc). ELES VÃO ADORAR A DEUS NO TEMPLO E NÃO PERDEM ESSE FOCO.
Eles tem um objetivo em comum e seguem juntos, cuidando uns dos outros de força em força - unindo forças como um só corpo - a fim de superar os obstáculos, para que sejam bem-sucedidos no final. Cada qual cumpre o papel que lhe cabe, levando as cargas uns dos outros (Gálatas 6:2a). E tudo coopera para o bem de todos eles.
DEUS NOS ENSINA A NOS RELACIONAR, A FIM DE QUE NOS TORNEMOS UM E APRENDAMOS A CONVIVER COMO FAMÍLIA.
Ali, enquanto deslocam, conversam, compartilham experiências e alimentos e água, cantam, oram, ADORAM AO SENHOR, INDO PELO CAMINHO. Lembram até a Igreja de Atos 2:42, QUE "perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações".
Nós não mais precisamos ir a Jerusalém. Hoje, temos o privilégio de poder adorar a DEUS em quaisquer tempos e lugares, pois o SENHOR nos fez templos do Santo Espírito, E PODEMOS ADORÁ-LO AQUI E AGORA! Porém, assim como os personagens do Salmo 84 estavam sujeitos às intempéries e outros tipos de dificuldades, nós também passamos por momentos difíceis na Caminhada. Daí, a importância de nos mantermos unidos. "Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade". (Eclesiastes 4:9-12).
O objetivo dos peregrinos - no deserto - era o de chegarem juntos ao templo de Jerusalém para adorar a DEUS.
O nosso objetivo, hoje, é "perseverar até o fim, e suportar juntos a provação, porque, depois de termos sido aprovados, COMPARECEREMOS DIANTE DE DEUS, e dEle receberemos a COROA DA VIDA, a qual o SENHOR prometeu aos que o amam". (Tiago 1:12)
"Portanto, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor". (Efésios 4:15-16)
DEUS É FIEL PARA CUMPRIR TODAS AS PROMESSAS QUE FEZ! ELE ORDENA A BENÇÃO A UM AMBIENTE EM QUE PREDOMINA A COMUNHÃO DOS SANTOS.
_____
"Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre".
(Salmos 133: 1,3b).