Andorinhas e Pardais

SALMOS 84:3-4

"O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu! Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente".

_____

Nesses versículos 3 e 4, eu percebo A GRAÇA DE DEUS EM AÇÃO, e, como bem escreveu o Apóstolo Paulo, de uma forma superabundante. Ela vai muito além das nossas expectativas. Nós somos surpreendidos a todo momento por essa multiforme Graça de DEUS.

Enquanto preparava essa ministração, lembrei-me de um irmão da Comunidade em que congrego, que cria pássaros e, ao que me parece, para fins comerciais. É provável que entre as espécimes dele não hajam pardais nem andorinhas.

AS ANDORINHAS são aves comuns (sem valor) e migratórias, pois elas gostam do clima mais quente e a tendência delas é procurarem lugares de temperaturas mais altas. Geralmente, quando chegam às cidades, ocupam as praças arborizadas, e ali onde se instalam predominam o mau odor que delas exalam e o barulho desagradável que emitem, incomodando a todos.

OS PARDAIS também são pássaros comuns e, igualmente, sem valor. Além do que, são intrometidos, entram por qualquer abertura, espalham gravetos e palha, piolhos e outras coisas mais em nossas casas.

Quando refletia sobre esse tema, eu me lembrei que, quando criança, a minha cama foi invadida por piolhos de aves que se aninharam na laje do alpendre, único cômodo com laje, cuja abertura dava para o quarto e era acima da minha cama.

Essas duas espécies de aves não servem para comer; a pele delas não servem para fazer casacos caros e macios para esses tempos de frio. Por serem comuns, elas não são comercializadas; e também não são do tipo de animais agradáveis, úteis para serem domesticados que possam nos alegrar. Aliás, eles fazem muita bagunça!!!

Aí, a conclusão parece ser óbvia: os pardais e as andorinhas não servem para nada. Tanto faz como tanto fez eles existirem. NÃO FAZEM DIFERENÇA NENHUMA!

_____

Isso pode se aplicar também a algumas pessoas!!!

Não vou dar exemplos, mas, sabe quando você olha para alguém, que acabou de cometer algo horrendo / repugnante, e você fica até com crise existencial devido ao tamanho constrangimento e chega a ter vergonha de ser também um ser humano!? Para não mencionar outras falas, você pensa: SÓ JESUS NA CAUSA!!!

E continua o pensamento assim: NÃO ACREDITO QUE ESSE TRASTE AÍ É AQUELE ESPERMATOZÓIDE QUE VENCEU AQUELA DISPUTA MARAVILHOSA DA VIDA!!!

E pensa mais ainda: COM CERTEZA, HOUVE UM ERRO. NÃO ERA PARA ESSA CRIATURA AÍ EXISTIR!!!

A GENTE EXCLUI A PESSOA. SE É QUE PODEMOS CHAMAR DE PESSOA… NÃO É ASSIM!?

Essas são as "andorinhas e os pardais humanos", que foram acolhidos na Casa de DEUS. E não foi diferente com a gente, pois não somos melhores que ninguém. Você e eu nada tínhamos que pudesse agradar e chamar a atenção de DEUS, porém, ELE É AMOR. A NATUREZA DELE É AMAR. A ESSÊNCIA DELE É O AMOR. E NÃO DEU OUTRA: DEUS ESCOLHEU NOS AMAR.

Por isso, poderemos sempre nos alegrar quando nos disserem: VAMOS À CASA DO SENHOR!

Por isso podemos declarar como Josué: EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR! Porque na Casa do SENHOR tem lugar para nós e para os nossos familiares todos, assim como teve lugar para as desmerecidas aves.

CRISTO nos fez Filhos de DEUS. E Ele foi nos preparar um lugar na CASA DO PAPAI.

Nós cremos no SENHOR JESUS, e isso basta para garantir a salvação nossa e de nossa casa, pois a Palavra diz: "Creia no Senhor Jesus e serão salvos, você e a sua casa".

E, por fim, PARAFRASEANDO parte dos versículos base, podemos afirmar: "OS MEUS FAMILIARES E EU, bem-aventurados, habitaremos na Casa do SENHOR NOSSO DEUS e o louvaremos perpetuamente.