Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Pentecostes: a Festa da Colheita 4

Antoni BigCuore Casagrande*
Editado: 08.06.2019,sábado, às 15:17 horas
Local: São Paulo,SP.
____________________________________________________
“E ninguém pode dizer:  “Jesus é o Senhor!” a não ser SOB A AÇÃO do Espírito Santo”. (1Cor, 12, 3)
____________________________________________________
Amanhã, 09.06.2019, comemoramos a festa de Pentecostes. Penta, cinqüenta dias, após a Páscoa. O dia praticamente “oficial”, da fundação de igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, Igreja Petrina, a ÚNICA continuadora dos Apóstolos.

À guisa de informação, remontemos ao Antigo Testamento, mais especificamente, no Livro do Êxodus, capitulo 23, versículos 14 a 19, que trata das principais festas judaicas, uma das quais a “Colheita” é considerada o Pentecoste Judaico.

Vamos ao texto: “Três vezes no ano você fará uma romaria. A primeira será a festa dos Pães sem fermento,(também conhecida como Pães Ázimos) (1) que será celebrada assim: durante sete dias, conforme lhe ordenei, você comerá Paes sem fermento, no tempo marcado do mês de Abib, porque foi nesse mês que você saiu do Egito. Ninguém deve aparecer de mãos vazias diante de mim. A segunda romaria será a festa da Messe, a festa dos primeiros frutos de seus trabalhos de semeadura nos campos. E terceira romaria na festa da Colheita, no fim do ano, quando você recolher o produto de seus trabalhos no campo. Três vezes por ano, toda a população masculina se apresentará diante do Senhor Javé”. ( 2 )

0.1. Igreja Guiada pelo Espírito Santo.

Assim reza o catecismo da igreja católica no cânone 767: “Terminada a obra que o Pai havia confiado ao Filho para realizar na terra, foi enviado o Espírito Santo no dia de Pentecostes para santificar a igreja permanentemente.”

“Foi então que a “igreja se manifestou publicamente diante da multidão e começou a difusão do Evangelho com a pregação”. Por ser “convocação” de todos os homens para a salvação, a Igreja é, por sua própria natureza, missionária enviada por Cristo a todos os povos para fazer deles discípulos.

“Para realizar a missão, o Espírito Santo “dota e dirige a igreja mediante os diversos dons hierárquicos e carismáticos”. Por isso, a Igreja enriquecida com os dons de seu Fundador e empenhando-se em observar fielmente seus preceitos de caridade, humildade e abnegação, recebeu a missão de anunciar o Reino de Cristo e de Deus e de estabelecê-lo em todos os povos; deste Reino ela constitui na terra o germe e o inicio”.

0.2. Igreja Corpo Místico de Cristo.

Há muita confusão na cabeça do povo com relação ao conceito de igreja. O conceito mais bonito que acho, é do Corpo Místico de Cristo. A igreja enquanto Corpo Místico de Cristo, é incorruptível, infalível, perfeita em todos os aspectos!.

0.3. Igreja Hierárquica

Os adversários da igreja Católica a criticam por sua estrutura rígida. Mas, cá entre nós, se em toda organização existem falhas, imaginem vocês se não houvesse a hierarquia?
Papa, bispos e padres, todos irmanados num só ideal: o Ideal de Jesus Cristo, o ideal do Reino de Deus!

0.4. Igreja Visível.

Igreja, não a de tijolos e barro, mas o conjunto das pessoas. A Assembléia, constituída de pessoas humanas  de todas as classes sociais, irmanados numa ÚNICO IDEAL de amor a Deus; em síntese, é o povo de Deus em peregrinação nesta terra. Esta é a igreja peregrina, visível. Igreja em caminhada rumo ao céu!

Conclusão: o mais importante de tudo, é seguirmos, no dia a dia, os passos de Jesus e seus mandamentos. É assumir integralmente o seu Discipulado e, isto implica em amar como Jesus amou!. Fazer tudo  o que ele deixou, se resume: “AMAR A DEUS ACIMA DE TUDO E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO!!!. Esta é a maior Lei. Ela resume todo o amor verdadeiro de Deus por nós, e nós por Ele, e a nosso próximo.

O Espírito Santo é o Santificador, que procede do Pai e do Filho; e o amor do Pai e do Filho, que guia a igreja desde o grande e magnífico momento do Pentecostes.

Confiramos no livro Ato dos Apóstolos, capitulo 2, versículos 1 a 4: “Quando chegou o dia de Pentecostes, todos eles estavam reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho como o sopro de um forte vendaval, e encheu a casa onde eles se encontravam. Apareceram então uma como línguas de fogo, que se espalharam e foram pousar sobre cada um deles. Todos ficaram repletos do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem”.

Ler e meditar a Bíblia, sobretudo o Novo Testamento, constituído dos evangelhos, as cartas apostólicas e o apocalipse.
E, o mais difícil, colocar tudo isto na prática. É difícil mas, não impossível!. Comece devagar, fixando pequenas metas, e com o tempo, vá aumentando-a até atingir o ponto ideal. A espiritualidade é um longo caminho. É imperativo darmos os primeiros passos!.

A Palavra de Deus é emocionante, ela vai nos envolvendo sutilmente de forma que, quando nós percebemos, já nos encontramos mergulhados em seu rio de água viva. O Mestre nos diz: quem crê em Mim, verá rios de água viva, jorrar dentro de si.

E essa água Viva, é o Santo Espírito de Deus!!! É ele que nos ilumina em nossas decisões cotidianas; que nos inspira a fazer qualquer trabalho bem feito; que nos clareia a razão e inteligência e, sobretudo, nos dá o DOM DO DISCERNIMENTO!

Convém ressaltar que, Maria Santíssima, é Aquela que mais se identifica com o Espírito Santo, pois foi, por meio dele, que ela gerou em seu ventre o Filho de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo!( leia em Lucas 1).

E, sobretudo, a vivência sacramental. Os sacramentos são sinais sensíveis da graça de Deus; são considerados o alicerce da Igreja de Cristo!. Sobretudo, a confissão (reconciliação) e a Santa Eucaristia.
___________________________________________________
Diz o mestre: “EU SOU O PÃO VIVO DESCIDO DO CÉU. QUEM COMER DESTE PÃO VIVERÁ ETERNAMENTE.”
___________________________________________________

Um Santo Domingo a todos(as) e que o Espírito Santo de Deus, lhes mande dos céus sempre, em profusão, as suas benesses, protegendo-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
___________________________________________________
Antoni BigCuore. Autor é Amigo do Bem e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta.  Acesse e divulgue seu BLOG BEM VIVER BRAZIL : http://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade homeostática e vida saudável). Seu link filosófico e poético: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore. ( texto original de 09.05.2008 e alterações: 10.06.2011, 20.05.2018 e 08.06.2019).
____________________________________________________





ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 08/06/2019
Reeditado em 08/06/2019
Código do texto: T6668068
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 72 anos
2465 textos (923249 leituras)
87 áudios (63895 audições)
1 e-livros (163 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/08/19 02:40)
ANTONI BIGCUORE