A BÍBLIA DIZ QUE O REINO DE DEUS NÃO É COMIDA NEM BEBIDA?

Porque?

Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Romanos 14:17

O que é o Reino de Deus?
O Reino de Deus é um reino eterno onde Deus é o rei.

1 Coríntios 4:19-20;
19 - Mas em breve irei ter convosco, se o Senhor quiser, e então conhecerei, não as palavras dos que andam ensoberbecidos, mas o poder.
20 - Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder.
Nesse caso específico descrito em Romanos 14:17, Paulo estava se referindo ao Reino de Deus imediato, ou seja, estava se referindo a nova mentalidade que as pessoas precisavam ter nesse Novo Reino.
não é comida nem bebida
Primeiro precisamos entender que a carta foi escrita para um lugar onde possuíam tanto gentios como judeus, ou seja, Jerusalém, é muito provável que a tradição judaica estava influenciando o modo de vida dos gentios, e vice-versa.
O contexto do próprio capítulo Romanos 14: indica para um problema que estava ocorrendo entre os cristãos referente as comidas literalmente:

Romanos 14:2-3;
2 -Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes.
3 -O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.
O fato é que os judeus possuíam diversas leis que os proibiam de comer uma grande variedade de alimentos, quanto a bebida não haviam restrições porém a tradição condenava o grande consumo de bebidas fortes. Isso estava causando problemas e os crentes da época começaram a julgar uns aos outros pelo tipo de comida que estavam consumindo.

Romanos 14:10 - Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.
Paulo menciona ainda que o fato estava causando tristeza e utiliza a palavra “destruir”, pode ter ocorrido casos de pessoas deixar a comunhão por causa da comida e da bebida.

Romanos 14:15 - Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.
mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

Romanos 14:19-20;
19 - Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.
20 - Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo.
O caso era tão sério que Paulo alerta para que não destruíssem a obra de Deus por causa da comida, e nos lembra da nossa nova natureza, a de trazer paz para que todos sejam edificados.
E por fim faz uma recomendação:

Romanos 14:21 - Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.
Nenhuma das coisas que Paulo mencionou acima é proibido, porém o cristão deve ter discernimento se sua atitude estará escandalizando seu irmão, se de alguma forma poderá impactá-lo negativamente na fé, não faça.

Finalizando

Paulo está ensinando que devemos nos preocupar com o próximo a ponto de sacrificarmos as nossas vontades para que Deus seja glorificado.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Mateus 5:16

Glória a Deus, Amém Senhor. -
NRS26052018


 
NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 02/06/2019
Reeditado em 02/06/2019
Código do texto: T6663133
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.