Tempestade

Jesus era um Homem tão calmo que dormia até em situações estressantes. Seus discípulos eram especialistas em barcos e mar. Eles estavam acostumados a tempestades e mau tempo. Jesus era um carpinteiro. O mar devia lhe causar náuseas.

Embora não estivesse acostumado a voragem do mar, sua paz inteiro exalava um perfume até num mar agitado. Qualquer lugar servia para Jesus repousar.

Certa vez, seus discípulos estavam num barco junto com Jesus. Já estive no mar num pequeno barco. Nunca passei tão mal. Uma súbita tempestade abateu o pequeno e instável barco de Jesus. A tormenta era tão grande que seus discípulos entraram em desespero.

O mestre devia estar vomitando ou, no mínimo, assaltado pelo medo. Mas, para a surpresa dos peritos em mar, Jesus dormia tranquilamente. Ao acordar, Jesus censurou o desespero deles. Indicou que o eu deles era inseguro, de pequena Fe, controlado pela ansiedade, sem domínio próprio. Quando o eu sucumbe à ansiedade, a emoção fica mais agitada do que o mar.

Quantos de nos não fazemos das pequenas tempestades grandes tormentas? Quantas vezes um pequeno pensamento negativo ou uma ofensa foi capaz de agitar nossa emoção?

Outra vez, Jesus fez uma referencia interessantíssima a sua falta de privilegio social. Disse que as raposas tinham seus covis e as aves do céu, seus ninhos; mas ele não tinha onde reclinar a cabeça.

Jesus tinha tão pouco, nem mesmo um lugar para dormir, mas onde conseguia reclinar sua cabeça, dormia. Dormia em qualquer ambiente e em qualquer situação. Por que tinha tal capacidade?

Porque não gravitava em torno dos seus inumeráveis problemas. Era rejeitado, enfrentava risco de apedrejamento, de ser preso, mas agradecido.

Alem disso, tinha de lidar com a miséria física e emocional de milhares de pessoas que sofriam e diariamente o procuravam. Ajudava a todas, mas não vivia a dor delas. Amar e ajudar as pessoas são atitudes saudáveis, viver a dor delas como se fosse nossa é uma atitude doente. Jesus sabia se proteger. Fazia tudo com prazer. Tinha noites maravilhosas.

Brunno Nabuco
Enviado por Brunno Nabuco em 28/05/2019
Código do texto: T6658745
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.