1 Coríntios 1:25-29;
25 - Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
26 - Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.
27 - Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
28 - E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
29 - Para que nenhuma carne se glorie perante ele.

Irmãos, para compreender esses versículos que está em 1 Coríntios 1:27 é importante compreender o contexto para não cairmos em confusão com o que realmente Paulo quis comunicar ali.

O que significa Deus escolheu as coisas loucas do mundo?
(1) Paulo está tratando dentro desse contexto a respeito da mensagem da cruz, uma mensagem altamente rejeitada por grande parte dos sábios, religiosos e autoridades de sua época (e também da nossa): 
1 Coríntios 1:18 -  Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
A mensagem de que Deus se fez homem, habitou entre nós e morreu na cruz para tirar os nossos pecados era uma loucura e um escândalo para muitos, principalmente para os judeus e gregos que viam a cruz como uma completa derrota.

(2) As pessoas queriam buscar em sua própria sabedoria e ciência as respostas para as questões da vida, no entanto, infelizmente, em sua busca se distanciaram de Deus, pois a sabedoria humana por si só não faz o homem se aproximar de Deus. Essa sabedoria humana não é capaz de levar o homem para mais perto de Deus, antes, é capaz apenas de fazer o contrário disso:
1 Coríntios 1:22-23;
22 -  Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;
23 - Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. (ou gentios)
(3)  Tudo isso leva os servos de Deus a serem considerados pelo mundo como loucos e fracos. É aqui que entra a fala de Paulo a respeito de um Deus que escolheu as coisas loucas do mundo e as fracas para envergonhar os fortes e sábios: 
1 Coríntios 1:27 - Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir os fortes;

Outra versão:
“pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar os fortes” (1 Coríntios 1:27). 
Aqueles que se exaltam e acham que seu entendimento é a verdade e desconsideram a vontade de Deus, são aqueles que se acham fortes e sábios no mundo. No entanto, Deus os envergonha quando faz uma grande obra através daqueles que Ele chama e que são humildes, que reconhecem sua pequenez, sua dependência de Deus e que fazem grandes obras vindas de Deus não para sua própria glória, mas para a glória de Deus e com a força de Deus.

(4) Esse texto nos mostra um padrão na ação de Deus:
Ele não age segundo a vontade dos homens, mas segundo Sua própria vontade. Na época de Jesus nem mesmo o Seu próprio povo conseguiu reconhecê-Lo como o Salvador prometido;
João 1:11 -  Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

Isso porque eles é que queriam determinar como seria o Salvador. Queriam um libertador político forte, guerreiro, que destruísse o império Romano (um novo Davi).
Mas Deus mandou um filho de um carpinteiro, pobre, que detestava guerras e que estava disposto a morrer numa cruz.

O que eles acharam?

Loucura. Deus não faria isso.
Essa loucura também foi atribuída aos discípulos de Cristo que continuaram o Seu ministério de proclamação da Palavra.
Nós é que somos agora os loucos e fracos diante da sociedade.

Deus escolheu as coisas loucas do mundo sim.
(5), Mas é assim que Deus age.
Ele usa os rejeitados, os que não tem nada em si mesmos a oferecer, aqueles que são considerados pelo mundo como loucos, bitolados e fracos por seguirem as palavras de um outro “louco”, um tal de Jesus de Nazaré. Que praticam as Suas palavras à risca, que O adoram e que dizem não ao que o mundo oferece.
Nós somos os loucos e fracos que Deus escolheu para envergonhar este mundo.

Para proclamarmos a “loucura” da cruz.
E fazemos isso com muita dedicação, pois, na verdade, sabemos quem são os verdadeiros fortes e os verdadeiros fracos na visão verdadeira, a visão de Deus. Essa “loucura” que atribuem a Deus e aos seus servos é muito mais sábia que a sabedoria do mundo: 
1 Coríntios 1:25 -  Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

Glória à Deus, Amém Senhor.
NRS15012018




NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 09/04/2019
Reeditado em 09/04/2019
Código do texto: T6619679
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.