A CENTELHA DE DEUS EM CADA CORAÇÃO. Aclibes Burgarelli. Julho de 2018 (mensagem do Irmão Plínio).

A natureza humana não se reveste de plenitude, ou de condições viáveis no sentido de que, um indivíduo humano, possa ter o poder de modificar a estrutura pensante de outra pessoa, igualmente humana. A modificação externa (da outra pessoa) implicaria em negação da individualidade pensante e, por via de consequência, com interferência na natureza do Livre Arbítrio.

Em se cuidando de reforma íntima, as circunstâncias mencionadas merecem atenção particular, porque o princípio que prevalece é DIVINO, na linha de que cada qual é responsável por si próprio, pelo que permitiu acontecer; dessa forma, a reforma possível não é externa, mas íntima.

A verdade Divina, Cristã (não confundir Cristo com Religião), acima colocada, demonstra quão importante se torna a ORIENTAÇÃO FRATERNA e a síntese dos ensinamentos de Jesus, em especial a observação feita a respeito dos verdadeiros mandamentos de Deus.

O Mestre ensinou que o primeiro mandamento é Amar a Deus sobre todas as coisas; portanto, o AMOR é fundamental, mas o AMOR DÍVINO, ou CARITAS. . O segundo, que está no primeiro e que encerra tudo o que deve ser compreendido pelos irmãos humanos é Amar ao próximo como Jesus amou a todos.

Sem a aplicação desses mandamentos de Deus, os quais se consideram necessários para se compreender a razão da vida humana e aplicação que deve ser feita por meio de ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL, não há como se pretender mudar o comportamento e a vida dos nossos semelhantes.

Há várias maneiras de se encontrar orientação companheira no caminho que conduz à reforma íntima, ou seja MODIFICAÇÃO INTERNA. Em regra, a causa que motiva a busca do fim de um sofrimento é a DOR. A dor é manifestação causada pela ausência de Luz nas trevas, as quais ocupam o lugar da alma.

Não há como, externamente modificar-se a natureza humana, ou seja aumentar a intensidade da Luz interior, a fim de que os momentos trevosos e, com estes, todos os dissabores da existência (ódio, inveja, intransigência, desespero, depressão e outras adversidades humanas) possam cessar.

Há sim possibilidade de ORIENTAÇÃO para a compreensão do que se deve entender por FÉ RACIOCINADA; o que se deve entender por reforma íntima; enfim, o que se deve entender por força maligna do pensamento que nós próprios alimentamos em detrimento da força Divina que deixamos de lado.

Não há quem possa fazer cessar a maneira de pensar, mas há Irmãos do plano espiritual, Mensageiros de Deus, que estão prontos a nos ORIENTAR para a REFORMA ÍNTIMA. A fórmula é simples; basta querer: Peça e receberás; procura e acharás; bata e a porta se abrirá.

Há verdade interior, no íntimo do ser e exatamente onde está o Reino de Deus, conforme observou Paulo,  e que não corresponde às verdades ilusoriamente agarradas, por ignorância (isto é falta de conhecimento) situadas ao longo da realização dos nossos pensamentos voltados ao ter, ao poder e às satisfações para as quais o organismo humano colabora. A primeira forma é pura e a revela a criança até ao seis anos de vida. É para essa pureza que se deve dar RÉ, isto é voltar. Dar RÉ à PRIMEIRA FORMA, ou seja REFORMA ÍNTIMA.  Verifica-se que não se trata de embelezamento, de modificação, mas sim de RETORNO AO FIM DIVINO, isto é reforma íntima. Essa é a verdade libertadora.  

Que a Paz de Jesus esteja conosco, porque nos é dada com Amor e não como o mundo a dá. .

Obs. Para espancar dúvidas por mim percebidas, informo que não sou ligado a religião dogmática alguma, porque sou Cristão e o Cristo ao qual me rendo, por amor, não está subordinado a hierarquia, poder temporal ou dogmas impostos.
aclibes
Enviado por aclibes em 04/04/2019
Reeditado em 04/04/2019
Código do texto: T6615386
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.