Filho Pródigo e a Misericórdia de Deus
Antoni BigCuore Casagrande*
Data: 31.03.2019,domingo, às 10:11 horas
Local: São Paulo, SP., Brasil
____________________________________________________
EVANGELHO SEGUNDO LUCAS, 15, 1-32
____________________________________________________
“Todos os cobradores de impostos e pecadores se aproximavam de Jesus para o escutar. Mas, os fariseus e doutores da Lei criticavam Jesus, dizendo: “Esse homem acolhe pecadores, e come com eles”.( versículos: 1 e 2 ). ( 1 )
Os fariseus eram hipócritas professavam uma religião essencialmente RITUALISTA, sem a essência do amor de Deus.
Jesus, para quebrar os paradigmas, lhes conta três parábolas: uma da ovelha perdia, da moeda e outra do filho pródigo.
Qual pastor que, sabendo que está perdida uma ovelha no meio de cem, não deixa as noventa e nove ovelhas e vai em busca daquela que se perdeu?
E quando a encontra fica muito feliz, pois encontrou uma criatura de Deus que estava perdida!.
Jesus bate de frente contra a hipocrisia dos judeus que o criticavam por ser amigo de prostituta, amigo de cobradores de impostos e de ser comilão e beberrão. Argumento falso este dos fariseus. Pelo contrário, Jesus lhes mostra, com clareza, toda a sua pedagogia aprendida de seu Pai Celestial, qual seja, Ele ama a todos os seus filhos e toda a obra de sua criação.
Por outro lado, tem um carinho todo especial para com os pobres e desvalidos da nossa sociedade. Porisso, que converteu Maria Madalena; curou inúmeros doentes, etc.
Enfim, realizou centenas de SINAIS para mostrar que Ele era verdadeiramente o Filho de Deus, cuja missão é demonstrar em ATITUDES CONCRETAS o seu AMOR INFINITAMENE MISERICORDIOSO para com os pequenos e marginalizados. Jesus não faz acepção de pessoas! Para Ele todo ser humano merece ser ACOLHIDO com todo amor e dignidade!
Deus NUNCA desiste do ser humano!. Ele nos criou por amor e quer que sejamos salvos para adentrarmos definitivamente no seio de amor e misericórdia.
Os fariseus e Mestres da Lei, se apegam às 613 leis para impor a canga no pescoço dos pobres, mas eles mesmos, não cumpriam esses referidos preceitos da Lei de Moisés. Eles eram falsos discípulos de Deus Pai!. E odiavam Jesus pelos seus gestos de carinho, afeto e amor para com o pequeninos.
A parábola do FILHO PRÓDIGO, demonstra bem a infinita MISERICÓRDIA de Deus para com um pecador que se arrepende e volta correndo para os braços do Pai. O filho mais velho fica com raiva e inveja de seu irmão mais novo e discute com o Pai, porque este faz um banquete para receber o filho que voltava para os braços de seu pai, pois reconhece seu erro ao pedir toda a sua herança e gastá-la com prostitutas e orgias.
O filho pródigo, cai em si, e se arrepende de seu ato impensado e volta correndo para os braços do Pai, quando percebe a sua própria miséria.
Todo cristão tem um pouco a ver com esta estória. Todos nós pecamos quando nos distanciamos de Deus e somos levados pelas insídias de Satanás.
Por isso que, nós cristãos católicos, devemos estar sempre em dia com a nossa vida SACRAMENTAL, sobretudo a Confissão e Eucaristia, verdadeiros bálsamos para as feridas de nossos corações! Meditemos o Salmo 51 que faz parte da liturgia desse domingo.
_____________________________________________________
SALMO 51(50)- “Tem piedade de mim, ó Deus, por teu amor! Por tua grande compaixão, apaga a minha culpa! Lava-me da minha injustiça e purifica o meu pecado!.
Porque eu reconheço a minha culpa, e o meu pecado está sempre em minha frente; pequei contra Ti, somente contra Ti, praticando o que é mau aos teus olhos”.( versículos de 1 a 6). ( 2 )
Que a graça de Deus faça sempre morada em nossos corações! Deus nos abençõe sempre e copiosamente!. Amém!
Um feliz e santo domingo a todos! Graça e Paz nos corações disponíveis!
_____________________________________________________
(*)autor é Amigo do Bem e Divulgador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu BLOG BEM VIVER BRAZIL – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).
(1) Bíblia Paulinas, edição pastoral, páginas 1.335/36
(2) Idem página 725.
(3) texto original, 10.09.2016. Alterado em 31.03.2019, domingo, às 10:11 hrs.
______________________________________________________