Senão se Converterdes, Morrereis. (Lc,13,1-9)
Antoni BigCuore*
Data: 24.03.2019, domingo, às 10:53 hrs.
Local: São Paulo,SP.,Brasil
____________________________________________________
Evangelho - Lucas 13,1-9
____________________________________________________
Glória e louvor a vós, ó Cristo.
Convertei-vos, nos diz o Senhor, porque o reino dos céus está perto (Mt 4,17).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
13 1 Neste mesmo tempo contavam alguns o que tinha acontecido a certos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios.
2 Jesus toma a palavra e lhes pergunta: “Pensais vós que estes galileus foram maiores pecadores do que todos os outros galileus, por terem sido tratados desse modo?
3 Não, digo-vos. Mas se não vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo.
4 Ou cuidais que aqueles dezoito homens, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, foram mais culpados do que todos os demais habitantes de Jerusalém?
5 Não, digo-vos. Mas se não vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo”.
6 Disse-lhes também esta comparação: “Um homem havia plantado uma figueira na sua vinha, e, indo buscar fruto, não o achou”.
7 Disse ao viticultor: ‘Eis que três anos há que venho procurando fruto nesta figueira e não o acho. Corta-a; para que ainda ocupa inutilmente o terreno?’
8 Mas o viticultor respondeu: ‘Senhor, deixa-a ainda este ano; eu lhe cavarei em redor e lhe deitarei adubo.
9 Talvez depois disto dê frutos. Caso contrário, cortá-la-ás’”.
___________________________________________________
REFLEXÃO A. BIGCUORE. O evangelho em tela, nos traz à mente as tragédias do mundo de hoje. Especificamente, no Brasil, represas de Mariana e Brumadinho. No sul da África, terremotos matando centenas de pessoas.
Certamente entre elas, existiam pessoas boas e ruins. Compassivas e más. Entretanto, as tragédias aconteceram matando justos e injustos.
O que Jesus nos pede é que devemos nos CONVERTER. Mudança de mentalidade (metanóia) do grego. Converter é MUDAR DE VIDA.
Passar de uma vida de prazeres, hedonismo, para uma vida essencialmente espiritual. Sermos pessoas boas, generosas, com coração compassivo e penitente.
A Quaresma é tempo propício para isto. Que tal, fazermos um pacto com nós mesmos para a cada dia sermos melhores?
Estudar mais a Bíblia (Palavra de Deus), deixando, de lado, um pouco o celular. Fazermos cursos catequéticos; participara de alguma Pastoral na sua paróquia; estudar mais; se preocupar mais com o meio ambiente (a casa comum) como diz o Santo Padre o Papa Francisco?
Diz o Mestre: “..3senão se arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo”.
Um feliz e santo domingo a todos! Saúde, paz e alegria em seus corações!
___________________________________________________
(*)autor é amigo do bem e divulgador do evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu BLOG BEM VIVER BRAZIL – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).
_____________________________________________________