TRANSFIGURAÇÃO E MUDANÇA DE VIDA

Autor: Antoni BigCuore*

Local: São Paulo,SP.,Brasil

Original: 27.02.2015, alterado 17.03.2019

______________________________________________________

EVANGELHO SEGUNDO LUCAS, 9, 28-36

______________________________________________________

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

9 28 Passados uns oitos dias, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e subiu ao monte para orar.

29 Enquanto orava, transformou-se o seu rosto e as suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura.

30 E eis que falavam com ele dois personagens: eram Moisés e Elias,

31 que apareceram envoltos em glória, e falavam da morte dele, que se havia de cumprir em Jerusalém.

32 Entretanto, Pedro e seus companheiros tinham-se deixado vencer pelo sono; ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois personagens em sua companhia.

33 Quando estes se apartaram de Jesus, Pedro disse: “Mestre, é bom estarmos aqui. Podemos levantar três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias!” Ele não sabia o que dizia.

34 Enquanto ainda assim falava, veio uma nuvem e encobriu-os com a sua sombra; e os discípulos, vendo-os desaparecer na nuvem, tiveram um grande pavor.

35 Então da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho muito amado; ouvi-o!”

36 E, enquanto ainda ressoava esta voz, achou-se Jesus sozinho. Os discípulos calaram-se e a ninguém disseram naqueles dias coisa alguma do que tinham visto.

Palavra da Salvação.

______________________________________________________

REFLEXÃO DE A. BIGCUORE: sem dúvida, uma das passagens mais lindas do santo Evangelho. Jesus desempenha a PRÉ-FIGURAÇÃO de sua ressurreição!. Aparece-lhes de uma forma inefável, com um corpo ( segundo se deduz) transfigurado; um corpo glorificado, igualzinho àquele que na Ressurreição, aparece a Maria Madalena.

É o texto que recorda os Pactos que Deus faz com a humanidade. O primeiro é no Antigo Testamento, com Moisés, Abraão etc. No Novo Testamento envolve a pessoa do Mestre Jesus, o Filho de Deus Pai, que veio para nos resgatar de todo pecado e dar início no chamado REINO DE DEUS.

Pedro estava atônito. Não entendia nada do que estava acontecendo. Eles estavam em êxtase!.

Há também uma coisa interessante no texto. Moisés e Elias representam o Antigo Testamento. Moisés a Torah (Pentateuco dos judeus,) e Elias os profetas; Pedro, Tiago e João, o Novo Testamento, sobretudo o Protagonista de toda essa estória: Jesus Cristo, Filho de David.

Nesse fato está claro o divisor de águas. Ele é MAIOR que Moisés e de todos os profetas, representando no texto pelo profeta Elias, que realizou, também, maravilhas no seu tempo.

_____________________________________________________

LECTIO DIVINA. Pedro estava na “zona de conforto” e queria construir três tendas para ficar ali, pois deveria estar muito prazeiroso ao lado do Mestre.

Pergunta: e nós cristãos, nos dias de hoje, como saímos de nossa zona de conforto? De nossa religião ritualista, burocrática, nossa espiritualidade individualista?

Aproveitemos esse Tempo da Quaresma, para fazermos uma revisão de nossas vidas. Checar se realmente estamos tendo ATITUDES CRISTÃS em nosso dia a dia. Se estamos dando BOM EXEMPLO, na família, no trabalho e na escola.

Quaresma é tempo de conversão!. Qual seja, mudança de vida para melhor!

______________________________________________________

Fonte: ( 1 ) – Portal Católico Orante 17.03.2019

(*)autor é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu Blog Bem Viver Brazil– HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

______________________________________________________