Jesus é a Alegria do Pai Eterno e a Coragem do Espírito Santo, a Ternura de Deus... sobre cada um de nós, seus filhos e suas filhas. Amém!

A fé é como uma plantinha na mente da gente

é preciso cuidar

com repeito

com amor

e vai frutificar muito.

Pratique o bem

evite o mal.

Busque a Deus

estou em Deus

não sou Deus.

Deus está em mim

e nos outros

quando ouvimos

a Palavra de Jesus...

Amém. Aleluia!

J B PEREIRA

__________

Jesus é a base da alegria espiritual ou sobrenatural ou divina ou celestial

( = os cristãos latinos a chamam de "Gaudium" que nos leva a Paz interior e à sabedoria e à moderação ou ponderação, valores diferentes da alegria passageira como" Letícia").

Os dons e frutos do Espírito Santo na nossa vida são virtudes infusas pela graça santificante e atual no Batismo e toda vez que nos aproximamos dos 7 sacramentos da nossa Igreja Católica.

As virtudes teologais (Caridade, Fé, Esperança) e as virtudes cardinais são quatro:

a prudência (originalmente “sapientia” que em latim significa conhecimento ou sabedoria), dispõe a razão para discernir em todas as circunstâncias o verdadeiro bem e a escolher os justos meios para o atingir. Ela conduz a outras virtudes, indicando-lhes a regra e a medida", sendo por isso considerada a virtude-mãe humana.

a justiça, que é uma constante e firme vontade de dar aos outros o que lhes é devido;

a fortaleza (ou Força) que assegura a firmeza nas dificuldades e a constância na procura do bem;

e a temperança (ou Moderação) que "modera a atração dos prazeres, assegura o domínio da vontade sobre os instintos e proporciona o equilíbrio no uso dos bens criados", sendo por isso descrita como sendo a prudência aplicada aos prazeres.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Virtudes_cardinais

Então, o Pentecostes acontece onde o Reino de Deus está e na Igreja quando evangeliza e os mártires dão sua vida por e em nome de Jesus.

A verdade sobre Jesus no homem e do homem sobre o Jesus, Filho de Deus nos assegura avançar a verdade e a no sentido da vida espiritual e nosso lugar na história dos seres humanos na prática do bem e das virtudes evangélicas. O equilíbrio é a virtude da temperança e da bondade e da compaixão em nome de Jesus e por Jesus que nos ama e está em cada pessoa que nos encontramos.

Fazendo o bem, estamos nos aproximando do Amor de Deus, pois "quem ama nasce de Deus porque Deus é AMOR."

___

I CARTA DE SÃO JOÃO 4

"Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro.

Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.

Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.

Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.

Amados, se Deus assim nos amou, também nòs devemos amar uns aos outros."

1 João 4:6-11

___

A FÉ EM DEUS E EM JESUS NÃO É CONTRA A LEI NATURAL OU RAZÃO

J B PEREIRA

Crer é confiar. Confiamos em quem nos ama e cuida de nós. Quem crê e ama não mata, cuida e defende contra o mal, defende a vida e a dignidade das pessoas e culturas.

Ora, se quem ama e crê cuida e defende o que lhe é de bem e de valor, pode amar a um Ser Maior e Superior, o qual chamamos Deus, Javé, Pai de Jesus, Jesus o Filho Unigênito do Pai Eterno... Crê é um ato de amor!

Crer é uma habilidade e competência da inteligência (in + legere= ler dentro de ... alguma coisa, compreender a si e os outros pela escuta, reflexão, paciência, ponderação, verificação, observação, ver a índole dos outros e conhecer a si mesmo... )

Crer naturalmente é crer humanamente, cientificamente, socialmente, sociologicamente, eticamente, politicamente. Somos seres da Polis, da cidade, segundo o sentido grego de Democracia: governo que vem do exercício do poder do bem-comum para a cidade, os cidadãos e o povo... O conceito dilatou-se com o tempo: antes era só só os cidadãos que poderiam votar e discutir as questões da Pólis, da Cidade. Os "metecos" não! Porque eram estrangeiros, forasteiros, de fora... de outra cultura e outra cidade não grega.

Com Jesus e o cristianismo, crer é um ato livre dos crentes, dos que creem na vida sobrenatural e divina. Daí, ser a fé um dom infuso pela graça na alma humana, na inteligência ou mente das pessoas, inserindo o dom de crer naturalmente na utopia do Reino dos Céus.

A graça de Deus implica ou supõe a "lei natural" (Tomás de Aquino) ou "lei cósmica" como na viva de Jesus - quando se encarnou pobre por nosso amor e conviveu conosco na Terra.

A lei natural está na busca da verdade e na luz da consciência que faz o bem e evita o mal, é a voz de Deus em cada um de nós, seus filhos e suas filhas.

A lei natural é a razão auxiliada pela Graça divina e pela inspiração interior do Espírito Santo e o amor de Jesus em nós e por nós e para a Eternidade - salvos pelo sangue de Jesus na Cruz, ressuscitaremos com Jesus para a Glória de Deus Pai e pela presença consoladora e fortificante do Espírito Santo Paráclito, mentor e fonte de sabedoria dos que seguem e amam Jesus e o Pai Eterno.

Saberia dos antigos em: 07 COISAS QUE VOCÊ DEVE MANTER EM SEGREDO PARA TER UMA VIDA BEM SUCEDIDA

A sabedoria nos afirma verdades sobre Deus desde o Antigo Testamento. Jesus afirma ser o Caminho, a Verdade e a Vida Eterna de Deus em nós pelo Batismo, em nome da Santíssima Trindade. Podemos dar testemunho de Deus pela vida pessoal, os exemplos de prática do bem (obras de misericórdia espiritual e corporal), amor à Igreja de Jesus na Eucaristia, respeito a todos, equilíbrio ecológico e acolher bem os animais e cuidar das plantas e águas, controle financeiro, fugir do mal e do pecado nos ambientes perversos e corruptos (seguir os mandamentos da Lei de Deus e da Igreja como encaminhar o dizimo à sua paróquia ou a paróquia mais pobre, dar bons conselhos e perdoar como Jesus na Cruz, ter compaixão pelos pecadores e pessoas difíceis, evangelizar em nome de Jesus com a palavra e o exemplo hodierno...

___ https://www.youtube.com/watch?v=IFQfxzIXiaY...

-------------

carta na Bíblia - Veja: 1 João 4

'1 Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.

2 Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;

3 E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo.

4 Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.

5 Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve.

6 Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro.

7 Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

8 Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.

9 Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.

10 Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.

11 Amados, se Deus assim nos amou, também nòs devemos amar uns aos outros.

12 Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.

13 Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito.

14 E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.

15 Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.

16 E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.

17 Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo.

18 No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.

19 Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.

20 Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?

21 E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.

https://www.bibliaonline.com.br/acf/1jo/4

< 1 João 3 - Capítulos - 1 João 5 >

J B Pereira e https://www.bibliaonline.com.br/acf/1jo/4
Enviado por J B Pereira em 12/03/2019
Reeditado em 12/03/2019
Código do texto: T6596454
Classificação de conteúdo: seguro