ESTUDO BÍBLICO - AS BEM AVENTURANÇAS

O que significa a Bem-aventurança?

É a Felicidade Celeste fundamentada na fé e na obediência à palavra de Deus, que gera a felicidade capaz de resistir aos momentos mais difíceis da vida.

O que significa o Bem aventurado?

Significa uma pessoa cristã muito feliz.

As bem-aventuranças são parte fundamental no ensino cristão. Nela o Senhor Jesus revela o que espera de cada um de seus discípulos e como eles serão bem-aventurados se as praticarem.

Sobre as bem-aventuranças, vamos ver que todas elas estão mais relacionadas ao caráter espiritual do que ao exterior, ou seja, físico/material.

Jesus Cristo procura deixar bem claro nas bem-aventuranças que Deus está atento as motivações do comportamento e não ao comportamento em si. Isso porque o exterior pode ser disfarçado, o interior não.

São 8 (oito) bem-aventuranças ao todo:

Os pobres de espírito;

Os que choram;

Os mansos;

Os que têm fome e sede de justiça;

Os misericordiosos;

Os puros de coração;

Os pacificadores;

Os perseguidos por causa da justiça.

Vamos analisar cada uma delas.

Mateus 5:1-2;

1 - E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;

2 - E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:

As bem-aventuranças são promessas exclusivas aos discípulos fieis do Reino dos Céus. Elas revelam a extraordinária carga de felicidade e bênção da qual desfrutarão aqueles que colocarem em prática, esses conselhos. As dificuldades não são omitidas, no entanto, há uma garantia de triunfo perpétuo aos fiéis.

As bem-aventuranças revelam algo profundo dos ensinamentos de Jesus. A retidão que agrada a Deus se revela por uma transformação interior, mais relacionada ao caráter. Não adianta ser exteriormente limpo. Seu “coração” (mente) deve manifestar atitudes corretas.

Ou seja, Cristo “exalta” os humildes, amorosos, cheios de fé, fiéis e corajosos.

A palavra bem-aventurados, é usada cerca de cinquenta vezes no Novo Testamento. O sentido original da palavra possui significado semelhante a ‘grande’. Era sinônimo para a palavra rico.

Escritores gregos utilizavam a palavra bem-aventurados para fazer distinção a deuses e homens. Destacavam o quanto os deuses eram bem-aventurados a despeito de todas as suas virtudes em detrimento à miséria humana.

A explicação das bem-aventuranças ministradas por Jesus, deixam claro quem são os felizes aos olhos de Deus. Mas essas bem-aventuranças só se manifestam mediante a conservação e a prática de um relacionamento correto com o Senhor.

Resumindo, o que Jesus está dizendo é que bem-aventurados são os que vivem com Deus.

***

1 - Bem aventurados Os Pobres De Espírito

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; Mateus 5:3

Essa bem-aventurança refere-se a humildade e ao orgulho. Ela é uma das colunas do Reino. Apenas as pessoas humildes são capazes de ouvir, crer e se submeter aos ensinamentos de Jesus.

Não é pobreza física/ material.

Lucas 6:20 - E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.

Embora Jesus estivesse ensinando, o objetivo é estritamente espiritual.

É uma atitude de coração. Algo como, diz;

Tiago 4:7 - Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

O Senhor Jesus jamais se utilizou de ostentação. Suas atitudes nunca foram confundidas com a soberba. Ao contrário, sendo Rei de Reis, e Senhor de Senhores, Ele nasceu em uma manjedoura, foi criado por uma família humilde;

Lucas 2:24 – E para darem a oferta segundo o disposto na lei do Senhor: Um par de rolas ou dois pombinhos.

lavou os pés de seus discípulos;

João 12:12 – 14;

12 - No dia seguinte, ouvindo uma grande multidão, que viera à festa, que Jesus vinha a Jerusalém,

13 - Tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o Rei de Israel que vem em nome do Senhor.

14 - E achou Jesus um jumentinho, e assentou-se sobre ele, como está escrito:

entre outras coisas.

Jesus espera que seus discípulos, os cidadãos do Reino, sejam humildes. Possuam um espírito livre de toda luxúria, ostentação e ganância mundana.

Bem-aventurados são os que dão ouvidos a esse ensino. Eles estão fazendo exatamente aquilo que o próprio Mestre fez;

Filipenses 2:7-8;

7 - Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;

8 - E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

A recomendação do apóstolo Paulo é: Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus (Filipenses 2.5)

Filipenses 2:5 – De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,

***

2 - Bem-aventurados Os Que Choram

Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados. Mateus 5:4

Mais uma vez, essa bem-aventurança não se refere a tristeza particular, causada por motivos pessoais. É uma tristeza voltada para o pecado. Essa bem-aventurança está diretamente ligada a primeira. Apenas pessoas humildes podem lamentar pelo seu próprio pecado e pelo pecado alheio.

Observe o conselho dado por Tiago, irmão do Senhor:

Tiago 4:8-10;

8 - Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.

9 - Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.

10 - Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

É uma instrução voltada não apenas para o arrependimento, mas para a tristeza do pecado. Um lamento. Observe o seguinte trecho de Ezequiel:

Ezequiel 22:30 – 31;

30 - E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei.

31 - Por isso eu derramei sobre eles a minha indignação; com o fogo do meu furor os consumi; fiz que o seu caminho recaísse sobre a sua cabeça, diz o Senhor DEUS.

Outra versão

“Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor da terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nem um só. Por isso derramarei a minha ira sobre eles e os consumirei com o meu grande furor; sofrerão as consequências de tudo o que eles fizeram, palavra do Soberano Senhor”.

Ezequiel 22:30 – 31;

Podemos chorar por muitos motivos: pelos nossos pecados, pelos pecados da nossa nação, pelos amigos e conhecidos, pelos males humanos, pelos sofrimentos alheios. Bem-aventurados são aqueles que choram, lamentam por coisas como essas. É sobre isso que Jesus está falando. Consolo divino.

***

3 - Bem-aventurados os Mansos

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Mateus 5:5

Essa bem-aventurança refere-se aqueles que são agredidos pelo mal pelo mal, mas não se deixam dominar pela amargura. Ao contrário, usam a mansidão, a paciência para suportar a pressão e serem aprovados por Deus.

Essa promessa é muito parecida com o que está escrito nos;

Salmos 37:10- 11;

10 - Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá.

11 - Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.

Um pouco de tempo, e os ímpios não mais existirão.

Mas os humildes receberão a terra por herança.

Efésios 6:12 - Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Vamos reler

Apenas os mansos são capazes de discernir que, a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais (Efésios 6:12)

Bem-aventurados os mansos porque eles não se deixam dominar pela ira, pelo ego, ou pelo poder humano;

Efésios 4:26 – Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.

A sua confiança está completamente no Senhor;

Salmos 20:6-9;

6 - Agora sei que o Senhor salva o seu ungido; ele o ouvirá desde o seu santo Céu, com a força salvadora da sua mão direita.

7 - Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus.

8 - Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé.

9 -Salva-nos, Senhor; ouça-nos o rei quando clamarmos.

Os irmãos serão recompensados de uma vez por todas quando os inimigos de Deus forem derrotados, expulsos da Terra. Os despojos serão dados a eles. Toda injúria, calúnia, desacato, tudo que desafiou sua fé e seu comportamento cristão será extinto.

***

4 - Bem-aventurados Os Que Têm Fome E Sede De Justiça

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Mateus 5:6

Fome e sede eram dois elementos comuns nos ouvintes de Jesus. A despeito da região, calor e aridez intensa, havia o tempo que Jesus passava ministrando a eles;

Marcos 8:2 – Tenho compaixão da multidão, porque há já três dias que estão comigo, e não têm o que comer.

Mas muitos deles não tinham realmente o que comer por causa da pobreza.

A fome é tão forte que dependendo da intensidade ela se transforma em dor, além de outras consequências:

A fome leva indivíduos a fazer coisas que jamais imaginaram, devido a sua força e importância. É exatamente essa força e importância que o Senhor Jesus deseja que tenhamos em relação a justiça.

O Senhor disse ao meu Senhor:

Salmos 110:1 – Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.

Outra versão

“Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés”. (Salmos 110:1)

Aqueles que tem fome e sede de justiça serão saciados pelo Senhor. Ele ama a justiça. Ela é parte dele. Como está escrito:

Salmos 89:14 – Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade irão adiante do teu rosto.

Outra versão

A retidão e a justiça são os alicerces do teu trono; o amor e a fidelidade vão à tua frente. (Salmos 89:14).

***

5 -Bem-aventurados Os Misericordiosos

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Mateus 5:7

A misericórdia é uma bem-aventurança que não pode faltar na vida do Cristão. Isso porque cada um de nós foi alcançado e é alvo da profunda misericórdia do nosso Deus.

O Senhor oferece misericórdia de forma graciosa. Não há mérito nenhum naqueles que a recebem. Sendo assim, Ele deseja que os seus filhos o imitem.

Na parábola do credor incompassivo o Senhor Jesus dá um exemplo fantástico.

Mateus 18:23 – 27;

23 - Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;

24 - E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos;

Noutra versão diz; dívida impagável

25 - E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.

26 - Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.

27 - Então o Senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.

Nós somos como esse servo devedor. A nossa dívida era impagável. A morte de Jesus na Cruz nos ofereceu redenção, propiciação. Ele pagou a nossa dívida na cruz.

O apóstolo Paulo, que dizia de si mesmo ser o principal dos pecadores;

I Timóteo 1:15 – Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.

fez um resumo de como devemos enxergar esse ato divino.

Efésios 2:8-9;

8 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

9 - Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

Não foi assim que o servo perdoado, da parábola se comportou. Logo após sair da sala do rei, perdoado, ele encontrou alguém que o devia uma quantidade de dinheiro referente a cem dias de trabalho.

Mateus 18:29 – 30;

29 -Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.

Noutra versão: “Então o seu conservo caiu de joelhos e implorou-lhe: ‘Tenha paciência comigo, e eu lhe pagarei’

30 - Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.

As pessoas que o viram ser perdoado foram falar para o rei o que ele havia feito. Quando os outros servos, companheiros dele, viram o que havia acontecido, ficaram muito tristes e foram contar ao seu senhor tudo o que havia acontecido.

Mateus 18:32 – 34;

32 - Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste.

33 - Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?

34 - E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que lhe devia.

Noutra versão: Irado, seu senhor entregou-o aos torturadores,

O Senhor Jesus fecha a parábola dizendo:

Mateus 18:35 - Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.

A misericórdia não é opcional para o cristão.

***

6 - Bem-aventurados Os Puros De Coração

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

Mateus 5:8

Essa bem-aventurança refere-se a pessoas que possuem uma mente não alimentada pela malícia mundana. Dupla personalidade. São aqueles que têm o propósito mental de servir a Deus e permanecer fiéis até o fim.

O Senhor Jesus deixou bem claro:

Mateus 15:18-20;

18 -Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.

19 -Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.

20 - São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.

Coração na bíblia é o mesmo que “mente humana”. A análise de pureza profunda feita pelo Senhor Jesus é com base nos pensamentos, a despeito do comportamento.

Perceba que ele diz que o que contamina o homem é o que aflora de seus pensamentos. O apóstolo Paulo reforça esse ensinamento de Jesus em;

Filipenses 4:8 – Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Colossenses 3:1-3;

1 - Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.

2 - Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;

3 - Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

Essa bem-aventurança traz a mesma base de ensino apresentada pelo salmista:

Salmos 24:3-4;

3 - Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo?

4 - Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.

Mas você pode perguntar:

Como vou controlar meus pensamentos?

Quando menos espero algo que eu não quero invade minha cabeça.

O célebre Martinho Lutero, resumiu com a seguinte frase: “Você não pode impedir que um pássaro pouse em sua cabeça, mas, pode impedir que faça ninho.” (Martinho Lutero)

A promessa de Jesus para as pessoas que se mantiverem mentalmente puras é a de que eles verão a Deus. Isso significa uma maior compreensão de Deus ainda nesta vida;

Efésios 1:18 – Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;

e por fim vê-lo face a face. Conhecê-lo como Ele é;

I Coríntios 13:12 - Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

***

7 - Bem-aventurados Os Pacificadores

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Mateus 5:9

Essa bem-aventurança não se refere as pessoas de natureza pacifica, apenas. Não são aqueles que aceitam a paz sem protesto ou preferem nunca discordar de nada ou de ninguém. Também não são aqueles que têm paz na alma.

Essa bem-aventurança faz menção das pessoas que promovem ativamente a paz. Que lutam pela paz. Que procuram estabelecê-la entre os maiores inimigos.

Lucas 23:12 - E no mesmo dia, Pilatos e Herodes entre si se fizeram amigos; pois dantes andavam em inimizade um com o outro.

Jesus é um grande exemplo de pacificador. Pilatos e Herodes eram inimigos mortais no dia em que o Senhor passou na vida deles, se reconciliaram.

Romanos 5:1- Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;

No entanto, a maior promoção da paz feita pelo Senhor Jesus foi entre Deus e a humanidade (Romanos 5.1).

Por causa dele hoje temos paz com o nosso Criador.

Aqueles que seguirem a Jesus nessa jornada em promoção pela paz, serão chamados filhos de Deus.

O que isso significa?

Significa participação na plenitude de Deus em Cristo Jesus (Efésios 1:22-23)

.

Como filhos adultos.

Efésios 1:22-23;

22 - E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja,

23 - Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.

***

8 - Bem-aventurados Os Perseguidos Por Causa Da Justiça

10 - Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

11 - Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Mateus 5:10-11;

Essa bem-aventurança refere-se aqueles que sofrem por causa de Jesus e dos seus ensinamentos. Algo que os discípulos já haviam começado a experimentar, por parte dos fariseus (Mateus 9:11).

Mateus 9:11 - E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?

Ainda no primeiro século a Igreja enfrentou uma perseguição cruel. Muitos cristãos foram expulsos de suas casas, espancados e mortos. O próprio apóstolo Paulo perseguiu ferozmente a Igreja do Senhor.

Posteriormente, após sua conversão ele escreveu: “fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo:

Atos 14:22 - Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.

“É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus” (Atos 14.22).

Assim como o Senhor Jesus recomendou na bem-aventurança os apóstolos fizeram. Após serem presos e espancados por pregarem o Evangelho de Cristo;

Atos 5:41- Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus.

Devemos considerar um motivo de grande alegria padecer, por qualquer motivo, desde que seja da forma correta, por amor ao Senhor e a Sua Palavra. O que Ele fez por nós na cruz do Calvário não tem preço.

***

Conclusão

As bem-aventuranças são aquilo que Jesus Cristo espera encontrar em um cristão autêntico.

Vivemos dias em que o cristianismo é muito aparente.

É vazio.

Com um compromisso amistoso.

Irmãos, vamos orar para que o Senhor Jesus nos torne pessoas bem-aventuradas.

Que na jornada do dia-a-dia, e nos degraus da vida Ele seja aquele que nos sustenta e aperfeiçoa, para a glória de Deus.

Irmão, Você é bem-aventurado?

Em qual delas, das bem-aventuranças você mais precisa de ajuda?

Abençoe seus irmãos e seus amigos, as pessoas que você ama acredito que será bênção para elas.

Deus abençoe.

Glória a Deus, Amém Senhor. –

NRS25032018

Glorifiquemos o filho, Jesus, para que o nosso Pai Celestial seja glorificado.

Glória a Deus, Amém Senhor.

NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 07/03/2019
Reeditado em 07/03/2019
Código do texto: T6592057
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.