Quaresma: Tempo de Profunda Reflexão Interior

Antoni BigCuore*

Data: Original: 11/03/2014

Local: São Paulo

Data: Alterado: 06.03.2019

____________________________________________________

Na Bíblia existem vários números emblemáticos: 40 anos o povo de Deus caminhando no deserto; o numero 3 simbolizando os três grandes profetas e também para os cristãos católicos, simbolizando a Trindade Santa: Pai, Filho e Espírito Santo; Jesus passou 40 dias em oração e jejum, no deserto onde foi tentando por satanás.

A propósito, reflitamos o Evangelho de Mateus, capitulo 4, 1-11. “Naquele tempo, o Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo.. Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites e, depois disso, teve fome. Então o tentador aproximou-se e disse a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!”.

Jesus lhe respondeu: “NEM SÓ DE PÃO VIVE O HOMEM, MAS DE TODA A PALAVRA QUE SAI DA BOCA DE DEUS”. (4)

O tentador preparava armadilhas para pegar Jesus. A maior foi esta: “Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua glória e lhe disse: “Eu te darei tudo isso se te ajoelhares diante de mim, para me ADORAR”.(9). Jesus lhe disse: “Vai-te embora satanás, porque está escrito: “ADORARÁS AO SENHOR TEU DEUS E SOMENTE A ELE PRESTARÁS CULTO”.(10). Então o diabo o deixou. E os anjos se aproximaram e serviram a Jesus.”

_____________________________________________________

Reflexão A. BigCuore: A nossa vida, seja de cristão ou não cristão, é uma longa caminhada pelo deserto da vida. Sofremos incontáveis tribulações e tentações. O mundo com seu luxo e miséria, instigado pelo Maligno, tenta todo mundo, cristãos e não cristãos a chafurdar na lama do pecado e da corrupção.

O Inimigo de Deus, é esperto ele conhece a Bíblia inteira, bem como todas as nossas fraquezas. Ele não poupou nem Jesus e tentou(mas não conseguiu!!!),com promessas de toda riqueza do mundo, todos os prazeres e facilidades, mas com uma condição: “SE ME ADORARES”....

A maior “dor de cotovelo” do inimigo de Deus, é que ele tem uma INVEJA INCONTROLÁVEL, pois queria ser como Deus; ser ADORADO como Ele!!!.

Por que lúcifer, o chefão dos diabos, veio para a terra? Porque ele queria ser como Deus e não conseguiu.

Então, pelejou com São Miguel Arcanjo, o Chefe da Milícia Celeste, (vide em Apocalipse) e perdeu a batalha, sendo expulso do paraíso e, com ele, vieram bilhões e bilhões de anjos decaídos que, estão até hoje, promovendo misérias e mortes em todo o planeta terra!!!

Vejamos Apocalipse 12, versículos 7 a 12: “Aconteceu então uma batalha no céu: Miguel e seus Anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão batalhou juntamente com os seus Anjos, mas foi DERROTADO, e no céu não houve mais lugar para eles. Esse grande Dragão é a antiga Serpente, é o chamado Diabo ou Satanás. É aquele que seduz todos os habitantes da terra.

O Dragão foi expulso para a terra, e os Anjos do Dragão foram expulsos com ele. Ouvi, então, uma voz forte no céu proclamando: “Agora realizou-se a salvação, o poder e a realeza do nosso Deus e a autoridade de seu Cristo. Porque foi expulso o acusador dos nossos irmãos, aquele que os acusava dia e noite diante de nosso Deus”.

“Eles, porém, venceram o Dragão pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram, pois diante da morte desprezaram a própria vida. Por isso faça festa, ó céu. Alegrem-se os que aí vivem. Mas, aí da terra e do mar, porque o Diabo desceu para o meio de vocês. Ele está cheio de grande furor, sabendo que lhe resta pouco tempo”. ( 1 )

Vejam vocês caros leitores(as), as drogas, roubos, homicídios, filhos matando pais, pais matando filhos, etc., corrupção, tráfico de armas, drogas, tráfico de pessoas, pedofilia, misogamia etc., são ações malignas. As pessoas que não trazem Deus no Sacrário de seu coração, deixam “brechas na mente” para a ação maligna. Por isso, que nesse tempo de Quaresma, já dizia a minha avó, as portas do inferno são abertas e os “bichos”, vem babando para tentar, sobretudo, os cristãos.

Revestimo-nos, como diz Paulo Apóstolo, da couraça da fé, da palavra de Deus e, sobretudo, da Santa Eucaristia, o corpo de Deus eucarístico, que nos dá força e coragem para superar as grandes tentações de nosso tempo.

Três palavras caracterizam a Quaresma: ESMOLA, JEJUM E ORAÇÃO!

Eu acrescento a CARIDADE (a esmola é uma forma) incluindo visitas a hospitais e creches, onde existem muitas pessoas carentes, famintas em ouvir alguma palavra de soerguimento moral e espiritual.

Deus os abençoe sempre e copiosamente! Paz e alegria em seus corações!

_____________________________________________________

Fonte: ( 1 ) Bíblia Paulinas, edição pastoral, pg. 1.602.(apocalipse).(grifos meus)

(*)autor é Amigo do bem, escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça e divulgue seu Blog Bem Viver Brazil – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

(alt. 06.03.2019)

_____________________________________________________