Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo 4

Antoni BigCuore*

Data: Alteração 22.02.2019, 6ª feira, às 09:50 horas

Local: São Paulo,SP.,Brasil.

______________________________________________________

(Mt. 16,13-20)

______________________________________________________

O Evangelho de hoje, 22.02.2019, está previsto em Mateus 16, 13 a 20. Hoje, pela liturgia cristã católica, se comemora a Cátedra de Pedro. Cátedra quer dizer cadeira. O símbolo do comando da Igreja Católica, exercida pelo Papa. Atualmente, pelo Papa Francisco.

Vamos ao texto de hoje.

“Chegando Jesus ao território de Cesaréia de Filipe, perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”. Disseram: “uns afirmam que é Joao Batista, outros que é Elias, outros, ainda, que é Jeremias ou um dos profetas”.Entao lhes perguntou: “ E Vós, quem dizeis que eu sou?”. Simao Pedro, respondendo, disse: “TU ÉS O CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO”.(grifo meu).

Jesus respondeu-lhe: “Bem aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isso, e sim o meu Pai que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei A minha igreja, e as portas do Inferno nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado no céu, e o que desligares na terra será desligado nos céus.” ( 1 )

TESTEMUNHO DA PALAVRA: “A pregação de Pedro começa quando afirma “Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo”. Esta profissão de fé foi-lhe revelada pelo Pai(Mt.16,17). Paulo insiste: “Combati o bom combate completei a carreira e guardei a fé.(2Tm 4,7).

Essa fé sustentou a pregação. A força de sua proclamação da fé em Jesus era suficiente para conduzir à conversão. Diante da difícil conjunção entre os cristão vindos do paganismo e os cristãos vindos do judaísmo, souberam assumir as diferenças e conduzir a igreja na unidade da fé. Paulo lutou fortemente para defender os direitos da fé dos gentios, pois era um mandato de Cristo”. (cf. Deus Conosco, editora Santuário, mês Julho/18, pg.37, por Pe.Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R.)

_____________________________________________________

REFLEXÃO DE A.BIGCUORE: pelo texto do evangelista, fica bem claro qual é a igreja fundada por Jesus Cristo: aquele cuja cabeça começou com Pedro!!!

Sobre esta rocha ( do grego PETROS e em aramaico KEPHA) edificarei A MINHA IGREJA, diz o Mestre Jesus, ou seja, a ÚNICA igreja. O artigo definido “A”, deixa bem claro isso!.

Não estamos aqui interessados em criar polêmica e nem discutir religião, apenas esclarecer que a ÚNICA igreja bíblicamente continuadora dos apóstolos é a CRISTÃ CATÓLICA. Isto, porém, não invalidada as demais denominações cristãs. O mais importante de tudo, é sermos DISCíPULOS DE JESUS!

Qual seja, PRATICAR tudo o que Ele ensinou através de suas palavras exaradas nos santos Evangelhos.

A nossa CAPACIDADE DE AMAR é que nos salvará! Que nada mais é do que ser batizado e ter fé em Jesus e, claro, no dia a dia, ter atitudes, gestos concretos de amor ao próximo. (ex. uma palavra amiga dita na hora certa; um abraço, um beijo, demonstração de solidariedade, sobretudo, na hora da dor, a caridade etc. etc.)

Pelo texto, fica claro que como se fosse Jesus passando uma PROCURAÇÃO a Pedro para cuidar do seu rebanho, quando Ele ascendesse aos céus, com a vinda posterior do Divino Espírito Santo, que guia a igreja até hoje.

A Igreja Católica, enquanto corpo místico de Cristo, é perfeita, santa e impecável!. Já a igreja hierárquica é composta de homens; e homens são falhos. Vejam o que aconteceu com o Papa Bento XVI, renunciou ao cargo, porque sentiu que alguns grupos de cardeais estavam criando grandes “resistências” à sua administração pastoral e temporal também. E, em vista de sua idade já avançada, optou corajosa e humildemente pela renúncia, conforme previsto no Artigo 332, parágrafo 2, do Código de Direito Canônico, redigido por ele mesmo então Cardeal Joseph Ratzinger, no tempo do Papa João Paulo II.

______________________________________________________

TUDO PASSA. SÓ DEUS PERMANECE!.

______________________________________________________

A igreja católica, ao longo da história passou por várias crises, já teve até três Papas, um em Roma, outro na França, e outro em Pisa, Itália, entre 1.309 e 1.377. A residência do Papado mudou de Roma para Avignon, na França, pois o Papa Clemente V foi levado, pelo rei Francês para residir em Avignon.

Em 1.378, O Papa Gregório XI, voltaria para Roma onde faleceria. E teve também um anti-papa em Pisa, Itália.

O Cisma acabou com o CONCÍLIO DE CONSTANÇA, em 1.417, quando o papado foi reestabelecido em Roma.( 2 )

Quer crise maior que essa? E, a Igreja Católica, nunca foi e nunca será destruída, pois Ela é guiada pelo próprio Espírito Santo; é Ele que procede do Pai Celestial e do Filho Jesus Cristo, o Verbo (palavra) encarnada. Ela foi avalizada pelo próprio Jesus, quando, no texto supra, diz que “...as portas do inferno jamais prevalecerão sobre ela”.

DEUS abençõe a todos nós cristãos e não cristãos para que o melhor aconteça nesse mundo tão atribulado e cheio de violências!. A paz começa no coração humano, não nos esqueçamos disso!.

DEUS SEJA ETERNAMENTE LOUVADO E GLORIFICADO, EM NOME DE SEU FILHO JESUS CRISTO, AMÉM!

______________________________________________________

Fonte: ( 1 ) – Bíblia de Jerusalém, Paulus Editora, pg. 1.869/870. (2) Wikipédia

(02) Bíblia Paulinas, edição pastoral, pg. 688/689.

______________________________________________________

(*)autor é Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seus blogs evangelizadores: BLOG BEM VIVER BRAZIL – http://antonibigcuore.blogspot.com (auto conhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore - São Paulo, Brasil.

(texto original 23/08.2014, alterado 02.07.2017/ 01.07.2018 e 22;02.2019).

_______________________________________________________