Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A Alegria do Senhor É a Nossa Força"

(Lc,1, 1-4; 4,14-21)

Antoni BigCuore*


1ª Leitura – Livro Neemias, 8, 2-4ª.,5-6-8-10
2ª Leitura – Salmo 19(18)
3ª.Leitura – Evangelho S.Lucas, 1, 1-4; 4,14-21

A narração abaixo, do Livro de Esdras e Neemias, ocorre mais ou menos nos anos de 538 e 400 A.C., a volta do exílio da Babilônia, onde os judeus foram perseguidos e muitos mortos pelo sanguinário Rei Nabucodonosor. ( 1 )

Leitura do Livro de Neemias:

Naqueles dias, 2o sacerdote Esdras apresentou a Lei diante da assembléia de homens, de mulheres e de todos os que eram capazes de compreender. Era o primeiro dia do sétimo mês.

3Assim, na praça que fica defronte da porta das Águas, Esdras fez a leitura do livro, desde o amanhecer até ao meio-dia, na presença dos homens, das mulheres e de todos os que eram capazes de compreender. E todo o povo escutava com atenção a leitura do livro da Lei.
4aEsdras, o escriba, estava de pé sobre um estrado de madeira, erguido para esse fim.
 
5Estando num lugar mais alto, ele abriu o livro à vista de todo o povo. E, quando o abriu, todo o povo ficou de pé.
6Esdras bendisse o Senhor, o grande Deus, e todo o povo respondeu, levantando as mãos: “Amém! Amém!”

Depois inclinaram-se e prostraram-se diante do Senhor, com o rosto em terra. 8E leram clara e distintamente o livro da Lei de Deus e explicaram seu sentido, de maneira que se pudesse compreender a leitura.
9O governador Neemias e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas, que instruíam o povo, disseram a todos: “Este é um dia consagrado ao Senhor, vosso Deus! Não fiqueis tristes nem choreis”, pois todo o povo chorava ao ouvir as palavras da Lei.

10E Neemias disse-lhes: “Ide para vossas casas e comei carnes gordas, tomai bebidas doces e reparti com aqueles que nada prepararam, pois este dia é santo para o nosso Senhor. Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força”.
( 1 )


SALMOS 19 (18) (sinopse)
 Vossas palavras, Senhor, são espírito e vida!
 Vossas palavras, Senhor, são espírito e vida!

 A lei do Senhor Deus é perfeita,/ conforto para a alma!/ O testemunho do Senhor é fiel,/ sabedoria dos humildes.

Os preceitos do Senhor são precisos,/ alegria ao coração./ O mandamento do Senhor é brilhante,/ para os olhos é uma luz.

 É puro o temor do Senhor,/ imutável para sempre./ Os julgamentos do Senhor são corretos/ e justos igualmente.
Que vos agrade o cantar dos meus lábios/ e a voz da minha alma;/ que ela chegue até vós, ó Senhor,/ meu Rochedo e Redentor!

________________________________________________________
EVANGELHO SEGUNDO LUCAS, 1, 1-14; 4, 14-21

1Muitas pessoas já tentaram escrever a história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, 2como nos foram transmitidos por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da palavra.

3Assim sendo, após fazer um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu desde o princípio, também eu decidi escrever de modo ordenado para ti, excelentíssimo Teófilo.4Deste modo, poderás verificar a solidez dos ensinamentos que recebeste.

Naquele tempo, 4,14Jesus voltou para a Galiléia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza.
15Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam.
16E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga, no sábado, e levantou-se para fazer a leitura.
 
17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.
 
20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.
21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.
_______________________________________________________
Reflexão: A. BigCuore: A primeira leitura, bem como todo os textos, nos remetem à importância da Palavra de Deus.
Na primeira, o povo que voltava do Exílio em Babilônia, no tempo do Rei Nabucodonobor, onde Jerusalém foi totalmente saqueada e destruída. (538 e 400 A.C.)

Neemias que era copeiro  do rei, elegeu-se Governador e Esdras o Sacerdote, os personagens dessa primeira leitura, onde o povo vibra ao ser proclamada de um pedestal a leitura da Lei (Pentateuco ou Tora o livro do povo judeu).

9O governador Neemias e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas, que instruíam o povo, disseram a todos: “Este é um dia consagrado ao Senhor, vosso Deus! Não fiqueis tristes nem choreis”, pois todo o povo chorava ao ouvir as palavras da Lei.

Note-se a emoção que a palavra de Deus provocou no povo judeu! Toda assembléia vibrava e choravam de alegria, ao ouvir as palavras da Lei.

                                                   *****
No Evangelho Jesus, o Verbo de Deus, a própria palavra encarnada como diz o Evangelista João, ensinava na Sinagoga e caiu o texto do Profeta Isaías, 61, onde o profeta dizia exatamente do Messias que iria assumir a sua missão a partir dessa leitura. Tanto que o próprio Jesus, afirma no final da leitura:

“Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.
21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.

Uma pergunta se impõe: como nos dias de hoje, será que nós cristãos, assumimos e vivemos a Palavra de Deus, com aquele mesmo ENTUSIASMO que o fizeram o podo judeu conforme a primeira leitura?

Procuramos traduzir em ATITUDES CONCRETAS a palavra de Deus, em nosso dia a dia? Por exemplo: visitamos doentes, ou mesmo alguma pessoa da família que esteja nesse estado? Ajudamos o centro social de nossa comunidade com o dízimo, remédios, roupas em bom estado que não mais usamos? No dia a dia, somos educados dentro do ônibus, metrô ou trem? Cedemos nosso lugar a alguma pessoa idosa ou gestante? Falamos palavras doces ao próximo que possam evidenciar a nossa fé como cristãos? Ou reforçamos aquelas conversas NEGATIVAS que nada constroem?

Recordemos o que disse Neemias:

10E Neemias disse-lhes: “Ide para vossas casas e comei carnes gordas, tomai bebidas doces e reparti com aqueles que nada prepararam, pois este dia é santo para o nosso Senhor. Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força”.

A Palavra de Deus é viva, eficaz, sempre produz bons frutos. Onde ela é semeada jamais volta para quem a semeou, sem produzir frutos!
“A lei do Senhor é perfeita, conforto para a alma!
JESUS, é o nosso grande modelo a ser seguido. Se quisermos ser verdadeiramente DISCÍPULOS do Mestre, temos de renunciar a muitas coisas, inclusive e principalmente as nossas vaidades pessoais e ânsia de poder!
________________________________________________________
Fonte: (1) – Bíblia Paulinas, edição pastoral, pgs.519/20.

(*)Antoni BigCuore é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o Planeta. Acesse seu BLOG BEM VIVER BRAZIL – http://antonibigcuore.blogspot.com(autoconhecimento, espiritualidade,  vida saudável) e seu link poético e espiritual: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
(original 27.01.2013. Alterado em 29.01.2019)
_______________________________________________________

ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 29/01/2019
Código do texto: T6562193
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 72 anos
2474 textos (931652 leituras)
87 áudios (64988 audições)
1 e-livros (163 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/09/19 05:20)
ANTONI BIGCUORE