SETE PECADOS CAPITAIS

ONDE OS ENCONTRAMOS NA BÍBLIA ?

Acredito que muitos já ouviram falar a respeito dos sete pecados capitais, mas estão na Bíblia, onde eles são citados? Esses pecados são citados onde na Bíblia? Vamos ler um pouco mais sobre eles.

Apesar de muitas pessoas acharem que os sete pecados capitais são citados na Bíblia com essa nomenclatura, na realidade, isso não é uma verdade, pois eles não são citados dessa forma na Bíblia.

Vejamos com mais detalhes:

Onde a Bíblia fala sobre os sete pecados capitais?

(1) A primeira coisa a entendermos é o termo. Pecado nós já sabemos o que é, é uma transgressão, uma violação aos mandamentos de Deus. Capital vem de uma palavra que deriva do latim e indica algo que é “cabeça”, “líder”, “chefe”. Sendo assim, os famosos sete pecados capitais apareceram dessa forma apenas no século VI, através do papa Gregório Magno, quando ele, lendo as cartas de Paulo, elencou sete pecados que seriam os “líderes” de todos os outros, ou seja, que seriam os principais pecados dos quais os outros derivam. Daí mais tarde surgiu essa nomenclatura.

(2) Esses “pecados chefes” são: inveja, soberba, gula, avareza, luxúria, ira e preguiça. É importante observar que apesar de todos esses sete pecados serem realmente pecados segundo a Bíblia, não temos na Bíblia qualquer menção de que existam sete pecados que são capitais, ou seja, que são pecados dos quais os outros derivam de acordo com esse conceito dos sete pecados capitais. Por isso, esse conceito de pecados capitais é algo exclusivo do catolicismo e não é usado entre os evangélicos.

(3)Existe uma lista na Bíblia onde Deus relaciona sete pecados, mas essa lista não tem nada a ver com os sete pecados capitais:

Provérbios 6:16-19;

16 – Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina:

17 - Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,

18 - O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal,

19 - A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

(4) Um outro fato interessante é que a Bíblia faz algumas distinções entre pecados que são mais odiosos aos olhos de Deus. Apesar de todo pecado desagradar a Deus, a Bíblia apresenta certos pecados como maiores do que outros.

Todos os tipos de pecados levam o homem a condenação e ofendem a Deus. Nas listas de pecados mencionadas na Bíblia, eles são citados um após o outro, sem uma escala de maiores ou menores pecados. Observe que a glutonaria (comer exageradamente) está na mesma lista que a prostituição.

Veja:

Gálatas 5:19 – 21;

19- Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,

20 - Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,

21 - Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

OUTRA VERSÃO: Gálatas 5: 19-21;

19 - As coisas que a natureza humana produz são bem-conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, 20 - a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, 21 - as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus.

Um dos textos que nos mostra isso, por exemplo, é este:

João 19:11 - Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem.

Ou seja, os acusadores de Jesus, que foram os religiosos conhecedores da Lei, tinham um pecado muito maior do que o de Pilatos, pois fecharam seus olhos para a Lei. Pilatos, não conhecedor profundo da Lei de Deus, foi covarde em seu julgamento, pecou, mas tinha um pecado menor do que o deles nessa condenação.

(5) Esclarecendo melhor, vamos falar rapidamente de cada um dos sete pecados capitais, pois, apesar de não serem mencionados na Bíblia dessa forma, ainda assim são pecados e devem estar longe de nossas vidas:

a) Inveja é sentir pesar, tristeza pelas conquistas do próximo, mas, ao mesmo tempo, desejá-las para si mesmo;

b) Soberba é o orgulho. Um sentimento destrutivo que faz a pessoa

se achar superior a outras pessoas e, principalmente, desprezar os outros por se achar melhor ou superior;

c) Gula é o excesso em comer ou beber. Esse pecado atenta contra o templo do Espírito Santo, nosso corpo, por isso é considerado um erro na vida das pessoas. Hoje sabemos, inclusive, que a gula provoca muitas doenças por conta do desequilíbrio alimentar;

d) Avareza é o apego ao dinheiro como se ele fosse um tipo de deus. Faz com que a pessoa faça tudo por ele, inclusive cometer outros pecados graves;

e) Luxúria são as condutas sexuais vergonhosas que podem ser manifestadas através de uma sensualidade exagerada, imoralidades sexuais, uso do sexo fora da vontade de Deus;

f) Ira é um impulso violento contra alguém que nos ofendeu ou fez algo que nós julgamos incorreto. A ira causa a raiva e o furor, que leva a pessoa a um descontrole e a falta de amor ao próximo e o exercício do perdão.

g) Preguiça é a pouca disposição para a realização de tarefas. Leva a pessoa a ruína, pois a impede de ser produtiva e diligente na realização dos trabalhos necessários à vida e também o exercício dos dons e talentos que Deus deu para O servirmos.

Finalizando / (O que devemos pedir?)

1 Reis 3:11 - E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;

Glória a Deus, Amém Senhor.

- NRS29122017

NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 23/01/2019
Código do texto: T6557847
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.