Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Epifania do Senhor.Jesus é Acolhido pelos Pagãos.(Mt,2,1-12)

Antoni BigCuore*
Data: 05.01.2019, sábado, às 11:12 horas
Local: São Paulo,SP.,Brasil
_______________________________________________________
Neste domingo a Igreja celebra a festa da Epifania, que significa manifestação. O menino Deus se manifesta ao mundo conforme já previram os profetas do Antigo Testamento.
O texto de hoje, está previsto em Evangelho de São Mateus, capitulo 2, versículos de 1 a 12.

Antífona: “Em Belém, na Judeia, porque assim está escrito por meio do profeta: “E você, Belém, terra de Judá não é de modo algum a menor entre as principais cidades de Judá, porque de você sairá um Chefe, que vai apascentar Israel, meu povo”.(cf. v. 6, cap. 2) (Bíblia Paulinas, edição pastoral pg. 1.240).

Herodes, então governador, fica sabendo da estrela guia e tenta aliciar os reis magos para que o avisem quando encontrar o Menino.
_______________________________________________________
COMENTÁRIO A. BIGCUORE: há duas dimensões neste texto que servem de base a uma boa reflexão.
Primeiro: Deus se manifesta aos simples, aos verdadeiros adoradores. Os reis magos (eram pagãos) entram na casa e veem o Menino com Maria, sua Mãe. Ajoelharam-se diante dele, e lhe prestaram homenagem. Depois abriram os cofres, e ofereceram presentes ao menino: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonho para não voltarem a Erodes, partiram para a região deles por outro caminho”.(versículos 11 e 12).

Todo o povo aguardava a vinda do Messias Salvador. Herodes, não queriam adorar coisa alguma; ele queria, na verdade, matar o Menino Deus, pois este era AMEAÇA a seu trono, a seu poder terreno! Atitude EGOÍSTA de Herodes.

O povo simples, humilde, sim, este queria VER o Menino! Queria, como os reis magos, ir ao ENCONTRO com o Menino Salvador! É imperativo ressaltar que os reis magos eram pastores e pagãos e, mesmo assim, eles queriam VER Jesus; queriam ver o verdadeiro Messias!

Jesus, posteriormente, é REJEITADO pelas elites e os pobres em espírito, o abraçam, o acolhem como verdadeiramente sendo o Filho de Deus, o Messias esperado.

À guisa de ilustração, o finado Pe. Leo, da Canção Nova, em um de seus livros, diz que Jesus foi o homem mais perseguido da humanidade. Já nasceu perseguido! Pasmem!
Mas, é o mais admirado e amado pela maioria das pessoas, no mundo inteiro!. Tanto é a sua importância, que a História é dividida em ANTES de Cristo, A.C., e depois de Cristo, DC.

Segunda dimensão. Sinal de contradição: Jesus é rejeitado pelo seu povo, sobretudo pela elite de Israel e acolhido até pelos pagãos. Vide o presente caso dos Pastores, pessoas humildes e eram considerados pagãos. Outro caso do Centurião romano: “Senhor, diga apenas uma palavra e meu empregado será curado!”
______________________________________________________
Conclusão: Versículo 12: “Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, partiram para a região deles,  seguindo OUTRO CAMINHO”. Que outro caminho é este? É o caminho da CONVERSÃO!. Depois desse acontecimento, os pastores magos, jamais voltaram a ser as mesmas pessoas. Eles reconhecem em Jesus, o Messias, o Salvador que, há tempos os profetas já preanunciavam que viria para Israel.
_______________________________________________________
REFLEXÃO PESSOAL E EM GRUPO:

01. Quais os caminhos que levam ao encontro com Jesus?
02. Qual o caminho que Você está procurando meu irmão, minha irmã?
03. Será que, verdadeiramente, as nossas comunidades(igrejas) estão em saída, ao encontro dos mais fragilizados?
04. O que, nós cristãos, devemos fazer para MUDAR as nossas ATITUDES para o aperfeiçoamento do processo de evangelização?
05. O que você entende por conversão?
_______________________________________________________
(*) autor é Amigo do Bem,  Escritor e Evangelizador. Conheça seu Blog Bem Viver Brazil e antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
Original: 07.01.2018, alterado 05.01.2019.
_______________________________________________________



ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 05/01/2019
Código do texto: T6543483
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 72 anos
2475 textos (932306 leituras)
87 áudios (65066 audições)
1 e-livros (163 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/09/19 21:24)
ANTONI BIGCUORE