*Amor: como uma palavra tão pequena pode ter uma força tamanha?*
O amor é a vestimenta da alma. No dicionário é definido como sentimento de afeição por alguém ou alguma coisa. Na Bíblia, o amor é explicado como paciente e bondoso, e que não maltrata, não se vangloria, não guarda rancor, não é interesseiro, não se irrita facilmente. Além disso, ele não gosta de injustiça, mas se agrada da verdade. Para o poeta Camões, o amor é “fogo que arde sem se ver, é ferida que dói, e não se sente, é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer”. Há quem diga que o amor é algo que não se vê, apenas se sente, mas está dentro da gente, bem presente. Que ele é o refúgio do nada a se perder no tudo da alma, em repleta madrugada, que chega e acalma.
Por essas razões, acredita-se que o amor seja o melhor remédio, a melhor escolha e o melhor caminho. É possível perceber que o amor atravessa barreiras, preconceitos, quaisquer tipos de discriminação. Isso acontece porque o amor não impõe condições. Ou se ama ou, então, não é amor. Existe um tipo de amor muito importante: o próprio. Ele é único, assim como cada ser humano. É exatamente o amor próprio que determinará o nível da autoestima das pessoas. Quem tem a autoestima elevada não se importa com a opinião alheia sobre si, pois se trata de uma pessoa bem resolvida, que se ama e se valoriza. Porém, quando não se pratica o amor próprio, a autoestima deixa de existir. E tudo passa a funcionar em função das outras pessoas, do que elas pensam sobre o sujeito que apresenta baixa autoestima. Assim, aumenta a necessidade em se aceito pelo outros, e não em se aceitar do jeitinho que é. Ame-se. Cultive o seu universo interior.
A baixa autoestima, quando não tratada, pode trazer sérias consequências para a saúde mental da pessoa como o vazio existencial e a depressão. Cuide de você e das suas emoções. A psicoterapia possibilita a autodescoberta. Quanto mais a pessoa conhecer a si mesma, melhor saberá cuidar e compreender as próprias emoções.
Maria Luisa Neves é professora, psicóloga com especializações nas áreas da saúde e educação.