Amar é Partilhar, Sobretudo com os Mais Fracos(Mc.12,38-44)

Evangelho segundo Marcos, 12, 38-44)

_________________________________________________________

Antoni BigCuore*

Data: 11.11.2018, domingo, às 10:11 hrs.

Local: São Paulo, SP.

_______________________________________________________

Jesus ensinando no templo, exortava dizendo que era preciso tomar cuidado com os doutores da Lei. Eles gostam de “aparecer” para se dizerem importantes na sociedade, “no entanto, exploram as viúvas e roubam suas casas, e para disfarçar fazem longas orações. Por isso eles vão receber condenação mais severa”.(v.40) ( 1 ).

Os fariseus instrumentalizavam os pobres, explorando-os e como forma de se manter no poder. Jesus condena severamente essa atitude. Jesus veio para lhes dizer que o mais importante é o Amor, a partilha, seja de bens ou mesmo de sentimentos de solidariedade, de amizade, amor e compaixão.

O amor quanto mais partilhamos, mais ele cresce. Esta é a atitude que todo cristão deveria ter.

Na primeira leitura, o Profeta Elias se encontra com a viúva de Serepta e lhe pede um pouco de agua e um pedaço de pão. Ao que a viúva replica que aquele pouco de farinha e azeite só davam para ele e o filho comer e esperar a morte chegar.

Elias profetiza: “Porque assim fala o Deus de Israel: a jarra de azeite não diminuirá, até o dia em que o Senhor enviar a chuva sobre a face da terra” (1Rs.17,14).

Deus atua na história e faz prevalecer a sua misericórdia. Quem partilha sempre terá. Quem não partilha, sempre faltará. Está é a verdadeira lei de Deus.

O amor transcende às fronteiras geográficas e não privilegia povos ou pessoas. Deus vê o coração do ser humano. A lógica humana é bem diferente da lógica do mundo!

Deus ama a quem dá com alegria. Viver é PARTILHAR!

No presente evangelho, Jesus enaltece a atitude da viúva no templo que lhe deu a única moedinha de que dispunha, enquanto que os mais ricos doavam somas de dinheiro do excesso de que eles dispunham. Deus nos ensina que as coisas simples trazem a verdadeira felicidade aos corações disponíveis. O egoísmo gera doenças e infelicidades.

Como diz a revista de liturgia diária, Deus Conosco:”Deus vê o coração das pessoas. Usar disfarces de santidade não adianta. Querer enganar a Deus é enganar-se a si mesmo. Os pobres e humildes serão sempre os seus preferidos, aos quais Ele dedica muito amor e proteção”.( 2 )

Um feliz e santo domingo a todos. Que as bênçãos de Deus sejam derramadas em profusão sobre você e toda a sua família! Shalom! Paz e Bem!

_____________________________________________________

( 1 ) Bíblia Paulinas, edição pastoral, páginas 1.300 e 1.301.

(2 ) Revista Liturgia diária, Deus Conosco, pg. 64, dia 11.11.2018, Editora Santuário.

_____________________________________________________

(*)autor é Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça sua página na net, acessando o link: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore e seu Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).

______________________________________________________