A Felicidade e As Bem Aventuranças. (Mt.5, 1-12)

Antoni BigCuore Casagrande*

Data: 03.11.2018, sábado, às 14:47 horas

Local: São Paulo,SP.,Brasil

____________________________________________________

Evangelho do domingo 04 de Novembro de 2.018

____________________________________________________

Vamos ao texto para termos a visão total do Evangelho deste domingo.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

5 1 Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.

2 Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:

3 "Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!

4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!

5 Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!

6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!

7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!

8 Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!

9 Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!

10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!

11 Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.

12 Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós".

Palavra da Salvação.( 1 )

___________________________________________________

REFLEXÃO DE A. BIGCUORE. Este magnífico Evangelho, é uma espécie de Carta Magna do Cristão, pois ela resume tudo o que o Mestre pregou e prega sobre o Reino de Deus e a Salvação Eterna.

Todo cristão, pelo batismo, é vocacionado à santidade. “Sede santos como o vosso Pai celeste é santo”(Mt.5,48)

No antigo testamento, no Livro do Levítico, 19,2, lemos: “Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo”.

Paulo, Apóstolo nos diz 1 Ts. 4,3: “Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação.”

O leitor poderia questionar: e o que é a santidade?.

O Livro do Gênesis nos diz que fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Ora, para atingirmos este patamar, é imperativo, dia a dia, eu ser melhor como cristão; aprofundar na Palavra de Deus diariamente e sobretudo nos sacramentos da Reconciliação (confissão) e Eucaristia.

Como isso, eu vou tentando me aproximar cada vez mais de Deus e, por consequência, da salvação.

A felicidade é um estado de alma que é constantemente alimentado pela palavra de Deus, o que, em resumo, são as chamadas Bem Aventuranças, acima mencionadas. A verdadeira felicidade nasce de um coração PURO e verdadeiro que se alimenta da seiva que brota do Coração de Jesus!

Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão a misericórdia de Deus!

Uma alma impregnada das bem aventuranças, é uma alma piedosa, misericordiosa e SANTA!

O cristão autêntico tem uma alma e coração compassivos, ou seja, está sempre “sentindo” a dor o outro. Entra no compasso do outro para poder, de certa forma, aliviar a dor do irmão ou irmã.

O Sagrado Coração de Jesus, deve ser o nosso MODELO de coração compassivo e pleno de amor e solidariedade.

Como bem diz o exegeta, Pe José.Bortolini : “As bem aventuranças são o anúncio de felicidade, porque proclamam a libertação, e não o conformismo ou alienação. Elas anunciam a vinda do Reino através da palavra e ação de Jesus”. ( 2 )

Abençoado domingo e desça sobre você e toda a sua família, a BENÇÃO do Deus que é Pai +, Filho + e Espírito Santo,+ Amém!.

____________________________________________________

(1) Texto capturado do site católico orante

(2) Nota de rodapé, à página 1.242, Evangelho Mt.5, da Bíblia Paulinas, edição pastoral, 1989, do exegeta José Bortolini.

(3) * autor é Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável. Seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

____________________________________________________