A PRIMEIRA PROMESSA DE REDENÇÃO

O HOMEM NO ÉDEN

Uma vez decaído o homem, foi Deus quem o buscou antes que ele buscasse a Deus. Sempre tem sido assim: o Bom Pastor busca os perdidos. Gênesis 3:15 é o primeiro lampejo de salvação.

Em Gênesis 3:14 encontramos a maldição sobre a serpente. Deus começa por amaldiçoá-la;

Gênesis 3:14 - Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.

Mas em Gênesis 3:15 é evidente que se dirige ao próprio diabo. Provocaria inimizade entre a semente da serpente (os que rejeitam a Deus através dos séculos;

Gênesis 3:15 - E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

João 8:44 – Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.

E a semente da mulher (a descendência piedosa de Eva). Esta inimizade tem sido e será perpétua, desde a época de Abel até à segunda vinda de Cristo. Um dos descendentes piedosos daria um golpe mortal ao inimigo, porém sairia ferido (considera-se que um ferimento na cabeça é fatal, porém no calcanhar não o é).

E uma promessa messiânica que se cumpriu no Calvário;

Hebreus 2:14 – 15;

14 – E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;

15 - E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.

Vejamos a redenção prometida em Gênesis 3:15.

Foram Adão e Eva salvos espiritualmente? A Bíblia parece indicá-lo de maneira afirmativa. Adão creu na promessa de redenção, pois deu à sua esposa o nome de "Eva" (vida). Provavelmente, confiou que, por meio dela, viria o Libertador prometido. Parece que ela também tinha fé, pois deu a seu primeiro filho o nome de "Caim" (adquirir ou possessão). E provável que Eva tenha pensado que Caim seria o Redentor prometido por Deus. O Senhor respondeu à fé do casal, provendo-os de túnicas de pele para cobrir-lhes a nudez.

Pode ser que isso indique a origem divina do sacrifício, e prefigure o manto de justiça provido mediante a morte de Jesus?

Podemos concluir deste relato que a fé nas promessas de Deus é, desde o princípio, o único meio de sermos aceitos pelo Senhor.

O desenvolvimento do pecado:

O primeiro ato de violência relaciona-se com o culto religioso. Infelizmente, a história da humanidade está repleta de lutas, brutalidades e guerras motivadas pelo zelo religioso. O que deve unir os homens, diverge e os separa. Nota-se aqui que Satanás emprega o pecado para envenenar as próprias fontes de Deus. (Gênesis 4: 1 - 16).

Por que Deus rejeitou a Caim e sua oferta e olhou com agrado para

Abel e sua oferta? Havia pecado no coração de Caim:

I João 3:12 -Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas.

Deus olha a atitude do ofertante, a qual é mais importante do que sua oferta.

Hebreus 11:4 - Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.

Não de sua própria ideia, como Caim, mas um animal degolado, que cumpria o requisito de Deus. O culto de Caim era uma forma religiosa sem fé, mas Abel ofereceu a Deus seu coração, trazendo-se a si mesmo.

Deus, não obstante, tratou a Caim com ternura, rogando-lhe que deixasse sua petulância infantil. A Bíblia de Jerusalém dá o sentido da advertência divina:

Gênesis 4:7 - Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.

"Mas se não estiveres bem disposto, não jaz o pecado à porta, um animal acuado que te espreita, podes acaso dominá-lo?"

Caim tem de escolher entre dominar sua inveja, ou ser dominado e consumido por ela. Nega-se a defrontar-se com o pecado e é levado pela violência. Vê-se o desenvolvimento do mal. Atrás do fratricídio está o ódio, atrás do ódio a inveja, e atrás da inveja o orgulho ferido.

A reação divina ante o primeiro homicídio demonstra que Deus

Inexoravelmente (forçosamente) castiga o pecado, mas ao mesmo tempo é misericordioso.

Figurativamente, o sangue de Abel clama por justiça Embora Deus dê a Caim a oportunidade de confessar sua falta, ele não o faz. Portanto, o Senhor o sentencia a sofrer uma maldição. Tem de ausentar-se de sua casa, seus trabalhos aumentam, e é condenado a perambular sem cessar. Apesar do coração impenitente de Caim, Deus lhe mostra misericórdia respondendo a seus rogos e dando-lhe um sinal para sua proteção.

Um escritor do Novo Testamento adverte quanto a falsos irmãos:

Judas 1:11 - Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré.

Parece que o "caminho de Caim" inclui prestar culto segundo as inclinações do homem natural, perseguir os crentes verdadeiros, recusar arrepender-se, e excluir a Deus de sua própria vida.

O castigo de tais pessoas se traduz em habitar espiritualmente na terra de Node (errante), sem paz nem sossego, como o mar, cujas "águas lançam de si lama e lodo";

Isaías 57:20 - Mas os ímpios são como o mar bravo, porque não se pode aquietar, e as suas águas lançam de si lama e lodo.

A primeira civilização:

Os descendentes de Caim desenvolveram a primeira civilização:

(Gênesis 4:17-26).

Jabal adquiriu gado e é chamado pai da agricultura. Jubal inventou instrumentos de música, e é considerado o fundador das belas artes; Tubalcaim inventou ferramentas e armas, começando assim a indústria em embrião. Não obstante, era uma civilização que excluía a Deus. Lameque foi o primeiro polígamo, manchando a instituição divina do casamento. Sua impiedade chegou ao auge quando se vangloriou de sua violência no cântico da espada;

Gênesis 4:23, 24;

23 – E disse Lameque a suas mulheres Ada e Zilá: Ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai as minhas palavras; porque eu matei um homem por me ferir, e um jovem por me pisar.

24 - Porque sete vezes Caim será castigado; mas Lameque setenta vezes sete.

É evidente a ferocidade crescente da linhagem de Caim. Com isto, desaparecem da Bíblia todos os seus descendentes, pois já não ocupam lugar no plano divino.

Parece que Satanás estava prestes a vencer pela força bruta, mas Deus levantou a Sete (filho de Adão e Eva) em lugar de Abel, para perpetuar a linhagem da mulher.

Depois disto os homens invocavam publicamente o nome do Senhor.

Glória a Deus, Amém Senhor. - NRS31122017.

NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 30/10/2018
Código do texto: T6490440
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.