Palavra de Deus.Jesus veio para Servir e Não ser Servido.(Mc.10,35-45)

Liturgia do Domingo 21 de Outubro de 2.018

Antoni BigCuore*

Data: 19.10.18

Local: São Paulo,SP.

Horas: 16:21 hrs.

_______________________________________________________

Evangelho - Marcos 10,35-45

Aleluia, aleluia, aleluia.

Jesus Cristo veio servir, Cristo veio dar sua vida. Jesus Cristo veio salvar, viva Cristo, Cristo viva! (Mc 10,45)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

35 Aproximaram-se de Jesus Tiago e João, filhos de Zebedeu, e disseram-lhe: "Mestre, queremos que nos concedas tudo o que te pedirmos."

36 Ele perguntou: "Que quereis que vos faça?"

37 Eles responderam: "Concede-nos que nos sentemos na tua glória, um à tua direita e outro à tua esquerda."

38 "Não sabeis o que pedis”, retorquiu Jesus. “Podeis vós beber o cálice que eu vou beber, ou ser batizados no batismo em que eu vou ser batizado?"

39 "Podemos", asseguraram eles. Jesus prosseguiu: "Vós bebereis o cálice que eu devo beber e sereis batizados no batismo em que eu devo ser batizado.

40 Mas, quanto ao assentardes à minha direita ou à minha esquerda, isto não depende de mim: o lugar compete àqueles a quem está destinado."

41 Ouvindo isto, os outros dez começaram a indignar-se contra Tiago e João.

42 Jesus chamou-os e deu-lhes esta lição: "Sabeis que os que são considerados chefes das nações dominam sobre elas e os seus intendentes exercem poder sobre elas.

43 Entre vós, porém, não será assim: todo o que quiser tornar-se grande entre vós, seja o vosso servo;

44 e todo o que entre vós quiser ser o primeiro, seja escravo de todos.

45 Porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em redenção por muitos."

Palavra da Salvação.( 1 )

______________________________________________________

REFLEXÃO DE A. BIGCUORE. O presente Evangelho nos remete a duas dimensões bem diferentes. A dimensão humana, os dois filhos de Zebedeu queriam arrumar uma “boquinha” no Reino dos Céus, e para tal, pediram a intermediação do Mestre Jesus. Ao que Ele responde dizendo:

“40 ...quanto ao assentardes à minha direita ou à minha esquerda, isto não depende de mim: o lugar compete àqueles a quem está destinado."

No texto em tela, a palavra cálice significa sofrimento e a palavra batismo a que Jesus se refere, é o batismo de sangue, ou seja, toda a sua “via crucis” até a consumação na cruz.

Os dois discípulos João e Tiago foram corajosos e pelos menos ousaram pedir ao Mestre o que eles desejavam. Estavam pensando como seres humanos, egoístas e individualistas. Os outros dez(10) queriam também essa “boquinha” mas se esconderam e se fizeram representar pelos dois mais corajosos.

Trazendo para os tempos de hoje, vemos na área política principalmente quantas pessoas oportunistas que querem adentrar na ZONA DE CONFORTO, do Congresso Nacional, apenas para auferir as benesses do poder. Usar o povo e NÃO SERVIR AO POVO!

Na dimensão espiritual, Jesus lhes fala de sua paixão e morte. Mas, os discípulos, ainda, estavam com a inteligência embotada e não compreendiam o real sentido da salvação a que o Mestre veio cumprir neste mundo. A “ficha” veio cair completamente somente no Pentecostes.

Tanto naquele, como nos dias de hoje, nós cristãos devemos ter em mente que para ganhar a vida eterna é preciso “perde-la”, como diz o Mestre Jesus, ou seja, é imperativo encarnarmos o Discipulado de Jesus, que pressupõe-se em romper com o nosso EGOÍSMO e INDIVIDUALISMO, e nos conscientizarmos de que estamos aqui neste mundo para SERVIR e não servir-se das pessoas em benefício próprio.

Em nossos comunidades, mormente nas pastorais, vemos tantas pessoas apegadas a cargo, como se fosse garantia de salvação. Quantas fofocas, quantos “mimi mis”, quanto comodismo e quantos “caciques” querendo apenas mandar e não SERVIR como o Mestre nos ensina.

Reflitamos, pois, nesse texto e procuremos fazer o nosso exame de consciência.

PERGUNTAS PARA REFLETIR EM GRUPO:

Como estou atuando em minha comunidade?

Estou apenas preocupado em ocupar “cargos”?

Estou preocupado em “aparecer” para o Padre? Ou em servir à Comunidade?

Que tenho feito de concreto para a salvação de almas para Deus?

Tenham todos(as) um feliz e santo domingo. Que desça sobre Você e toda a sua família e amigos, a bênção do Deus, rico em Misericórdia, Ele que é +Pai, Filho+ e Espírito Santo +, amém! Graça e paz nos corações!

_____________________________________________________

(*)Autor é escritor cristão e divulgador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu BLOG BEM VIVER BRAZIL – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link filosófico e poético: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

( 1 ) Texto transcrito do site www.catolicoorante.org.br

______________________________________________________