Para Deus, Tudo é Possível. Mc. 10,17-30

Antoni BigCuore Casagrande*

Data: 13.10.2018

Hora: 12,40 horas

Local: São Paulo,SP.

_______________________________________________________

Evangelho - Marcos 10,17-30

Aleluia, aleluia, aleluia.

Felizes os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus (Mt 5,3).

_______________________________________________________

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos, 10, 17-30

“Naquele tempo, tendo Jesus saído para se pôr a caminho, veio alguém correndo e, dobrando os joelhos diante dele, suplicou-lhe: "Bom Mestre, que farei para alcançara vida eterna?"

18 Jesus disse-lhe: "Por que me chamas bom? Só Deus é bom.

19 Conheces os mandamentos: não mates; não cometas adultério; não furtes; não digas falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe."

20 Ele respondeu-lhe: "Mestre, tudo isto tenho observado desde a minha mocidade."

21 Jesus fixou nele o olhar, amou-o e disse-lhe: "Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.

22 Ele entristeceu-se com estas palavras e foi-se todo abatido, porque possuía muitos bens.

23 E, olhando Jesus em derredor, disse a seus discípulos: "Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os ricos!"

24 Os discípulos ficaram assombrados com suas palavras. Mas Jesus replicou: "Filhinhos, quão difícil é entrarem no Reino de Deus os que põem a sua confiança nas riquezas!

25 É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus."

26 Eles ainda mais se admiravam, dizendo a si próprios: "Quem pode então salvar-se?"

27 Olhando Jesus para eles, disse: "Aos homens isto é impossível, mas não a Deus; pois a Deus tudo é possível.

28 Pedro começou a dizer-lhe: "Eis que deixamos tudo e te seguimos."

29 Respondeu-lhe Jesus. "Em verdade vos digo: ninguém há que tenha deixado casa ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras por causa de mim e por causa do Evangelho30 que não receba, já neste século, cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras, com perseguições e no século vindouro a vida eterna. Palavra da Salvação. ( 1 )

_____________________________________________________

REFLEXÃO A. BIGCUORE. O jovem rico está angustiado diante de Jesus, e lhe pergunta o que fazer para entrar no Reino dos Céus. O Mestre lhe diz, com muita sabedoria, que é preciso PRATICAR OS MANDAMENTOS.

Jesus vai citando nominalmente os mandamentos da Lei de Deus. Ao que ele respondeu tem feito tudo isso. O Mestre, então, lhe responde: “uma coisa te falta, vai vende todos os seus bens e os dá aos pobres”.

O jovem ficou triste, porque possuía muitos bens. Posteriormente o Mestre diz aos discípulos o quão difícil os ricos adentrarem ao Reino dos Céus.

Note bem que Jesus não condena os bens. Toda pessoa que batalha na vida, alcança seus objetivos. O que o Mestre enfatiza é que o mais importante para ser seu discípulo, tem que RENUNCIAR a si mesmo, tomar a sua cruz diária e segui-lo. Como bem diz o Pe.Roger, da Cançao Nova, em sua homilia de hoje:

“O Reino exige desprendimento e apego a uma única riqueza: o próprio Deus. Quando qualquer pessoa tem dificuldade de se desprender do que tem ou de ter o coração voltado para esta única riqueza, dificilmente consegue viver o Reino de Deus na sua vida, porque vive, constantemente, com o coração dividido. O coração ora aqui e ora acolá, e o Reino de Deus está no meio de nós para cuidar do nosso coração.” ( portal cn. 14.10.18, Homilia).

Quem então poderá salvar-se? Indaga os discípulos. Ao que o Jesus enfatiza: “Aos homens isto é impossível, mas não a Deus; pois A DEUS TUDO É POSSÍVEL”.(v. 27).

Jesus promete o CÊNTUPLO e a vida eterna (mas com perseguições) para os discípulos que estiverem dispostos a RENUNCIAR os bens deste mundo e seguí-lo.

O cristão deve levar uma vida de virtudes. Procurar se aperfeiçoar humana, social e, principalmente, espiritualmente. Esta vida é muito passageira. Vamos acumular bens nos Reinos dos Céus, pois é para lá que fomos criados. A nossa vocação é o céu!

O segredo da felicidade está em PARTILHAR a vida, o amor que recebemos de Deus, pelo batismo, e partilhá-lo, sobretudo, com os mais fracos e desvalidos.

Viver uma vida de perdão e reconciliação. O perdão nos liberta das amarras do pecado e nos aproxima de Deus. Quando estamos em pecado, até o nosso Anjo da guarda se afasta. Mas, pelo sacramento da confissão, somos novamente guindados a uma posição transcendental.

Amar como Jesus amou, não é fácil. Mas, se quisermos ser verdadeiramente seus discípulos, porém, é imperativo IMITAR as virtudes do Mestre!

TUDO É POSSÍVEL ÁQUELE QUE CRÊ!

Que desça sobre você e toda a sua família, a BÊNÇÃO do Deus rico em misericórdia, Ele que é Pai +, Filho + e Espírito Santo. Amém! Um feliz e santo domingos a todos(as)! Paz e Bem!

______________________________________________________

(1) Texto transcrito do site catolicoorante.com.br

(*) autor é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

_______________________________________________________