Para Deus, Tudo é Possível. Mc. 10,17-30
Antoni BigCuore Casagrande*
Data: 13.10.2018
Hora: 12,40 horas
Local: São Paulo,SP.
_______________________________________________________
Evangelho - Marcos 10,17-30
Aleluia, aleluia, aleluia.
Felizes os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus (Mt 5,3).
_______________________________________________________
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos, 10, 17-30
“Naquele tempo, tendo Jesus saído para se pôr a caminho, veio alguém correndo e, dobrando os joelhos diante dele, suplicou-lhe: "Bom Mestre, que farei para alcançara vida eterna?"
18 Jesus disse-lhe: "Por que me chamas bom? Só Deus é bom.
19 Conheces os mandamentos: não mates; não cometas adultério; não furtes; não digas falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe."
20 Ele respondeu-lhe: "Mestre, tudo isto tenho observado desde a minha mocidade."
21 Jesus fixou nele o olhar, amou-o e disse-lhe: "Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.
22 Ele entristeceu-se com estas palavras e foi-se todo abatido, porque possuía muitos bens.
23 E, olhando Jesus em derredor, disse a seus discípulos: "Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os ricos!"
24 Os discípulos ficaram assombrados com suas palavras. Mas Jesus replicou: "Filhinhos, quão difícil é entrarem no Reino de Deus os que põem a sua confiança nas riquezas!
25 É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus."
26 Eles ainda mais se admiravam, dizendo a si próprios: "Quem pode então salvar-se?"
27 Olhando Jesus para eles, disse: "Aos homens isto é impossível, mas não a Deus; pois a Deus tudo é possível.
28 Pedro começou a dizer-lhe: "Eis que deixamos tudo e te seguimos."
29 Respondeu-lhe Jesus. "Em verdade vos digo: ninguém há que tenha deixado casa ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras por causa de mim e por causa do Evangelho30 que não receba, já neste século, cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras, com perseguições e no século vindouro a vida eterna. Palavra da Salvação. ( 1 )
_____________________________________________________
REFLEXÃO A. BIGCUORE. O jovem rico está angustiado diante de Jesus, e lhe pergunta o que fazer para entrar no Reino dos Céus. O Mestre lhe diz, com muita sabedoria, que é preciso PRATICAR OS MANDAMENTOS.
Jesus vai citando nominalmente os mandamentos da Lei de Deus. Ao que ele respondeu tem feito tudo isso. O Mestre, então, lhe responde: “uma coisa te falta, vai vende todos os seus bens e os dá aos pobres”.
O jovem ficou triste, porque possuía muitos bens. Posteriormente o Mestre diz aos discípulos o quão difícil os ricos adentrarem ao Reino dos Céus.
Note bem que Jesus não condena os bens. Toda pessoa que batalha na vida, alcança seus objetivos. O que o Mestre enfatiza é que o mais importante para ser seu discípulo, tem que RENUNCIAR a si mesmo, tomar a sua cruz diária e segui-lo. Como bem diz o Pe.Roger, da Cançao Nova, em sua homilia de hoje:
“O Reino exige desprendimento e apego a uma única riqueza: o próprio Deus. Quando qualquer pessoa tem dificuldade de se desprender do que tem ou de ter o coração voltado para esta única riqueza, dificilmente consegue viver o Reino de Deus na sua vida, porque vive, constantemente, com o coração dividido. O coração ora aqui e ora acolá, e o Reino de Deus está no meio de nós para cuidar do nosso coração.” ( portal cn. 14.10.18, Homilia).
Quem então poderá salvar-se? Indaga os discípulos. Ao que o Jesus enfatiza: “Aos homens isto é impossível, mas não a Deus; pois A DEUS TUDO É POSSÍVEL”.(v. 27).
Jesus promete o CÊNTUPLO e a vida eterna (mas com perseguições) para os discípulos que estiverem dispostos a RENUNCIAR os bens deste mundo e seguí-lo.
O cristão deve levar uma vida de virtudes. Procurar se aperfeiçoar humana, social e, principalmente, espiritualmente. Esta vida é muito passageira. Vamos acumular bens nos Reinos dos Céus, pois é para lá que fomos criados. A nossa vocação é o céu!
O segredo da felicidade está em PARTILHAR a vida, o amor que recebemos de Deus, pelo batismo, e partilhá-lo, sobretudo, com os mais fracos e desvalidos.
Viver uma vida de perdão e reconciliação. O perdão nos liberta das amarras do pecado e nos aproxima de Deus. Quando estamos em pecado, até o nosso Anjo da guarda se afasta. Mas, pelo sacramento da confissão, somos novamente guindados a uma posição transcendental.
Amar como Jesus amou, não é fácil. Mas, se quisermos ser verdadeiramente seus discípulos, porém, é imperativo IMITAR as virtudes do Mestre!
TUDO É POSSÍVEL ÁQUELE QUE CRÊ!
Que desça sobre você e toda a sua família, a BÊNÇÃO do Deus rico em misericórdia, Ele que é Pai +, Filho + e Espírito Santo. Amém! Um feliz e santo domingos a todos(as)! Paz e Bem!
______________________________________________________
(1) Texto transcrito do site catolicoorante.com.br
(*) autor é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
_______________________________________________________