COMENTÁRIO DE João 17. A HORA DE JESUS E A GLORIFICAÇÃO DO PAI
Música Relaxante 24/7 🔴 Sinta-se em Paz - Relaxar e Dormir 2
https://www.youtube.com/watch?v=KifAcv4IYTM
_____________
Segundo a Bíblia Católica Romana, João 17 é o Discursos sacerdotal de Jesus. João o fez por volta do ano 90 a 100 da Era Cristã.
A singularidade deste momento de oração de Jesus nos faz mergulhar no Amor de Jesus pelo Pai, pelos Apóstolos e pela Igreja. Por cada um de nós e por todos os seres humanos.
A hora de Jesus se mostra fortemente eficaz - sem sombra nenhuma - uma luminosidade bem humana e divina de um Deus amoroso, que se dignou assumir nossa humanidade e retorna ao seio da Divindade, sem se esquecer dos que amou na vida Terrena.
Orar com Jesus é ser aberto à santidade,à verdade, à pureza e à unidade de Jesus com o Pai pela presença mediadoramente morosa do Espírito Consolador em todo tempo e lugar. Deus está em Jesus e nos envia no seu amor a amar e a perdoar sempre.
A Morada do Pai nos aguarda logo que completarmos como Jesus nossa atitude e vivência no mundo - em meio aos paradoxos a que o pecado impos. Tudo foi superado por Jesus como modelo e ponte entre nós e o Pai. Não estamos só, porque a Igreja é presença de Jesus no mundo. Somos Igreja pelo Batismo e quando admitimos o nome de Jesus como seus seguidores no mundo, sem sermos do mundo. Somos de Deus e ao nosso Deus um dia chegaremos, iremos à Casa do Pai, Senhor e Fonte do Bem em nome de Jesus e pela fortaleza do Espírito Santo, que procede do Pai.
Sabemos que Deus nos ama em Jesus - desde a fundação do Mundo. Jesus inaugura o tempo novo do amor total, em que nos inclui certamente como garantia de Vida, porque só Jesus é o Nosso Salvador, Caminho, Verdade e Vida. (Jo 14, 6).
A todos uma boa leitura e boas reflexões no amor de Deus uno e Trino.
Oremos um por outro a cada dia, especialmente, quando tivermos dúvidas e vacilarmos. Nunca percamos jamais a fé e o amor de Jesus, Luz - a Palavra encarnada na nossa História e Fundamento da Igreja como comunidade de Fé no Senhor Jesus.
Produzamos frutos segundo a Fé no Senhor, porque quando vier nos encontrará vigilantes e com uma fé pura e fortalecida, cheia de boas obras para entregar ao Pai em nome de Jesus e do Espírito Paráclito, Alma da Igreja, nosso Mestre Interior no Caminho de Jesus a favor dos irmãos hoje e sempre.
Nosso Reino não é deste mundo... como o de Jesus nunca foi!
Peço por todos os que estão no mundo, ó Pai, não os tireis do mundo, mas os libertai do mal, do maligno.
Aguardamos a morte nos braços de Jesus e fieis à Igreja, na esperança futura da Ressurreição dos Mortos, porque Jesus é a Ressurreição e a Vida Eterna no Amor infinitamente justo e bom de Deus.
Se vivermos isso, estaremos Glorificando o Pai em Jesus - correspondendo ao Espírito - nosso outro Advogado junto de Jesus - diante do Pai Eterno. Amém.
J B PEREIRA
______________
1 Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, e disse:
- Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;
______
Jesus se dirige ao Pai em seu último momento: fala como Filho amado e os olhos ao céu – de onde viera. A Hora de Jesus está intimamente ligada a Glória – ao fato de Jesus em sua morte glorificar o Pai.
J B Pereira
_______
2 Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste.
______
Jesus reconhece proceder do poder do Pai porque tem poder sobre si como Ressurreição após sua morte, pelo poder mesmo do Pai. Com o Pai, comunica a vida Eterna. Jesus é a Vida Eterna (Jo 14,6).
J B Pereira
_____
3 E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
____
Deus fez o homem à sua imagem e Semelhança para louvá-lo eternamente. Só Deus é fonte de Vida. Jesus é enviado pelo Pai. Ambos comunicam a Vida Trinitária ao neófito pelo Batismo.
J B Pereira
___________
4 Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.
______
Ao morrer na cruz e assumir na Cruz livremente, Jesus se torna sacramento de Amor e sinal de salvação à medida que consumiu por uma vez por todas a Obra do Pai. E a obra de Deus é que demos muitos frutos tendo como exemplo e pessoa Jesus e sua obediência ao Pai e ao seu Reino infinitamente amoroso.
J B Pereira
_____
5 E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.
_____
Ora, o poder e a intimidade com Deus Uno e Trino estão desde a criação do mundo e antes mesmo da criação. Deus é Deus e sua onipotência é eterna e infinitamente pura: Deus fez o mundo e permitiu a vinda de Jesus como suave forma de seu belo amor por nos. O Tu divino se revela em Jesus: O Pai Eterno é o Tu!
J B Pereira
_____
6 Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.
Guardar a Palavra como Jesus é o motivo sublime do Nome e a Honra de Deus. Jesus honrou o Pai todo momento de sua vida entre os homens conforme os santos Evangelhos. Cumpriu em tudo a santa Vontade Divina. Jesus quer que vivamos a Palavra dele e do Pai – pela força – do Espírito Santo.
J B Pereira
____
7 Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti;
_____
Deus sumamente bom, belo, puro, justo, só pode ser fonte do Amor, expresso no Amor de Jesus. Logo, o processo de salvação é planejado por Deus uno e trino. Tudo de bom provém de Deus. Sim, de Deus nada pode vir de negativo e ruim. Assumir esse projeto é reconhecer o amor de Deus em Jesus por nós e todo mundo.
J B Pereira
______
8 Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste.
____
Jesus o Logos, a Palavra em corpo e carne entre as gentes, gente como nós, exceto no pecado! Agora, é a revelação de Deus, é Deus e é fonte de gratuidade do projeto de Deus, o novo Adão.
J B Pereira
_____
9 Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
____
Jesus não se considera o centro do processo salvífico, mas junto com o Pai e o Espírito Santo amam e salvam todos os homens e todos nós. Jesus se entregou por nós quando éramos pecadores como o médico das almas e dos corpos para nos unir ao Pai.
J B Pereira
____
10 E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado.
____
A íntima Unidade do Pai e do Filho no Espírito Santo é maravilhosamente estável e infinitamente amor. Deus que tudo fez, as fê-las bem e belas. O pecado nega a obra do Pai. Mas, Jesus reconhece o Poder e a criação cujo autor é Deus, seu Pai. E nada do que foi criado, não foi criado sem o sim do Pai, para o Filho atuar e Recriar como novas Todas as coisas e entrega-las a Deus. Eis que faço nova todas as Coisas! Sim, o sangue de Jesus na cruz reconecta o homem a seu Criador, Pai, Deus e Senhor, Rei do Universo.
J B Pereira
_____
11 E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.
_____
A santidade de Deus é maior que a finitude do mundo criado. E Jesus o resgata com seu sangue de Homem-Deus nascido no tempo para nos levar à Eternidade. Guardar o Nome de Deus é participar de sua santidade, de sua unidade com o sim a Jesus e não destruir o mundo ou a criação que Deus nos presenteou de olho no Século Futuro!
J B Pereira
____
12 Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
____
Jesus veio cumprir a Vontade de seu Pai, Nosso Pai: não despreza as profecias. Em tudo é fiel como o Pai Santo é fiel. Nesse sentido, ao guardar o Nome do Pai, salva-nos e não nos perde por ser o Cristo, o Ungido, o Enviado do Pai. E não nos quer perdido eternamente. O sim de cada um é fundamental para corresponder ao projeto de Deus em Jesus. Sendo criados para amar com liberdade a Deus e a seu Filho: podemos ou não dizer sim ao projeto de Deus como fez Jesus.
J B Pereira
____
13 Mas agora vou para Ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos.
____
Corresponder ao projeto do Pai, amar a Deus, Honrar seu nome é o sincero desejo de Jesus nos que o seguem: a alegria de viver na graça nos faz diferença no mundo como filhos de Deus.
J B Pereira
____
14 Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
____
Não ser do mundo, não é negar o projeto do Pai. Antes é receber do Pai a Palavra e comunicar aos seus ou aos filhos de Deus. Não ser do mundo é não ser conivente com o mal, o pecado e o demônio, que estraga a criação, tornando o homem distante do projeto de Deus. O mundo pode significar a criação; mas, aqui, é a negação e oposição a Deus e a não aceitação de Jesus como a Palavra de Jesus no mundo. Odiar Jesus é opor-se ao Pai e ao seu plano de Amor.
J B Pereira
____
15 Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.
____
Essa linda oração, parece-me o coração da oração de Jesus. Seu comovente desejo é defender os seus amigos e os preservar do mundo ou do mal que dominou o mundo, contra a vontade de Deus.
J B Pereira
____
16 Não são do mundo, como eu do mundo não sou.
____
Não ser do mundo é não aceitar a mentalidade do mundo, significa ter a confiança de Deus e seguir a Deus é não aceitar o ódio e a lógica perversa do mundo – o egoísmo e o pecado.
J B Pereira
____
17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
___
A santidade de Deus está no nome e na honra de Deus... A verdade de Deus é liberdade de amar a Deus sobre todas as coisas, amar o seu ungido, que é a Palavra.
J B Pereira
____
18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
____
Jesus tem a certeza de sua dedicação incondicional ao Pai e ao seu projeto de Amor. Então, estruturou seu trabalho e pastoral e Igreja pela salvação e continuação da obra do Pai. Deus envia Jesus, que nos envia como enviou seus apóstolos ao mundo.
J B Pereira
____
19 E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.
____
O Pai Nosso se consolida na fé na “santidade de Deus” – santificado seja o nome de Deus. Ora o nome de Deus já é santo, santíssimo! Ora, viver e honrar e orar o nome de Deus é viver com a fé firme de que a santidade deve estar no Filho de Deus. De fato, Jesus é tão santo quanto o Pai. E viver Jesus para agradar a Deus Pai é aceitar a Verdade de Deus em nós.
J B Pereira
____
20 E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim;
____
E a prece de Jesus é rica em santidade e verdade, sensibilidade quando pede por nós ao seu Pai.
E nós que cremos em Deus hoje aceitamos a palavra que é Jesus, expressão pura ou imagem visível de Deus: canal vivo e carnal do Amor de Deus por nós.
J B Pereira
____
21 Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
____
Em segundo lugar, a base mais belamente teológica da prece de Jesus é a Unidade pela qual Jesus se identifica fielmente ao Pai, O Tu da Vida de Jesus. Viver a unidade de Jesus é estendê-la a todos os que creem em Jesus. Assim, o mundo, conforme Jesus, o mundo crerá e seguirá Jesus.
O amor é a expressão viva da Unidade. O amor verdadeiro e puro vem de Deus e não se divide e nem divide a comunidade. E é para Amar e o amor de Deus que existimos e somos quem somos!
J B Pereira
____
22 E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
____
E a oração se desdobra no amor Unidade: na Unidade do Amor de Jesus pelo Pai no Espírito Santo. Cabe à comunidade presentificar esse amor de alguma forma, amando como Jesus.
J B Pereira
____
23 Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
____
O amor de Deus por Jesus é eternamente perfeito, puro e belo.
Nesse puro amor de Deus – Ágape – Deus fez o mundo, enviou seu Filho. Ama o Filho e o envia como salvador do mundo. Mas, o mundo o rejeita. Porque rejeita os filhos de Deus. E a Perfeição de Deus está no amor de Deus por nós dando-nos o melhor de si – que é Jesus – seu Filho maravilhosamente querido.
J B Pereira
____
24 Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.
____
E na casa do Pai há moradas! Aqui Jesus deseja que todos estejam com o Pai e com Ele. Ver a Glória de Deus é ser testemunha da sua hora e entrega por amor na Cruz cujo triunfo ineludivelmente glorioso e triunfal é a Ressurreição. Esse amor de Deus em Jesus é eternamente consolidado na história do mundo como salvador e Deus é o Pai amoroso que ama Jesus e este amor é eterno e antes de tudo – antes que tudo fosse criado.
J B Pereira
____
25 Pai Justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim.
____
Jesus firma a oração no conhecimento de Deus como Pai Justo e sua revelação aos filhos de Deus. Deus é Soberano e Justo quando envia Jesus ao mundo e Jesus faz a Divina Vontade do Pai.
J B Pereira
____
26 E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.
https://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/17
____
Parece sem dúvida que o amor de Deus chegará a Plenitude ao Paraíso: tudo começa aqui à medida que o amor de Deus vai transformando a vida dos seguidos de Jesus. E o amor de Jesus em meio brilhe e esteja em cada um e nas comunidades-igrejas. O nome de Jesus se associa ao do Pai quando todos vivem e amam como Deus quer de cada um de nós.
J B Pereira
____________
Veja agora outra passagem bíblica!
_________
COMENTÁRIO DE Jó 17:4-9
Porque aos seus corações encobriste o entendimento, por isso não os exaltarás.
____
O contrário da recompensa de Deus é a não ter sido exaltado por Deus em seu Plano de Amor. E Deus endurece o coração que negam o amor... Na verdade, a falta de amor nos endurece. E não participamos ou frutificamos em práticas de amor.
J B Pereira
____
O que denuncia os seus amigos, a fim de serem despojados, também os olhos de seus filhos desfalecerão.
____
O dispersamos da família já começa quando não se ama: a traição e a perda da unidade da família, ou seja, perder os bens, é visto como sofrimento dos filhos. A casa onde não se busca a união se perde demais!
J B Pereira
____
Porém a mim me pôs por um provérbio dos povos, de modo que me tornei uma abominação para eles.
____
J B Pereira
____
Pelo que já se escureceram de mágoa os meus olhos, e já todos os meus membros são como a sombra.
¬_____
J B Pereira
______
Os retos pasmarão disto, e o inocente se levantará contra o hipócrita.
____
J B Pereira
____
E o justo seguirá o seu caminho firmemente, e o puro de mãos irá crescendo em força.
____
J B Pereira
____
Jó 17:4-9
Mas, na verdade, tornai todos vós e vinde; porque sábio nenhum acharei entre vós.
____
J B Pereira
____
Os meus dias passaram, e malograram os meus propósitos, as aspirações do meu coração.
____
____
Trocaram a noite em dia; a luz está perto do fim, por causa das trevas.
____
J B Pereira
____
Se eu esperar, a sepultura será a minha casa; nas trevas estenderei a minha cama.
____
J B Pereira
____
À corrupção clamo: Tu és meu pai; e aos vermes: Vós sois minha mãe e minha irmã.
____
J B Pereira
____
Onde, pois, estaria agora a minha esperança? Sim, a minha esperança, quem a poderá ver?
____
J B Pereira
____
As barras da sepultura descerão quando juntamente no pó teremos descanso.
Jó 17:10-16
https://www.bibliaonline.com.br/acf/j%C3%B3/17
____
J B Pereira