O Vidro Vazio!

Um professor de filosofia parou na frente de seus alunos na sala de aula, e, sem dizer uma palavra, pegou um vidro de maionese

vazio e o encheu com pedras de uns 2 cm de diâmetro.

Olhou para os alunos e perguntou se o vidro estava cheio.

Todos disseram que sim.

Então pegou uma caixa com pedregulhos bem pequenos,

jogou-os dentro do vidro agitando-o levemente e os

pedregulhos rolaram para os espaços entre as pedras.

Tornou a perguntar se o vidro estava cheio.

Os alunos concordaram; agora sim, estava cheio!

Dessa vez, pegou uma caixa com areia e despejou dentro do vidro preenchendo o restante. Olhando calmamente para os alunos, o professor disse:- Quero que entendam que isto simboliza a vida de cada um de vocês. As pedras são as coisas importantes: sua família, seus amigos, sua saúde, seus filhos, coisas que preenchem a vida. Os pedregulhos, são as outras coisas que importam, como o emprego, a casa, um carro… A areia representa o resto: as coisas pequenas… Experimentem colocar a areia primeiro no vidro e verão que não caberão as pedras e os pedregulhos… O mesmo vale para suas vidas. Priorizem cuidar das pedras. Do que realmente importa. Estabeleçam suas prioridades. O resto é só areia!

Após ouvirem a mensagem tão profunda, um aluno perguntou ao professor se poderia pegar o vidro, que todos acreditavam estar cheio, e fez novamente a pergunta:

- Vocês concordam que o vidro está realmente cheio? Todos responderam, inclusive o professor:

- Sim, está!

Então ele derramou um copo d’água dentro do vidro. A areia ficou ensopada, pois a água foi preenchendo todos os espaços restantes, fazendo com que desta vez o vidro ficasse realmente cheio. Todos ficaram surpresos e pensativos com a atitude do aluno, incluindo o professor.

ENTÃO ELE EXPLICOU: NÃO IMPORTA O QUANTO SUA VIDA ESTEJA CHEIA DE COISAS E PROBLEMAS, SEMPRE SOBRA ESPAÇO PARA SE DEDICAR ÀS COISAS QUE VOCÊ CONSIDERA CARAS EM SUA VIDA.

Desconheco Autoria
Enviado por Fátima Damiani em 25/08/2018
Código do texto: T6429768
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.