Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Palavra de Deus. Evangelho do Domingo, 12.08.2018.(Jo,6,41-51)

PALAVRA DE DEUS. EVANGELHO DO DOMINGO 12.08.2018

EvangelhO - João 6,41-51

Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu sou o pão vivo, descido do céu; quem deste pão come, sempre há de viver. Eu sou o pão vivo, descido do céu, amém, aleluia, aleluia! (Jo 6,51)


“Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João
Naquele tempo, os judeus começaram a murmurar a respeito de Jesus, porque havia dito: “Eu sou o pão que desceu do céu”. Eles comentavam: “Não é este Jesus o filho de José? Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como então pode dizer que desceu do céu?”

Jesus respondeu: “Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído vem a mim.

Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.

Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer nunca morrerá. Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”. – Palavra da salvação.”( 1 )
_______________________________________________________
REFLEXÃO DE A. BIGCUORE. O presente evangelho é continuação da catequese eucarística do Evangelista João.
Os judeus não aceitavam a novidade introduzida por Jesus. Eles comeram o maná no deserto e morreram. Para os judeus esta afirmação era chocante com a religião de Moisés.

O novo sempre é “ameaçador”, pois os tirava da zona de conforto. Jesus, o vinho novo, como ele mesmo diz, Ele veio para aperfeiçoar a Lei Antiga dos Judeus e não revogá-la!.

Mas, eles se sentiam ameaçados. E quando o Mestre diz que ele é o “PÃO VIVO DESCIDO DO CEU”: quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que é a minha carne dada para a vida do mundo”(v. 51), os fariseus ficaram furiosos. Mas ele não é o filho do carpinteiro? Filho de José? E como pode ter descido do céu? (note o preconceito dos judeus).

Eles se apegavam a uma religião meramente RITUALISTA e se esqueciam do essencial que é o Amor, a compaixão, a misericórdia. Diz o profeta, Oséias, “eu quero a misericórdia e não o sacrifício”.

Por isso, que é essencial a todo cristão participar semanalmente a Santa Celebração Eucarística, que é uma atualização da última ceia. Sacrifício e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
“Tomai e comei este é meu corpo. Tomai e bebei este é o meu sangue!(Lucas 22).

Para todo cristão, o santo Sacramento da Eucaristia, é o pão dos anjos, o pão eucarístico que nos dá força, aumenta a nossa fé, para continuarmos a nossa caminhada rumo ao Pai Celestial.
Mas, o mais importante, é NÃO guardarmos egoìsticamente este pão em nosso coração, mas sim, distribuí-lo aos nossos semelhantes. Recebei de graça, dai de graça. O pão eucarístico é para todos! Devemos sempre partilhá-lo com os nossos irmãos e irmãs.

Que desça sobre você e sobre a sua família, a bênção do Deus, rico em misericórdia, Ele que Pai +, Filho+ e Espírito Santo+, amém!
______________________________________________________
(*)autor é escritor e comunicador do evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu BLOG BEM VIVER BRAZIL – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável). Também seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
(1) texto obtido do portal Catolicoorante.org.br
______________________________________________________




ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 11/08/2018
Reeditado em 11/08/2018
Código do texto: T6415967
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 72 anos
2494 textos (951046 leituras)
87 áudios (67220 audições)
1 e-livros (165 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/11/19 10:10)
ANTONI BIGCUORE