Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Palavra de Deus. Preconceito Contra o Carpinteiro 2

 Antoni BigCuore Casagrande*
Data: 08/07/2018, domingo, às 11,26 hrs.
Local: São Paulo,SP.,Brasil
________________________________________________________
“A estes filhos de cabeça dura e coração de pedra, vou-te enviar, e tu lhes dirás: “Assim diz o Senhor Deus”.(Ezequiel, 2,4)

“De onde vem tudo isto? Onde foi que arranjou tanta sabedoria? E esses milagres que são realizados pelas mãos dele? Esse homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e Simão? E suas irmãs não moram aqui conosco?” E ficaram escandalizados por causa de Jesus. (Mc, 6, 1-6)
Imaginem vocês a cara dos fariseus e saduceus presentes na Sinagoga onde Jesus acabara de pregar, de demonstrar tanta sabedoria. Notem bem a reação preconceituosa das elites judaicas, que se julgavam uma classe superior ao povo da época. “Ele não é o filho do carpinteiro”? Como se ser filho de carpinteiro fosse uma desonra!

Jesus disse que um profeta não é bem recebido mesmo em sua terra, entre seus parentes e em sua família. E Ele não pode fazer milagres em Nazaré. Apenas curou alguns doentes, pondo as mãos sobre eles.”(cf.Mc, 6 – 1-6).
Tal reação é cultural. Desde os tempos de Jesus já existia e, persiste até hoje, em nossa sociedade. Transportando para os dias de hoje numa situação bem concreta.

Experimente, em seu local de trabalho, demonstrar mais conhecimento que o seu “chefe” e verá o que acontece. Mesmo, às vezes, em grupos de oração, existe tantos preconceitos contra pessoas de menor posição social, infelizmente. Se você tiver uma inteligência acima da média, você é meio “marginalizado” no grupo. É obrigado a conviver com a mediocridade!.

Fico imaginando o quanto Jesus foi mesmo ridicularizado, insultado, pela sua inteligência muito acima da média, pela sua sabedoria divina. Ele sem querer incomodava os detentores do poder. Pois defendia os marginalizados, os mais fracos. E as elites, claro, se sentiam ameaçadas. Por isto que Jesus acabou por morrer mesmo pregado numa Cruz. E se voltasse hoje morreria de maneira mais sofisticada ainda, talvez, na cadeira elétrica.

É o paradoxo cristão: luz e escuridão, morte e ressurreição. Mas coragem disse o Mestre, Eu venci o mundo! Vivamos na esperança de um dia sermos recompensados pelas boas obras que neste mundo realizamos!. Vale a pena praticar o bem!.
________________________________________________________
Antoni BigCuore Casagrande. Autor é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável). Seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
________________________________________________________





ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 08/07/2018
Código do texto: T6384546
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 72 anos
2490 textos (949073 leituras)
87 áudios (67013 audições)
1 e-livros (165 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 15/11/19 10:21)
ANTONI BIGCUORE