A PALAVRA ISRAEL

As bênçãos concedidas a Jacó, e a origem da Palavra Israel

A palavra Israel foi usada pela primeira vez pelo próprio Anjo do Concerto, há milhares de anos.

Jacó, cujo nome significa suplantador ou enganador, foi um dos filhos gêmeos de Isaque, que por sua vez foi nascido de Abraão, chamado nas Escrituras de o “Pai da Fé e o Amigo de Deus”, pela sua absoluta confiança e dependência do Senhor e completa submissão à Sua vontade e estrita obediência aos Seus preceitos.

Diz o Relato Sagrado que Esaú, o outro dos gêmeos, tendo nascido antes de Jacó, deveria receber as bênçãos e privilégios da primogenitura. Dentre estas bênçãos destacava-se a condição de ser considerado o representante de Deus na família, algo como ser o sacerdote do lar.

Esse importante privilégio não entusiasmava Esaú, de índole belicosa e aventureira, cujas energias e disposição eram mais voltadas às caçadas e atividades mais emocionantes. Era ele o favorito de seu pai Isaque.

Jacó, entretanto, de índole pacífica e dotada de um caráter afável, era mais devotado às atividades domésticas e mais apegado a sua mãe, Rebeca. Sua maior aspiração, ao contrário de seu irmão, era receber as bênçãos espirituais da primogenitura, desprezando a herança material que era compreendida entre as vantagens por ela proporcionadas. Esaú desprezou a sua primogenitura vendendo ou transferindo, indevidamente, e de maneira irresponsável, os seus direitos a Jacó, por um guisado de lentilhas, conforme relatado em:

Gênesis 25:29-34;

29 - E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado;

30 - E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom.

31- Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura.

32 - E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura?

33 - Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.

34 - E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.

Essa negociata não poderia ter a aprovação nem de Isaque, e nem de Deus.

Sendo Isaque já muito idoso e cego e sentindo-se próximo à morte decidiu ser chegada a hora de conferir a seu filho as bênçãos a ele devidas. Jacó, entretanto, aliado a sua mãe, enganou ao pai e ao irmão, valendo-se de um artifício fraudulento, conseguindo, assim, receber as bênçãos que, por direito, caberiam a Esaú.(Gênesis 27: 1- 41).

Arrependido do negócio anteriormente feito com seu irmão, amargurado por não ter recebido a bênção esperada de seu moribundo pai e profundamente ofendido pela atitude do irmão, Esaú odiou a Jacó.

Assentou em seu coração matá-lo assim que passassem os dias de luto de seu pai. Esse intento chegou ao conhecimento de Rebeca que, desesperada, aconselhou que Jacó fugisse para uma terra distante, até que passasse o furor de seu irmão.

Gênesis 27:41- 46;

41 - E Esaú odiou a Jacó por causa daquela bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e Esaú disse no seu coração: Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai; e matarei a Jacó meu irmão.

42 - E foram denunciadas a Rebeca estas palavras de Esaú, seu filho mais velho; e ela mandou chamar a Jacó, seu filho menor, e disse-lhe: Eis que Esaú teu irmão se consola a teu respeito, propondo matar-te.

43 - Agora, pois, meu filho, ouve a minha voz, e levanta-te; acolhe-te a Labão meu irmão, em Harã,

44 - E mora com ele alguns dias, até que passe o furor de teu irmão;

45 - Até que se desvie de ti a ira de teu irmão, e se esqueça do que lhe fizeste; então mandarei trazer-te de lá; por que seria eu desfilhada também de vós ambos num mesmo dia?

46 - E disse Rebeca a Isaque: Enfadada estou da minha vida, por causa das filhas de Hete; se Jacó tomar mulher das filhas de Hete, como estas são, das filhas desta terra, para que me servirá a vida?

Fugitivo e desterrado foi Jacó acolhido por um tio seu, em uma terra distante para onde escolhera fugir.

Trabalhando para ele por muito tempo, adquiriu riquezas e família.

Muitos anos depois, então, desgostoso por causa dos ciúmes e desconfiança de seu tio e de outros parentes e saudoso de sua terra, desejou retornar ao seu antigo lar.

Obteve, para isso, a aprovação de Deus;

Gênesis 31:3 – E disse o Senhor a Jacó: Torna-te à terra dos teus pais, e à tua parentela, e eu serei contigo.

Então, depois de muitos anos e de muitas peripécias estava de volta para sua terra. Voltava, levando consigo a família que constituíra no exílio, ou seja em Padã-Arã, na casa de seu tio Labão, e também todos os bens que acumulara em todo o tempo em que estivera distante.

Sabedor disso saiu ao seu encontro o irmão (Esaú) ressentido e irado, com o propósito de vingar o engano sofrido havia tanto tempo. Jacó conhecia o intento do irmão de matá-lo e, talvez, destruir a sua família, apossando-se de suas riquezas. Com a angústia no coração e profundamente arrependido dos erros praticados contra seu finado pai e contra seu irmão, o futuro para Jacó se apresentava sombrio.

“O remorso pelo mal cometido e o grande temor pela aproximação do irmão fizeram com que ele se voltasse para o seu Deus, em busca de socorro, conforto e perdão”. (Gênesis 32:22-32).

Isolou-se na solidão das estrelas e nas margens do ribeiro (Jabóque) Jaboque derramou a sua alma diante do Senhor (Jeová) Deus dos Exércitos. Foi interrompido em suas súplicas, já de madrugada, por Alguém que, supondo ser um salteador, lhe tocara nos ombros. Atracou-se desesperadamente com o estranho, para salvar sua vida.

O estranho era Cristo (há controvérsias entre autores), o Anjo do Concerto que, velando a Sua glória, disfarçara-se como um homem e viera atender às orações do filho arrependido e angustiado.

Jacó lutou com a força do desespero até descobrir que o Seu adversário não era um homem como ele, senão o Anjo do Concerto. Nesse momento agarrou-se mais fortemente ao seu Contendor, com a força da fé.

Gênesis 32: 24 – 25 ;

24 - Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu.

25 - E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.

Disse-lhe o Anjo, para experimentá-lo;

Gênesis 32:26 - E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu.

Mas acendera-se no coração de Jacó a chama da esperança e, do fundo da sua alma, saiu a súplica.

AINDA : Gênesis 32:26 - Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.

Não era esta uma afirmação arrogante. Ele sabia que poderia ser fulminado pela simples vontade dAquele com quem lutava, se Este assim o quisesse. Era, no entanto, o pedido confiante de alguém que conhecia a misericórdia e o poder do Seu Deus.

Gênesis 32:27 – 28;

27 - E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó.

28 - Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.

A partir daquele momento, daquela luta, deixara de existir o velho homem Jacó. Ele tivera o seu encontro com o seu Deus. Nascera de novo.

O maior milagre que pode acontecer na vida de uma pessoa havia acontecido na vida de Jacó. Fora transformado de Jacó, ou enganador, para “Israel, ou lutador com Deus”, como príncipe, e Vencedor.

Jacó, agora transmudado em Israel, estava completamente transformado e convertido. Doravante, jamais seria o mesmo, enquanto estivesse com o seu Deus.

O processo de salvação é sem arrependimento, da parte do Senhor.

Está claro essa afirmação?

Vamos ler a Bíblia;

E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades. (Romanos 11:26).

E esta será a minha aliança com eles, Quando eu tirar os seus pecados. (Romanos 11:27).

Assim que, quanto ao evangelho, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais.(Romanos 11:28).

Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.

(Romanos 11:29).

Porque assim como vós também antigamente fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles, (Romanos 11:30).

Todavia, se Israel deixasse o seu Deus, voltaria ao velho homem e seria, novamente, Jacó, o Enganador.

De posse das bênçãos de Deus e seguro de Sua proteção, Israel, antes Jacó, estava pronto para defrontar-se com Esaú. Este vinha ao seu encontro com quatrocentos homens, e com ira não aplacada, pronto para sua vingança.

Mas Deus tocou em seu coração. E ao ver o irmão alquebrado por causa da noite anterior e para o resto da vida aleijado, manquitolando por efeito do toque do Anjo do Concerto, moveu – se - lhe o coração de súbita ternura e de íntima compaixão. Correu ao seu encontro e, abraçando-o, chorou longamente em seus braços.

“Estavam para sempre reconciliados. Assim se manifesta a presença de Deus, para livramento de Seus filhos”.

***

Que lições podemos aprender com Jacó?

Deus quer ensinar a Jacó que sua felicidade não depende apenas das vitórias que poderia obter contra os homens, vitórias que Jacó até aquele momento já havia conseguido.

O ensinamento novo de Deus para que Jacó seja bem sucedido dependia da bênção de Deus e não mais de seus estratagemas e artifícios, que soube usar muito bem para obter o que queria.

A marca deste ensinamento novo de Deus, para que Jacó buscasse a benção divina ficou eternizado no ferimento dolorido que recebeu, seu nervo foi atingido, como lembrança do acontecido.

Do fato ainda podemos entender que nesta luta divina com Jacó Deus quer renovar as promessas feitas a Abraão e Isaac, e que Jacó reconhece por seu Deus.

Também Jacó consagra este lugar, ungindo a pedra que serviu de travesseiro e chamou o lugar de Betel (casa de Deus) e ali Jacó fez o voto de fidelidade a Deus e receberia a benção e proteção de Deus.

***

Ao se encontrar com Deus, manifestando arrependimento, o pecador encontra perdão e força para uma vida nova de obediência e vitória sobre o pecado e Satanás. O futuro já não parece mais incerto e tenebroso, pois a bênção do Todo-Poderoso está sobre si.

Glória a Deus, Amém Senhor. -

NRS27112017

NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 04/07/2018
Reeditado em 04/07/2018
Código do texto: T6381765
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.