São Tomé Apóstolo (Graças a ele nós cremos em Jesus Ressuscitado!) - A verdadeira religião é a do coração contrito e humilde que agrade a Deus... no amor... no perdão.

https://www.nossasagradafamilia.com.br/conteudos/santos-de-julho.html

Santo do dia 03 de Julho

São Tomé era israelita e foi um dos doze apóstolos de Jesus.

São três as grandes passagens do apóstolo Tomé no livro sagrado.

A primeira é quando Jesus é chamado para voltar à Judeia e acudir Lázaro.

Na segunda passagem, É ele quem pergunta a Jesus, durante a Última Ceia, sobre o caminho que conduz ao Pai:

“- Senhor (diz Tomé), não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?”

Diz-lhe Jesus:

“-Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim”.

E a terceira, foi quando todos lhe contaram que o Cristo havia ressuscitado.

Tomé disse que só acreditaria se visse nas mãos do Cristo o lugar dos cravos e tocasse-lhe o peito dilacerado.

Jesus lhe apareceu e disse:

“-Põe o teu dedo aqui e vê minhas mãos!… Não sejas incrédulo, acredita!”

_____________________________

Por que hoje a Igreja Católica celebra a “Segunda-feira do Anjo”?

Hoje, Segunda-feira da Páscoa, a Igreja celebra a chamada “Segunda-feira do Anjo”, que recebe este nome porque foi precisamente um anjo que, no sepulcro, anunciou às mulheres que Jesus tinha ressuscitado.

A Rádio Vaticano recorda a explicação dada por São João Paulo II em 1994.

“Por que se chama assim?”, perguntou o Pontífice, colocando em evidência a necessidade de destacar a figura daquele anjo, que disse das profundezas do sepulcro: “Ele ressuscitou”.

Estas palavras “eram muito difíceis de pronunciar, de expressar, para uma pessoa. Além disso, as mulheres que foram ao sepulcro, o encontraram vazio, mas não puderam dizer ‘ressuscitou’; só afirmaram que o sepulcro estava vazio. Mas o anjo disse: ‘Ele não está aqui, ressuscitou’”.

Assim narra o Evangelho de Mateus: “Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia. Ide pois, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que já ressuscitou dentre os mortos. E eis que ele vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis. Eis que os disse”. (Mt 28, 5-7)

Os anjos são servidores e mensageiros de Deus. Como criaturas puramente espirituais, têm inteligência e vontade: são criaturas pessoais e imortais. Superam a perfeição de todas as criaturas visíveis.

O resplendor da sua glória testemunha isso: Cristo é o centro do mundo dos anjos e estes lhe pertencem, ainda mais, porque os tornou mensageiros do seu plano de salvação.

A partir de hoje, até o final da Páscoa no dia de Pentecostes, se reza a oração do Regina Coeli em vez da Oração do Ângelus.

O Sumo Pontífice Emérito Bento XVI, em 2009, assinalou que o “Alegrai-vos” Maria pronunciado pelo anjo é um convite à alegria: “Gaude et laetare, Virgem Maria, aleluia, quia Surrexit Dominus vere, aleluia”, “Alegrai-vos e exultai, Virgem Maria, aleluia, pois o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia”.

Por ACI Digital

Tags: Igreja Católica Páscoa Regina Coeli ressurreição de Jesus

Segunda-feira do Anjo Tempo Pascal

LEIA TAMBÉM

Na oração do Regina Coeli, Papa pede que se alimente desejo de paz

No Regina Coeli, Papa pede ao mundo a redescoberta da fraternidade

Papa Francisco na Divina Misericórdia: o fundamento da nossa fé é o perdão

Orar em ritmo pascal

http://saojosedojardimeuropa.com.br/por-que-hoje-a-igreja-catolica-celebra-a-segunda-feira-do-anjo/

___________________

A VERDADEIRA RELIGIÃO Prof. Dr. Francisco de Assis Florêncio – UERJ

http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/principia/article/viewFile/13794/10538

RESUMO:

Objetivamos, com este artigo, dissertar, de maneira breve, mas objetiva, sobre o que vem a ser “a verdadeira religião”.

Para tanto, recorreremos a dois autores: um sacro, São Tiago

e um do período Claudiano, Pérsio. Verificaremos que

há duas maneiras para se seguir uma religião, seja ela cristã ou não:

a primeira vem do mero cumprimento de ritos, tradições e leis cerimoniais; a segunda, sem deixar de realizar estas coisas,

caracteriza-se pela prática da piedade, o que se materializa por atos que demonstrarão que o verdadeiro religioso ama não apenas a divindade, mas também a criatura feita à sua imagem e semelhança.

Palavras-chave: Religião, São Tiago, Pérsio.

BIBLIOGRAFIA

AUGUSTINE.Epistula de libris de civitate Dei. Online: disponível na internet via www.thelatinlibrary.com

LACTANTIUS.DivinarumInstitutionumLibri. Online: disponível na internet via www.thelatinlibrary.com

MULLER, Richard A. Dictionary of latin and greek theological terms.United states of America: Baker Book House Company, 1998.

PERSIUS.Satirae.Online: disponível na internet via www.thelatinlibrary.com SMITH, William & LOCKWOOD, John.Chambers

Murray Latin-EnglishDictionary.GreatBritain: Cambridge University Press, 1997.

NOVO TESTAMENTO TRILINGUE (NVI): grego, português e inglês. Editor Luiz Alberto Teixeira Sayão. São Paulo: Vida Nova, 1998.

BÍBLIA SACRA. Online: disponível na internet via www.thelatinlibrary.com

CÍCERO. De natura deorum.Online: disponível na internet viawww.thelatinlibrary.com

CAMERON, Alan. The date and identity of Macrobius.London: Journal of roman studies (16), 1966.

http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/principia/article/viewFile/13794/10538
Enviado por J B Pereira em 04/07/2018
Código do texto: T6380954
Classificação de conteúdo: seguro