Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Tu és o CRISTO, o Filho de Deus Vivo - 3

Antoni BigCuore*
Data: 01.07.2018
Local: São Paulo,SP.,Brasil
_______________________________________________________

           Fundamento Bíblico  -  (Mt. 16,13-20)
_______________________________________________________
O Evangelho desse domingo próximo domingo, segundo a liturgia cristã católica, está prevista no Evangelho de Mateus, capitulo 16, versículos de 13 a 20.
Na Cesaréia de Filipe, o Mestre Jesus pergunta a seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”. Disseram: “Uns afirmam que é João Batista, outros que é Elias, outros ainda, que é Jeremias ou um dos profetas”.

Então lhes perguntou: “ E vós, quem dizeis que eu sou?” . Simão Pedro, respondendo, disse: “TU ÉS O CRISTO, O FILHO DE DEUS VIVO”(grifo meu). Jesus respondeu-lhe: “Bem aventurado és tu, Simão filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isso, e sim o meu Pai que está nos céus. Também eu te digo que TU ÉS PEDRO, e sobre esta pedra edificarei MINHA IGREJA, e as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e  o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus”(1)

TESTEMUNHO DA PALAVRA: “A pregação de Pedro começa quando afirma “Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo”. Esta profissão de fé foi-lhe revelada pelo Pai(Mt.16,17). Paulo insiste: “Combati o bom combate completei a carreira e guardei a fé.(2Tm 4,7).

Essa fé sustentou a pregação. A força de sua proclamação da fé em Jesus era suficiente para conduzir à conversão. Diante da difícil conjunção entre os cristão vindos do paganismo e os cristãos vindos do judaísmo, souberam assumir as diferenças e conduzir a igreja na unidade da fé. Paulo lutou fortemente para defender os direitos da fé dos gentios, pois era um mandato de Cristo”. (cf. Deus Conosco, editora Santuário, mês Julho/18, pg.37, por Pe.Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R.)
_______________________________________________________
REFLEXÃO DE A.BIGCUORE: pelo texto do evangelista, fica bem claro qual é a igreja fundada por Jesus   Cristo: aquele cuja cabeça começou com Pedro!!!

Sobre esta rocha edificarei A MINHA IGREJA, diz o Mestre Jesus, ou seja, a ÚNICA igreja. O artigo definido “A”, deixa bem claro isso!.

Não estamos aqui interessados em criar polêmica e nem discutir religião, apenas esclarecer que a ÚNICA igreja biblicamente continuadora dos apóstolos é a CRISTÃ CATÓLICA. Isto, porém, não invalidada as demais denominações cristãs. O mais importante de tudo, é sermos DISCíPULOS DE JESUS!

Qual seja,  PRATICAR tudo o que Ele ensinou através de suas palavras exaradas nos santos Evangelhos.
A nossa CAPACIDADE DE AMAR é que nos salvará! Que nada mais é do que ser batizado e ter fé em Jesus e, claro, no dia a dia, ter atitudes, gestos concretos de amor ao próximo. (ex. uma palavra amiga dita na hora certa; um abraço, um beijo, demonstração de solidariedade, sobretudo, na hora da dor, a caridade etc. etc.)

Pelo texto, fica claro que como se fosse Jesus passando uma PROCURAÇÃO a Pedro para cuidar do seu rebanho, quando Ele ascendesse aos céus, com a vinda posterior do Divino Espírito Santo, que guia a igreja até hoje.

A Igreja Católica, enquanto corpo místico de Cristo, é perfeita, santa e impecável!. Já a igreja hierárquica é composta de homens; e homens são falhos. Vejam o que está aconteceu com  Papa Bento XVI, renunciou ao cargo, porque sentiu que alguns grupos de cardeais estavam criando grandes “resistências” à sua administração pastoral e temporal também.

E, em vista de sua idade já avançada, optou corajosa e humildemente pela renúncia, conforme previsto no Artigo 332, parágrafo 2, do Código de Direito Canônico, redigido por ele mesmo então Cardeal Joseph Ratzinger, no tempo do Papa João Paulo II.

                     TUDO PASSA. SÓ DEUS PERMANECE!.
A igreja católica, ao longo da história passou por várias crises, já teve até três Papas, um em Roma, outro na França, e outro em Pisa, Itália, entre 1.309 e 1.377. A residência do Papado mudou de Roma para Avignon, na França, pois o Papa Clemente V foi levado, pelo rei Francês para residir em Avignon. Em 1.378, O Papa Gregório XI, voltaria para Roma onde faleceria. E teve também um anti-papa em Pisa, Itália.
O Cisma acabou com o CONCÍLIO DE CONSTANÇA, em 1.417, quando o papado foi reestabelecido em Roma.( 2 )

Quer crise maior que essa? E, a Igreja Católica, nunca foi e nunca será destruída, pois Ela é guiada pelo próprio Espírito Santo;  é Ele  que procede do Pai Celestial e do Filho Jesus Cristo, o Verbo (palavra) encarnada.

Ela foi avalizada pelo próprio Jesus, quando, no texto supra, diz que “...as portas do inferno jamais prevalecerão sobre ela”.
DEUS abençõe a todos nós cristãos e não cristãos para que o melhor aconteça nesse mundo tão atribulado e cheio de violências!. A paz começa no coração humano, não nos esqueçamos disso!.

DEUS SEJA ETERNAMENTE LOUVADO E GLORIFICADO, EM NOME DE SEU FILHO JESUS CRISTO, AMÉM!
_______________________________________________________
Fonte: ( 1 ) – Bíblia de Jerusalém, Paulus Editora, pg. 1.869/870. (2) Wikipédia
(02) Bíblia Paulinas, edição pastoral, pg. 688/689.
________________________________________________________
(*)autor é Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seus blogs evangelizadores: BLOG BEM VIVER BRAZIL – http://antonibigcuore.blogspot.com (auto conhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore - São Paulo, Brasil.
(texto original 23/08.2014, alterado 02.07.2017/ 01.07.2018)
________________________________________________________







ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 01/07/2018
Código do texto: T6378595
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 72 anos
2492 textos (949503 leituras)
87 áudios (67048 audições)
1 e-livros (165 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/11/19 02:38)
ANTONI BIGCUORE