O CORAÇÃO REGENERADO

O desejo de Deus para o coração pecaminoso é a regeneração, que tem lugar em todo aquele que se arrepende dos seus pecados, volta-se para Deus, e pela fé aceita a Jesus como seu Salvador e Senhor pessoal.

A regeneração está ligada ao coração. Aquele que, de todo o coração, se arrepende e confessa que Jesus é Senhor;

Romanos 10: 9 – A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

Nasce de novo e recebe da parte de Deus um coração novo;

Salmos 51:10 - Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.

Ezequiel 11:19 - E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne;

No coração daquele que experimenta o nascimento espiritual, Deus cria o desejo de amá-lo e de obedecê-lo. Repetidas vezes, Deus realça diante do seu povo a necessidade do amor que provém do coração;

Deuteronômio : 4:29 e 6:6;

4:29 - Então dali buscarás ao Senhor teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma.

6:6 - E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;

Tamanho amor e dedicação a Deus não podem estar separados da obediência à sua lei;

Salmos 119: 34 ; 69 e 112;

34 - Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei, e observá-la-ei de todo o meu coração.

69 - Os soberbos forjaram mentiras contra mim; mas eu com todo o meu coração guardarei os teus preceitos.

112 - Inclinei o meu coração a guardar os teus estatutos, para sempre, até ao fim.

Jesus ensinou que o amor a Deus, de todo o coração, juntamente com o amor ao próximo, resume toda a lei de Deus;

Mateus 22:37- 40;

37 – E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

38 – Este é o primeiro e grande mandamento.

39 – E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

40 – Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

O amor de todo o coração é o elemento essencial a uma vida de obediência.

Repetidas vezes, o povo de Deus, no passado, procurou substituir o verdadeiro amor do coração pela observação de formalidades religiosas exteriores (tais como festas, ofertas e sacrifícios);

Isaías 1:10-17;

10 - Ouvi a palavra do Senhor, vós poderosos de Sodoma; dai ouvidos à lei do nosso Deus, ó povo de Gomorra.

11 - De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes.

12 - Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios?

13 - Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembleias; não posso suportar iniquidade, nem mesmo a reunião solene.

14 - As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.

15 - Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.

16 - Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.

17 - Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.

Números 5:21-26;

21 - Então o sacerdote fará jurar à mulher com o juramento da maldição; e o sacerdote dirá à mulher: O Senhor te ponha por maldição e por praga no meio do teu povo, fazendo-te o Senhor consumir a tua coxa e inchar o teu ventre.

22 - E esta água amaldiçoante entre nas tuas entranhas, para te fazer inchar o ventre, e te fazer consumir a coxa. Então a mulher dirá: Amém, Amém.

23 - Depois o sacerdote escreverá estas mesmas maldições num livro, e com a água amarga as apagará.

24 - E a água amarga, amaldiçoante, dará a beber a mulher, e a água amaldiçoante entrará nela para amargurar.

25- E o sacerdote tomará a oferta por ciúmes da mão da mulher, e moverá a oferta perante o Senhor; e a oferecerá sobre o altar.

26- Também o sacerdote tomará um punhado da oferta memorativa, e sobre o altar a queimará; e depois dará a beber a água à mulher.

Deuteronômio 10:12 – Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma,

A observância exterior sem o desejo interior de servir a Deus é hipocrisia, e foi severamente condenada por nosso Senhor;

Mateus 23:13 – 28;

13 - Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.

14 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo.

15 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.

16 - Ai de vós, condutores cegos! pois que dizeis: Qualquer que jurar pelo templo, isso nada é; mas o que jurar pelo ouro do templo, esse é devedor.

17 - Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro, ou o templo, que santifica o ouro?

18 - E aquele que jurar pelo altar isso nada é; mas aquele que jurar pela oferta que está sobre o altar, esse é devedor.

19 - Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta?

20 - Portanto, o que jurar pelo altar, jura por ele e por tudo o que sobre ele está;

21 - E, o que jurar pelo templo, jura por ele e por aquele que nele habita;

22 - E, o que jurar pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que está assentado nele.

23 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.

24 - Condutores cegos! que coais um mosquito e engulis um camelo.

25 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de intemperança.

26 - Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.

27 – Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.

28 - Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.

Lucas 21:1-4;

1 - E, olhando ele, viu os ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro;

2 - E viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas;

3 - E disse: Em verdade vos digo que lançou mais do que todos, esta pobre viúva;

4 - Porque todos aqueles deitaram para as ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha.

Muitos outros fatos espirituais têm lugar no coração da pessoa regenerada. Ela louva a Deus de todo o coração;

Salmos 9:1 - Eu te louvarei, Senhor, com todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas.

Medita no coração;

Salmos 19:14 - Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!

Clama a Deus do coração;

Salmos 84:2 - A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.

Busca a Deus de todo o coração;

Salmos 119:2 – 10;

2 - Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração.

10 - Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos.

Oculta a Palavra de Deus no seu coração;

Salmos 119:11 - Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.

Deuteronômio 6:6 - E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;

Confia no Senhor de todo o coração;

Deuteronômio 3:5 - Todas estas cidades eram fortificadas com altos muros, portas e ferrolhos; e muitas outras cidades sem muros.

Experimenta o amor de Deus derramado em seu coração;

Romanos 5:5 - E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Canta à Deus no seu coração;

Efésios 5:19 – Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;

Colossenses 3:16 - A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.

Concluindo;

Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos, hinos e canções espirituais; louvem a Deus, com gratidão no coração. (Colossenses 3:16)

Glória a Deus, Amém Senhor. NRS1911207

***

NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 28/06/2018
Código do texto: T6376541
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.