É PECADO A DOAÇÃO DE ORGÃOS ?

Existe algum pecado na doação de órgãos?

O que a Bíblia tem a nos dizer a respeito dessa questão?

Já ouvi alguns serem contrários a doação baseados naqueles textos que falam que iremos ressuscitar no último dia e se alguém doar seu órgão para outra pessoa teria problemas com relação ao seu corpo. Podemos esclarecer isso biblicamente?

Existe muita confusão na mente das pessoas em relação a esse assunto. Mas podemos encontrar na Bíblia clareza suficiente para nos posicionar com muita tranquilidade sobre o tema.

Vamos refletir juntos.

Existe algum pecado na doação de órgãos?

1 - Evidentemente que a Bíblia não traz nenhuma orientação direta sobre esse tema, pois nos tempos em que a Bíblia foi escrita nem se sonhava que um dia seria possível tirar um coração de uma pessoa falecida e transplantar em uma pessoa viva. Vamos buscar princípios na Palavra de Deus que nos ajudarão a refletir se haveria ou não pecado na doação de órgãos.

2) - A primeira coisa a refutarmos é o argumento de alguns que na ressurreição final nossos corpos serão ressuscitados e um órgão doado a outra pessoa traria problemas.

É verdade que a Bíblia fala de uma ressurreição final de todos, vejamos:

1 Coríntios 15:52 - Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

Essa ressurreição, no entanto, será uma transformação de nossos corpos para a participação do juízo final e, posteriormente, vivermos a vida eterna (no céu ou inferno, de acordo com o julgamento de Deus). Pois o nosso corpo mortal não pode gozar do mundo espiritual como ele era aqui na terra.

Deus irá transformá-lo.

3 - Isso deixa claro que não importará se a pessoa doou seus órgãos, se foi cremada, se morreu em um acidente, se morreu em um naufrágio e foi comida pelos peixes, etc. O poder de Deus irá trazer de volta esse corpo transformado e incorruptível (Qualidade de não apodrecer), no final dos tempos para participar do juízo final.

1 Coríntios 15:

42 - Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.

43 - Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor.

44 - Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.

45 - Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.

46 - Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.

47 - O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu.

48 - Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais.

49 - E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.

50 - E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.

Isso deixa claro que não existe pecado na doação de órgãos sob a ótica bíblica, pois o nosso corpo morto se desfaz de qualquer forma. Um outro texto interessante que cabe aqui é o Vale de Ossos Secos ;

Ezequiel 37:

1 - Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.

2 - E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos.

3 - E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes.

4 - Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor.

5 - Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.

6 - E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor.

7 - Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso.

8 - E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito.

9 - E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.

10 - E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.

11 - Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados.

12 - Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.

13 - E sabereis que eu sou o Senhor, quando eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu.

14 - E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR.

De forma interessante, na visão de Ezequiel, Deus, em um cemitério, faz com que ossos secos tornem à vida, nascendo neles tendões, músculos, pele e órgãos. Isso deixa claro o poder de Deus sobre nós, ainda que nossos corpos tenham sido decompostos pela ação da morte.

4 - Além, disso, quando uma pessoa morre e é enterrada ou cremada, o que ocorre com seus corpos? Voltam ao pó! Isso nos indica que não existe pecado na doação de órgãos, antes, existe bênção. Não é muito melhor pegar um coração que iria virar comida de vermes ou uma poeira sem serventia e doá-lo para que alguém que sofre de uma doença de coração, por exemplo, possa ter uma melhor qualidade de vida? Não sejamos loucos em nosso pensar. A doação de órgãos é uma bênção de Deus e um ato de amor ao próximo. Não existe qualquer impedimento bíblico mínimo que seja que proíba essa prática que hoje é possível pela bênção das mãos de Deus à nossa medicina.

5 – Finalizo dizendo, não esqueçamos que Ele Jesus Cristo derramou seu sangue por nós, Ele se deu completamente, todo o Seu corpo, para nos trazer vida. Esse é o nosso exemplo maior. Por isso, deixe claro que você entende que não existe pecado na doação de órgãos. Esse será um grande ato de amor pelo próximo e em nada irá te atrapalhar ou mesmo ir contra qualquer mandamento do Senhor na Bíblia! Pelo contrário, ser doador cumpre esta palavra do Senhor:

João 15:

12 - O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

13 - Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

Glória à Deus, Amém Senhor.

NRS11092017

***

NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 26/06/2018
Reeditado em 27/06/2018
Código do texto: T6374715
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.