Palavra de Deus. João Batista, O Precursor

Antoni BigCuore*

Local: Sp.Sp.

Data: 24.06.2018, domingo, às 11,18 horas.

______________________________________________________

Anúncio do Evangelho (Lc 3,1-6 e Lc. 1, 57-66).

______________________________________________________

Sinopse.

No décimo quinto ano do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes administrava a Galileia, seu irmão Filipe, as regiões da Itureia e Traconítide, e Lisânias a Abilene; 2quando Anás e Caifás eram sumos sacerdotes, foi então que a palavra de Deus foi dirigida a João, o filho de Zacarias, no deserto.

E ele percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados, 4como está escrito no Livro das palavras do profeta Isaías:

“Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas ficarão retas e os caminhos acidentados serão aplainados. 6E todas as pessoas verão a salvação de Deus’".

“Terminou para Isabel o tempo de gravidez, e ela deu à luz um filho”.(Lc,1,57)

“O nome dele é João, escreveu numa tábua, Zacarias, seu pai.(vs.63).

_______________________________________________________

LECTIO DIVINA – REFLEXÃO A. BIGCUORE: João Batista é o último dos profetas do Antigo Testamento. É o marco divisório entre a Antiga e a Nova Aliança. Com Jesus se inicia a Nova e Eterna Aliança.

João Batista, o precursor, aquele que prepara os caminhos do Senhor Jesus, praticava um batismo de conversão. Jesus batiza no fogo do Espírito Santo. E num ato de humildade, mesmo porque Jesus era judeu, portanto, seguia as Leis da Torá, deixou-se batizar por João Batista.

Jesus o chama de “o maior dentre os nascidos de mulher”. João Batista, filho de Zacarias e Isabel, foi um dos maiores profetas do A.T. À luz dos tempos modernos, o cristão pelo Sacramento da Reconciliação ou Confissão, é como se recebesse de João o batismo da conversão. Sem ele, o cristão não está apto a receber a Santa Eucaristia.

Ele anuncia o que Isaías já predisse acerca de Jesus, o Filho de Maria e José.

“Os textos do nascimento de Joao Batista e de Jesus mostram que Deus rompe com todos os limites da natureza humana e da fé para salvar o ser humano. Ao mesmo tempo, dá espaço para que o próprio ser humano interrogue os desígnios divinos e compreenda tal ação. Mesmo que não seja momentâneo, Deus sabe esperar o tempo humano. João Batista abre os caminhos para o Senhor que vem, torna-se luz para que a salvação cheque aos confins da terra ( Is 49,6).(cf. Op. Deus Conosco, página 108, Pe.Rogério Gomes, C.SsR., mes junho/18).

E, nós, cristãos hoje, será que estamos fazendo aquilo que Jesus pediu? Estamos continuando a sua missão de aperfeiçoar o Reino de Deus, nesta terra?

Temos um discurso “novo” para apresentar ao mundo?

Um feliz e santo domingo a todos(as)! Graça e Paz em seus corações!

_______________________________________________________

(*)autor é escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça sua página na net: Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

(autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável)

________________________________________________________