CONDOLÊNCIAS
A vida tem vários mistérios, e o maior deles é a morte. Nunca poderemos entender o porquê de um ente amado ter que partir. A dor que sentimos é imensurável. Nestas horas, não há nenhuma palavra que possa ser dita que seja capaz de confortar os nossos corações. Tudo parece perder o sentido e ficar pequeno diante de tamanho sofrimento.

A única coisa que nós, amigos e familiares, podemos fazer é colocarmos - nos a disposição para ouvir no momento em que quiserem falar, e oferecer os nossos ombros e coração amigo para vos apoiar. Não há nada capaz de reparar uma perda como esta, mas em nome da amizade e amor de quem fica, e em honra da memória de quem se foi, é preciso continuar vivendo.

É preciso transformar o luto numa luta pela vida e pela felicidade, e para transformar a dor em saudade e serenidade.
- Os meus mais sinceros pêsames à família ...............................!

***

Lendo a Bíblia em:

Romanos 6:23 - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor;

No texto que é muito citado por muitos pastores evangélicos, observei que Paulo fala ali que o salário do pecado é a morte. De forma prática o que seria isso?

Seria a morte física ou a morte espiritual? O que esse salário significa em nossas vidas?

O que significa o salário do pecado é a morte?

(1) Para entender bem essa questão precisamos relembrar o que está escrito em:

Gênesis 2:

16 - E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
17 - Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Deus estabelece uma ordem e uma consequência caso essa ordem fosse desobedecida, que era a morte. Esse é o primeiro texto da Bíblia que fala diretamente sobre morte.

Mas o que seria essa morte? A punição de Deus por causa da desobediência atingiu todo o nosso ser. Isso significa que haveria a partir daquela desobediência, como primeira consequência direta, a morte física do ser humano. Passamos a ser criaturas que voltam ao pó. E também, por conta da mesma desobediência, a morte espiritual passou a fazer parte da vida do ser humano desobediente, pecador, caído. A morte espiritual pode ser explicada como a nossa distância de Deus. Perto de Deus há vida, longe Dele, não.
O salário do pecado é a morte e o dom gratuito da vida eterna

(2) Relembrando: No texto de Romanos 6: 23; Paulo explica essa questão com detalhes:
“ Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor “;

Nesse texto e em seu contexto, Paulo está fazendo uma comparação com a vida sem Cristo e a vida com Cristo.
Sem Cristo, aquilo que temos em nós é o domínio pleno do pecado. Isso nos faz receber o salário, ou seja, o pagamento por termos uma vida que desagrada a Deus. E o salário do pecado é a morte, a condenação eterna. A morte física todos os homens passarão, porém, a morte espiritual, a qual a Bíblia também dá o nome de segunda morte (Apocalipse 21:8), essa é o salário de quem permanece distante de Deus em uma vida de pecado.


(3) No entanto, o texto também nos demonstra que existe uma forma de não receber esse salário terrível. E a forma é recebendo o dom gratuito de Deus, ou seja, recebendo a salvação que está em Jesus Cristo, que é a resposta de Deus ao problema que o pecado causou em nossas vidas. É a graça de Deus derramada sobre aqueles que creem.

Isso significa que Deus providenciou uma forma de escaparmos desse salário terrível que todos nós iríamos receber, pois todos nós pecamos (Romanos 3:23, Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;). E a forma de escapar é simplesmente crendo no sacrifício de Seu filho, o Senhor Jesus Cristo:

Efésios 2:

4 - Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou”,
5 - Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),”

(4) Dessa forma, o salário do pecado é a morte significa que no juízo final, aquele dia em que Deus vai julgar a cada um de nós, muitos irão receber plenamente esse salário do pecado, irão receber em sua “conta” e deverão sofrer muito com ele. Essa será a justiça de Deus derramada sobre todos que o rejeitaram. E ao mesmo tempo Ele derramará graça e misericórdia sobre todos aqueles que receberam Jesus Cristo em suas vidas e creram de fato e de verdade:

João 1:12 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome.

(5) Assim, concluímos que o salário do pecado é a morte para todos aqueles que rejeitam Jesus Cristo e, dessa forma, acolhem e aceitam uma vida de pecado. A consequência disso é a morte espiritual, o sofrimento eterno. Mas Deus nos deu também a possibilidade de trocar o sofrimento eterno pela vida eterna, que é a vida ao lado de

Deus e de sua vontade. Para isso precisamos reconhecer nossa condição de pecadores e ser discípulos de Jesus de Nazaré.

Glória à Deus, Amém Senhor.
NRS14082017

***
NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 18/06/2018
Reeditado em 21/06/2018
Código do texto: T6367713
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.