COMO O ESPÍRITO SANTO FOI DERRAMADO EM ATOS 2:18 SE ELE É UMA PESSOA?
Muitos não entendem a doutrina da trindade, leem na Bíblia e ficam mais confusos. Como o Espírito Santo é Deus, é uma pessoa, se a Bíblia diz, por exemplo, em Atos 2:18, que o Espírito Santo foi derramado?

É possível derramar uma pessoa? Isso não é um indicativo de que a trindade não é verdadeira?

Como o Espírito Santo é uma pessoa?

(1) A primeira coisa a se observar é que a Bíblia nos revela o Espírito Santo como sendo uma pessoa e não como uma energia ou uma força ativa como alguns dizem. Um exemplo simples disso é o Espírito Santo intercedendo por nós, coisa só possível a uma pessoa e não possível a uma energia ou força:

Romanos 8:26 - Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis”.

Como o Espírito Santo foi derramado sendo uma pessoa?

(2) Muitos usam o texto de Atos 2:18 para tentar invalidar o fato do Espírito Santo ser Deus, buscando apresentar essa “prova” de que a Bíblia aponta o Espírito Santo sendo derramado, logo, Ele não seria uma pessoa e sim algo como uma força, uma energia vinda de Deus:

Atos 2:18 - até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão.

Qual seria a explicação para isso? Como o Espírito Santo foi derramado? O que isso significa?

(3) A primeira coisa a se observar é que o Espírito Santo não é uma pessoa de carne e osso e sim uma pessoa espiritual com todas as características de Deus, pois Ele é Deus. Portanto o significado derramar, despejar, é apropriado. O significado desse derramamento está ligado a ação de Deus, ao agir do Espírito Santo de uma determinada forma. Ou seja, temos em Atos 2:18 uma figura de linguagem apontando para uma ação especial de Deus na vida daquelas pessoas, em um determinado momento.

O Espírito Santo foi derramado como Paulo também foi derramado;

(4) Aos mais céticos, eu pergunto: o apóstolo Paulo foi uma pessoa? As evidências nos apontam que sim. Então o que dizer deste versículo;

Filipenses 2:17 - Contudo, mesmo que eu esteja sendo derramado como oferta de bebida sobre o serviço que provém da fé que vocês têm, o sacrifício que oferecem a Deus, estou alegre e me regozijo com todos vocês.

Observe que Paulo é uma pessoa e também usa a figura de linguagem de “ser derramado”. Como Paulo poderia ser derramado se ele não é um líquido ou algo parecido?
Obviamente ele está usando uma figura de linguagem que descreve o sacrifício que ele fazia pelo evangelho, usando a figura de um ritual chamado de libação, (Libação é o ato de derramar água, vinho, sangue ou outros líquidos com finalidade religiosa ou ritual, em honra a um deus ou divindade.)onde um líquido (vinho, azeite, ou outro) era derramado sobre um altar.

(5) O uso que Paulo faz dessa linguagem nos deixa claro que era algo comum esses tipos de comparações. Dessa forma, a interpretação de que o Espírito Santo foi derramado e continua sendo Deus, é muito apropriada e biblicamente correta.

Glória à Deus, Amém Senhor.
NRS310742017
***
NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 16/06/2018
Reeditado em 21/06/2018
Código do texto: T6366130
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.