Começo
Gênesis 3: 1 - Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?

Suponho que todos nós já sabemos a resposta para isso – tal como todo o início da miséria humana– (mas também o início da esperança e salvação messiânica), nossa história também começa em Gênesis 3.

Recordamos como Deus amaldiçoou a serpente:

Genesis 3: 14 – 15;

14 - Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
15 - E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Sim, a serpente foi amaldiçoada, sim, ela foi avisada – mas como resultado da Queda, também foi entregue a ela algum poder, não apenas para ferir o calcanhar da ‘semente da mulher’, como está escrito no versículo 15, mas também, como lemos no versículo 14, para comer “poeira”;

Esta é a mesma palavra “poeira”, de que Adão foi formado;
Genesis 2: 7 - E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
7 - Assim, recebemos uma mensagem muito profunda que muitas vezes é esquecida: somos informados de que a serpente/pecado “destruirá” o homem – assim como no livro de Jó:

Jó 1:12 - E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.
Além disso, a serpente/pecado será sustentada pelo homem. É por isso que lemos sobre Caim:

Genesis 4:7 - Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.

Vejamos o Padrão:

Então, agora, como Satanás está ciente do plano de Deus para sua derrota final e recebe essa ‘permissão’ para ser alimentado pelo homem, ele não tentaria destruir o plano de Deus?

A questão é, naturalmente, como ele vai fazer isso.
O leitor atento veria que, cada vez que o plano de Deus está sob ataque, encontramos na Escritura o mesmo padrão:

1) primeiro Satanás tenta a abordagem mais direta, então ele vai para a estratégia mais sutil. O primeiro passo – o mais brutal e, num certo sentido, o mais simples – seria matar.

Vimos isso no caso de Moisés, quando todos os bebês do sexo masculino foram jogados no rio;

Êxodo 1:22 - Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida.

8 - Vimos isso no caso de Mardoqueu (ou Mordecai, foi quem criou e educou sua prima órfã Hadassa, que é Ester (Et 2:7-20), quando Hamã quis destruí-lo e a todos os Judeus;

Ester 3:6 - Porém teve como pouco, nos seus propósitos, o pôr as mãos só em Mardoqueu (porque lhe haviam declarado de que povo era Mardoqueu); Hamã, pois, procurou destruir a todos os judeus, o povo de Mardoqueu, que havia em todo o reino de Assuero.

Também vimos isso no caso de Jesus quando os meninos em Belém foram mortos por Herodes.

Mateus 2:16 - Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos.

“Somente no caso de Adão e Eva a serpente teve que começar com a tentação, porque neste momento ela não poderia matá-los – a morte não tinha entrado no mundo ainda”.

No entanto, quando este primeiro passo não funciona – Moisés foi salvo, Mardoqueu não foi morto, e a família de Jesus correu para o Egito para salvá-lo – então Satanás faz a próxima armadilha, muito mais sutil: tenta seduzir e corromper.

Como vimos em Gênesis 3: 1.

Sabemos que ele quer destruir: se não matar, então roubar.
Moisés cresceu como um príncipe Egípcio, e foi pelo milagre e graça de Deus que ele não começou a adorar deuses Egípcios:
Pela fé, Moisés, quando chegou a idade, recusou ser chamado filho da filha de Faraó; escolhendo antes sofrer aflição com o povo de Deus, do que gozar os prazeres do pecado por um tempo;

9 - Ester (Hadassah) era uma rainha rodeada de todas as tentações pagãs, e, mais uma vez, foi um milagre claro que ela permaneceu fiel a Deus e ao povo de Deus;
Jesus foi levado ao deserto pelo Espírito Santo para ser tentado, e Satanás foi autorizado a tentá-lo e a experimentar corrompê-lo.

Vemos esse padrão repetidas vezes nas Escrituras e na história.
A tradição Judaica diz e está escrito no livro de Números 25: 1 - 26;

Vamos ler Números 25: 1 – 2;

1 - E Israel deteve-se em Sitim e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas.
2 - Elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses.

Então, quando o povo de Israel “começou a cometer prostituição com as filhas dos moabitas” aconteceu como resultado do conselho de Balaão: Balaão, o profeta dos deuses pagãos foi chamado por Balaque, rei Moabita, para amaldiçoar Israel (em certo sentido, era igual a “matar”: Vem agora, pois, peço-te, amaldiçoa este povo… para que possamos feri-los), mas quando ele não pode amaldiçoar Israel, ele aconselhou Balaque para os seduzir e corrompe-los.

Nesse caso, foi alcançado o resultado desejado: As Moabitas chamavam o povo aos sacrifícios aos seus deuses: e o povo comia e se inclinava aos seus deuses. Então, podemos ver esse padrão várias vezes: primeiro ele tenta matar (ou amaldiçoar) – e se isso não funcionar, ele tenta corromper.

O enredo

10 -

Agora talvez possamos entender o plano de Satanás meditando em Gênesis 3: 1- 24 e 4: 1 -26;

Podemos ver claramente o mesmo padrão.

1- Primeiro, ele começou a “destruir” Caim, e o primeiro assassinato aconteceu: Abel foi morto por Caim e assim sua linha foi cortada. Quase todo o 4º capítulo do Gênesis é muito sombrio, porque descreve os homens “destruídos” pelo pecado – a linha sem Deus de Caim.

No entanto, Deus estava determinado a continuar Seu plano de Amor, e, portanto, o lugar de Abel não poderia permanecer vazio. Por conseguinte, nos dois últimos versículos deste capítulo encontramos a esperança: Deus deu a Adão e Eva outro filho, Sete, e no último verso do capítulo 4 lemos: E a Sete, a ele também nasceu um filho; e ele o chamou Enos: então os homens começaram a invocar o nome do Senhor. É provavelmente neste momento que Satanás percebe que a primeira parte de seu plano não funcionou – um terceiro filho nasceu, e a linha justa de Sete foi estabelecida.

Portanto, ele Satanás, vai para o segundo nível: – tentação e corrupção.

Finalmente, estamos em Gênesis 6. Agora podemos entender a trama de Satanás: corromper a linhagem humana, para que aquele que está destinado a derrotá-lo – o prometido da semente da mulher, não de alguma semente angélica – não pudesse nascer.
Assim, foi o plano desenvolvido: Os filhos de Deus vieram às filhas dos homens e elas tiveram filhos com eles. O descendente híbrido angélico/humano, claramente não intencional por Deus, tinha uma linhagem corrompida.
Genesis 6: 11.

4 - Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.

5 - E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.

O plano parecia estar muito bem sucedido, e chegou o momento em que quase todos tinham o desejo demoníaco no sangue. Assim, muitos podem pensar que o dilúvio foi um castigo cruel e terrível de um Deus irritado e vingativo, mas, em vez disso, foi um ato misericordioso e protetor para deixar a esperança para Sua criação e não lançar a humanidade num abismo de desesperança diabólica perversa.

Glória à Deus, Amém Senhor.
NRS05112017
***
NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 04/06/2018
Reeditado em 21/06/2018
Código do texto: T6355763
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.