Esquecer

Esquecer

Esquecer é uma palavra muito comum para os dias atuais, porque faz parte do stress do ser humano em um mundo capitalista que busca as riquezas matérias para promover-se na sociedade.

Todavia, podemos esquecer de todas as coisas, mas quando se trata da esfera espiritual, nunca podemos nos esquecer de Deus. Um exemplo bem simples para essa ação pode ser citado no caso de esquecermos de pagar algumas dividas. Notoriamente, tem consequências conhecidas como juro ou acréscimos por ter passado da data prevista de pagamento.

Contudo, quando esquecemos de Deus, as nas coisas concernentes ao Seu Reino, as consequências podem ser irreversíveis, e custar a nossa salvação eterna.

Deuteronômio 28:20

O Senhor enviara sobre vocês maldições, confusão e repreensão em tudo o que fizerem, até que vocês sejam destruídos e sofram repentinas ruina pelo mal que praticaram ao se esquecerem de Deus.

O que percebemos no contexto atual, é que as pessoas estão vivendo como se Deus não existisse, indiferentes a todas as benções que Ele derrama na face da terra. Essa ação é uma verdadeira ingratidão para com o Senhor. Então devemos ter todo cuidado para não esquecermos do criador do universo que é soberano sobre todas as coisas.

Eclesiastes 12:1

Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade antes que venha os maus dias, e cheguem os anos dos quais venha a dizer: Não tenho mais contentamento.

Normalmente, quando falamos em Deus para as pessoas é comum elas dizerem: ‘Quando eu for mais velho, irei dedicar a minha vida ao Senhor’; quando essa situação não condiz com a realidade.

Em outros casos muitos nem acreditam que existe um Deus; defendem que tudo veio de uma evolução, caminhado dessa maneira para sua destruição espiritual.

Por essa razão o profeta Isaias, inspirado pelo Espírito de Deus, fez a seguinte citação:

Isaias 51:13

E, te esqueces do Senhor que te criou, que estendeu os céus, e fundou a terra, e tem continuamente todo dia o furor do angustiador, quando se preparava para destruir; pois onde está o furor que te atribulava?

Agora vem o questionamento: Quem é o homem para se esquecer de Deus?

Um fato interessando acontece em relação a pessoa que amamos, de maneira que ela nunca sai da nossa cabeça; advém com mais intensidade na faze do namoro. Levado esse exemplo para o âmbito espiritual, vem o seguinte questionamento. Porque dizemos que amos muito a Deus, e ele não faz parte da nossa vida, estando todo o tempo no esquecimento humano?

Temos uma grande contradição por parte do homem que faz grande declaração de fidelidade, mas na realidade não vive dentro do contexto que fala. Esse comportamento nefasto acontece desde os antigos homens que diziam pertencer ao Senhor. Vejamos um versículo relacionado.

Salmo 106:7

Nossos pais não entenderam as tuas maravilhas no Egito: Não se lembraram da multidão das tuas misericórdias, antes provocaram no mar, sim, no mar vermelho.

Assim é a natureza do ser humano, sempre se esquecendo de alguma coisa; em particular, de Deus. E quando acontece essa ação, o pecador está propenso a cair em diversas ciladas do diabo, o que promove grandes prejuízos, que seja no âmbito material ou espiritual.

Por fim, devemos entender que Deus é fonte de suprimento de todas as necessidades humana, sendo a principal, a salvação de todos os que reconhecem o seu amor e aceira a Jesus Cristo como o único e suficiente salvador.

Pr Robson Colaço de Lucena

OTPB Ordem dos Teólogos e Pastore do Brasil

Mat 595