Inteligência Emocional

É antes de tudo aprender a lidar com as próprias emoções para ter uma melhor qualidade de vida. Serve para todas as situações do cotidiano desde amizades, relacionamentos, relações intrapessoais e interpessoais. É saber enfrentar conflitos, medos, quando nos abrimos para o novo, nos deixamos se permitir. Ser mais seletivo naquilo que é melhor para minha pessoa, para minha realização pessoal. Estar relacionada a conhecer e gerenciar no dia a dia, as próprias emoções. saber lidar com diferentes situações, conflitos internos e externos.

Só atingimos a maturidade emocional vivenciando experiências nas relações humanas sociais. Se não tivermos maturidade emocional não somos capazes de fazer nada na vida, trabalhar, se relacionar com as pessoas com a família. Tudo isso passa pela maturidade, que só ocorre com o decorrer do tempo, porque a cada ano mudamos, amadurecemos, não somos a mesma pessoa de um ano atrás.

Ter maturidade é saber ouvir o outro, respeitar a opinião mesmo que seja diferente do que penso, ter flexibilidade em determinadas situações, ser tolerante, empático, ter ponderação. Muitas vezes é ter atrevimento, coragem de enfrentar mudanças, sair da zona de conforto, adquirir autoconfiança.

É importante se aproximar de pessoas que tem a mente mais aberta.

A pessoa madura tem flexibilidade se permite sair da ignorância, da rigidez, da ideia absoluta, está em um constante processo de transformação , algo fluido que está em movimento. Mesmo discordando da opinião do outro em determinados momentos. Quem tem maturidade busca respeitar o outro como ele é, na sua individualidade, procura apender a ouvir e compreendê-lo , ao invés de só apontar os erros.

A maturidade é algo fundamental para o crescimento humano e pessoal, só assim somos pessoas melhores, mais humanas.

Valdizia Barros
Enviado por Valdizia Barros em 16/04/2018
Código do texto: T6310083
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.