Ganhar a Si Mesmo

Ganhar a Si Mesmo

Estamos em um tempo que todas as pessoas querem ter seguidores, como no caso dos e alguns sites para relacionamentos sociais como facebook, twitter, instagran, política e até nas religiões; é uma verdadeira maratona para ver quem tem o maior grupo.

De maneira que no âmbito espiritual as religiões pagãs estão usando o velho jargão que diz: Vamos ganhar um grande número de almas.

Essa situação não é boa, porque quando falamos na alma dos homens estamos trabalhando com a salvação eterna dos tais, o que pode tornar a condenação.

Por esse motivo Jesus mostrou que para segui-lo não tem nenhuma relação com as coisas terrenas, como no caso dos grupos sociais. Daí o motivo pelo qual Ele fez a seguinte citação:

Lucas 9:23

E Disse Jesus a todos:

Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.

Notoriamente, temos que começar negando o nosso eu e as inclinações que nos levam ao pecado, para ser um verdadeiro seguidor de Jesus Cristo.

Para ter um relacionamento pessoal com Deus é fundamental passamos por três ações.

01- Amor

02- Mudança

03- Compartilha

01 - No amor, temos que corresponder a situação incondicional que o Senhor Deus provou para conosco, entregando o seu Filho para nos salvar. Essa é a maior prova universal do amor de Deus; e devemos correspondê-la.

João 3:16

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

02 – Na Mudança, podemos ver o homem em nova situação, de forma que antes estavam presos na idolatria, vícios, imoralidade e todas as formas delituosas do pecado; e ao conhecer o amor de Deus, começa a mudar de vida, tornado-se uma nova criatura.

II Aos Coríntios 5:17

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

03 – Na Compartilha, o ser humano entende o chamado para seguir a Jesus, e ao desfrutar da salvação, vem um desejo sobrenatural de ganhar novas vidas humanas para morar na eternidade ao lado de Deus.

Marcos 16:15

E disse-lhes Jesus: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

Para seguir a Deus tem algumas restrições, não é de qualquer maneira que o homem irá morar no céu; de maneira que se deve buscar a santificação e uma vida de negação a pecado mundano. Não é difícil, e nem tão pouco impossível; mas os prazeres da carne têm que ser repelidos com toda autoridade da Palavra de Deus.

Temos uma citação Bíblica que diz:

I João 2:15-16-17-18

15 - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

16 - Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.

17 - E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

18 - Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se tem feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora.

Vale à pena seguir a Cristo com toda convicção, porque só existe uma coisa certa na nossa vida: É que um dia todos nós iremos morrer. E quando isso acontecer para os que não obedeceram a Deus, como será a eternidade para os tais?

Lamentavelmente, no mundo existem três tipos de pessoas:

01 – As que são salvas;

02 – As que ficam observando os salvos;

03 – Os que perdem todo tempo perguntando quem são salvos.

Mas devemos ter sabedoria do alto e ficar no primeiro grupo (dos salvos), porque somos seres espirituais que um dia partirmos do plano terreno para salvação ou condenação.

Tiago 1:5-6

05 - E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.

06 - Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.

De maneira que os sábios na Palavra de Deus resplandecerão por toda imortalidade, e será uma vida de paz e gozo.

Daniel 12:3

Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.

Que o Senhor vos abençoe rica e abundantemente.

Pr Robson Colaço de Lucena.

OTPB Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil

Mat 595