REFLEXÃO BÍBLICA. João, 12, 20-33. "Queremos Ver Jesus".

Antoni BigCuore Casagrande*

Data: 16.03.2018

Horas: 14:28 horas

Local: São Paulo,SP. Brasil

________________________________________________________

Antífona de entrada

A mim, ó Deus, fazei justiça, defendei a minha causa contra a gente sem piedade; do homem perverso e traidor, libertai-me, porque sois, ó Deus, o meu socorro (Sl 42,1s).

Oração do Dia

Senhor nosso Deus, dai-nos, por vossa graça, caminhar com alegria na mesma caridade que levou o vosso Filho a entregar-se à morte no seu amor pelo mundo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_________________________________________________________

Evangelho do Domingo, dia 18 de Março de 2.018

_________________________________________________________

“Naquele tempo, havia alguns gregos entre os que subiram para adorar durante a festa.

Estes se aproximaram de Filipe (aquele de Betsaida da Galiléia) e rogaram-lhe: “Senhor, quiséramos ver Jesus”.

Filipe foi e falou com André. Então André e Filipe o disseram ao Senhor.

Respondeu-lhes Jesus: “É chegada a hora para o Filho do Homem ser glorificado.

Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto.

Quem ama a sua vida, perdê-la-á; mas quem odeia a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna.

Se alguém me quer servir, siga-me; e, onde eu estiver, estará ali também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará.

Presentemente, a minha alma está perturbada. Mas que direi? Pai, salva-me desta hora. Mas é exatamente para isso que vim a esta hora.

Pai, glorifica o teu nome!” Nisto veio do céu uma voz: “Já o glorifiquei e tornarei a glorificá-lo”.

Ora, a multidão que ali estava, ao ouvir isso, dizia ter havido um trovão. Outros replicavam: Um anjo falou-lhe.

Jesus disse: “Essa voz não veio por mim, mas sim por vossa causa.

Agora é o juízo deste mundo; agora será lançado fora o príncipe deste mundo.

E quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim”.

Dizia, porém, isto, significando de que morte havia de morrer.”( 1 )

__________________________________________________________

REFLEXÃO DE A. BIGCUORE. O texto em tela, sugere que havia alguns gregos que queriam ver Jesus. Os discípulos Felipe e André os levam até Jesus. E o Mestre lhes mostra o caminho para seguí-lo.

“SE ALGUÉM QUER SERVIR A MIM, QUE ME SIGA. E ONDE EU ESTIVER, AÍ TAMBÉM ESTARÁ O MEU SERVO. SE ALGUÉM SERVE A MIM, O PAI O HONRARÁ.”(Jo, 12, 26) ( 2 ).

Ser discípulo de Jesus, implica em renunciar aos valores transitórios deste mundo. Significa desapegar-se e abraçar a Cruz de Jesus. Significar morrer para germinar vida; para irradiar a Luz de Deus em todo o mundo. O cristão nasceu para ser luz do mundo, assim como o Mestre O era.

O Mestre, como grande pedagogo que é, usa a imagem da semente de trigo que deve morrer para produzir frutos. Ele, nesse caso, estava se referindo à sua paixão e morte que estava prestes a acontecer.

Existem milhões de cristãos em todo o mundo, porém, discípulos são poucos. E qual a diferença? Cristão de nome é aquela pessoa que vai à Igreja uma vez por semana por mera convenção social.

O Discípulo é diferente. Se preciso for, ele dá a vida pelo Projeto de Deus!

A cruz para os judeus era humilhação!. Somente os piores criminosos, assassinos, morriam no madeiro. Era a pior de todas as formas de ser morto! Mas, Jesus não abandona o projeto de seu Pai. “Pai afasta de mim este cálice”, mas não faça a minha vontade, mas a tua”.

Mas, ainda no mesmo capítulo, Ele exorta seus discípulos a NÃO SE AFASTAREM DA LUZ! “Enquanto vocês têm a luz, acreditem na luz, para que vocês se tornem filhos da luz” ( idem 36) ( 3 )

Quem caminha nas trevas não sabe para onde está indo. Certamente estará indo para o abismo ou coisa parecida. Quem segue verdadeiramente a Jesus, JAMAIS, cairá no abismo. É certeza da chegada a bom termo junto à Eternidade!

Que neste fim de Quaresma, nos preparemos bem, fazendo uma boa confissão de nossos pecados, a fim de adentramos à Páscoa com a alma leve e limpa! Confie: DEUS AMA VOCÊ!!!

_________________________________________________________

Fonte:

(1) Portal católico orante

(2) Bíblia Paulinas, edição pastoral, página 1.373

(3) Idem, versículo 36.

_________________________________________________________

(*) Autor é escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu BLOG BEM VIVER BRAZIL – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

_________________________________________________________