Lembranças do Passado

Prisioneiros de Lembranças do Passado

Existe pessoas que nunca se livram de lembranças do passado, estão martirizadas por pensamentos negativos e estão escravizadas por uma eterna nostalgia e melancolia profunda, pelo que ficou para atrás.

Tem uma palavra relacionada com os africanos quando foram trazidos como escravos para colonizar o Brasil. Essa palavra é “Banzo” (Que significa: desesperados, tristes, pensativos ou apavorado com saudades da pátria ou amigos que foi obrigado e deixar). Sendo comum a depressão, insônia e até o suicídio.

Todavia, temos que tocar a vida olhando para frente, especialmente no que se refere ao mundo espiritual. Porque é comum as pessoas ficarem reféns de algo ruim que foi praticado no passado, e não darem credito ao sacrifício único de Jesus em favor da humanidade pecadora.

A Bíblia apresenta inúmeros textos que mostra o perdão através da graça salvadora de Deus; o qual podemos tomar posse e esquecer uma existência de erros. Sabendo que quando aceitamos a Jesus como único salvador, todas os pecados são perdoados e passamos a ser uma nova criatura.

Isaias 43:18-19

18 – Não vos lembreis das coisas passadas, nem considerais as antigas.

19 – Eis que faço uma coisa nova, agora sairá a luz, porventura não a recebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rio no ermo.

Se as pessoas deixassem de seguir as lembranças contrárias e tivessem apenas recordações boas, certamente os psicólogos e psiquiatras teriam mais tempo para se dedicarem a outros eventos na área da saúde mental. Mas, a tendência humana é lembrar o sentimento de vingança, mágoa e coisas vazias.

Conta-se que o General Robert Lee, logo após a segunda guerra civil da América no estado do Kentucky; foi visitar uma amiga, e ela lhe mostrou com grande dor, uma árvore da sua casa que fora partida em um bombardeio no meio da noite, ficando pela metade. Então ele respondeu: Corta-a e deixa no passado.

Temos que aprender essa lição, devemos cortar as cicatrizes e traumas do passado que nos traz recordações ruins. Especialmente quando tem referencia com a nossa fé, e pode interferir com o relacionamento pessoal com Deus.

II Aos Coríntios 5:17

Assim, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas se passaram, eis que tudo se fez novo.

O passado não deve nos amarrar, se por acaso cometemos algo desprazível, devemos pedir perdão a Deus, porque através do sacrifício de Jesus obteremos o verdadeiro perdão.

João 10:10-11

10 - O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

11 - Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

O diabo traz essa trilogia maligna que é: “Roubar, matar e destruir”. Mas, Jesus Cristo veio para que tivéssemos vida, e com abundância.

Tem pessoas que foram escravas do pecado através da prostituição, espiritismo, idolatria, roubo, assassinato e contendas. Contudo, não temos que levar esse fardo sujo de satanás, porque o perdão de Cristo é suficiente para nos direcionar para a eternidade com Deus.

Isaias 53:4-5

04 – Verdadeiramente Le tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si, e nós e reputamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

05 – Mas Ele foi ferido por causas das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Não necessitamos ser algemados a um passado hediondo. Mas construir o presente em Cristo.

Tem uma mensagem asquerosa no mundo artístico da televisão que cita: “O teu passado te condena”. Isso é uma filosofia barata do diabo para inserir medo nas pessoas.

A Bíblia cita no Livro do Profeta Isaias.

Isaias 43:18

Não vos lembrais das coisas passadas, nem considereis as antigas.

Jesus é quem absorve os nossos pecados, e para que isso acontecesse Ele pagou um preço algo com a sua vida para sermos resgatados do pecado; por essa e infinitas razões, somo renovados diante de Deus para ter o livre acesso ao céu.

I João 1:7

Mas, se andarmos na luz, como na luz, com Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado.

Então, precisamos honrar e amar a grande dádiva que veio do Trono de Deus, que é o seu filho amado Jesus Cristo, e entendermos que Ele está acima de toda culpa e limitação humana. Que o Senhor vos abençoe rica e abundantemente.

Robson Colaço de Lucena

OTPB – Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil

Ministério Missão América