Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Reflexão Bíblica do Domingo, 31.12.2017(Lc,2, 22-40)

Antoni BigCuore Casagrande*
Data: 30.12.17, sábado, às 17:13 horas
Local: São Paulo,SP. Brasil

1ª.Leitura: Eclesiástico 3, 3-7.14-17ª
2ª. Leitura: Colossenses 3, 12-21
Salmo 128(127)
________________________________________________________
Neste domingo, celebramos a Festa da Sagrada Família. O evangelho de amanhã(31), está previsto em Lucas, capítulo 2, versículos de 22 a 40.
SINOPSE: Maria e José levam o menino ao Templo, em Jerusalém,  para a purificação segundo a Lei de Moisés.“Todo primogênito de sexo masculino será consagrado ao Senhor. Como eram de família simples e humilde, levaram um para de rolas e dois pombinhos para serem oferecidos em sacrifício, conforme a lei Mosaica.

Simeão era um homem justo e piedoso. Não queria morrer ser ver a vinda do Salvador. 25.O Espírito Santo estava com ele. Ele tinha tido a Revelação do Espírito Santo de que não morreria sem primeiro ver o Messias. E profetiza que Ele seria sinal de contradição em Israel.

Simeão e Ana, a viúva de 84 anos, representam os pobres que esperam a libertação de Israel. Ele vai dividir as pessoas entre pobres que acreditam no Menino Deus e os ricos que esperam um Messias, coberto em ouro, que iria libertar o povo judeu do jugo do Império Romano.

Simeão pega o Menino nos braços e profetiza: “Agora Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar o teu servo partir em paz. Porque meus olhos viram a tua salvação, que preparastes diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo, Israel”. Uma espada há de atravessar-lhe a alma, diz à Maria Santíssima, Mãe de Jesus.
______________________________________________________
COMENTÁRIO A. BIGCUORE. Fico imaginando qual deve ter sido a reação de Maria, quando o profeta Simeão, lhe diz que o menino seria causa de contradição e que uma espada iria transpassar-lhe a alma!
Deve ter ficado meio atônita com a previsão pessimista sobre o Menino Deus.(aqui mostra a sua parte humana).

Mas, no íntimo, Maria tinha consciência de que seria Mãe do Salvador, pois o Arcanjo São Gabriel, quando da Anunciação, lhe revela: “O Espírito Santo virá sobre você, e a força do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus”.(cap. 1, 35).
___________________________________________________
LECTIO DIVINA: como podemos contextualizar o trecho supra?. A familia patriarcal de então, é bem diferente nos dias de hoje(2.017).

Todas elas tem imperfeições. O que não se pode mudar é o AMOR que deve ser o centro de qualquer família. O respeito entre pais e filhos e entre a família e sociedade, enfim, no mundo das relações humanas.
O Evangelista João, nos diz em uma de suas cartas, que DEUS É AMOR!. Sem dúvida, é o melhor conceito de Deus que já ouvi.

Hoje, neste mundo maluco em que vivemos, com muitas guerras e terrorismo, injustiças sociais gritantes, sobretudo no terceiro mundo, como sobreviver sem perder a sua essência?

Entendo que a ORAÇÃO, a meditação da Palavra de Deus, a vida sacramental (confissão e eucaristia) para nós cristãos católicos, são ESSENCIAIS para a sua sobrevivência.

Usar a tecnologia, como diz o Santo Papa Francisco, para a propagação do bem; da boa nova do Evangelho de Jesus, enfim, transmitir bons conhecimentos; agindo assim, o Espírito Santo faz morada no seio da família.

Resgatar a oração do Rosário e leitura da Bíblia, em família ajuda muito a mantê-la UNIDA e forte para enfrentar as vicissitudes da vida secular.
Uma pergunta se impõe: como está a sua família hoje? Ela é unida ou desunida? Está somente preocupada com os bens deste mundo ou tem consciência plena de que estamos aqui de passagem?
______________________________________________________
Fonte: ( 1 ) Bíblia Paulinas, edição pastoral, página 1.312
(*) autor é Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
______________________________________________________









ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 30/12/2017
Reeditado em 30/12/2017
Código do texto: T6212712
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 72 anos
2491 textos (949174 leituras)
87 áudios (67019 audições)
1 e-livros (165 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 15/11/19 18:30)
ANTONI BIGCUORE